sábado, 31 de outubro de 2009

Verdades sobre depilação a laser


Hoje acordei com muita vontade de escrever esse post-desabafo, explicando tudo sobre laser e depilação. Até porque sou constantemente abordada a respeito e muitos pacientes ficam confusos com as propagandas e os lançamentos de novos lasers de depilação a todo momento.
Acho que a informação correta, livre de conflitos de interesse, é a saída para um tratamento mais consciente e, com certeza, tanto o paciente como seu dermatologista sairão satisfeitos. Por esse motivo, fiz um quizz sobre o tema. Espero que gostem. Afinal, os pêlos indesejáveis podem ser o pesadelo de muitos homens e mulheres. O laser surgiu como uma excelente opção para dar fim a esse sofrimento de sermos escravos das pinças e das ceras, livrando-nos dos inconvenientes pêlos encravados
.

Esse tratamento dói?

O laser causa mínimo desconforto e nem se compara às ceras com o adicional de proteger a pele, pois através de um sistema de resfriamento, protege e atenua consideravelmente a dor.

Só deixo aqui um alerta para propagandas exageradas de depilação a laser sem dor. O incômodo existe sim em qualquer uma das tecnologias do mercado, o que varia mesmo é o grau de sensibilidade individual, somado a artifícios mais eficazes de certas tecnologias. Existe muito exagero da imprensa. Lembrem-se que primeiro havia a história de depilação definitiva para TODOS, hoje isso caiu por terra. Nos Estados Unidos já não se fala mais nisso. Agora, máquinas que não causam NENHUMA DOR? Give me a break!:).

Os indivíduos de pele mais branca, em geral, sentem menos incômodo, pois o foco do laser é o pigmento, a melanina. Quanto mais a pessoa for clarinha menos a pele atrairá o laser, sendo atraído pela cor escura do pêlo. E quanto maior o contraste (pêlo grosso e escuro e pele clara), mais eficaz será o tratamento, com um menor número de sessões e com mínimo desconforto. A boa notícia é que hoje temos artifícios eficazes para controlar o incômodo local. O grande inconveniente é que, em geral, precisamos de um pouco mais de sessões para concluir o tratamento em peles mais morenas.

  • Quem pode fazer?

Indicados para todos os tipos de pele e para qualquer parte do corpo, tanto para homens como mulheres.

  • Quem não pode fazer?

Grávidas e pessoas com algum problema de pele. Por isso, é indispensável a avaliação prévia do dermatologista.

  • Quais as principais indicações?
Para homens que apresentam pêlos inestéticos nas orelhas e pêlos encravados na barba - conhecido como Foliculite da Barba e, claro, para mulheres para obtenção de uma pele lisa e livre dos pêlos indesejados, que em alguns casos podem encravar também.
  • Qual o número de sessões?

Isso depende da cor da pele e da cor e da espessura dos pêlos.

  • Quais as limitações do tratamento?

A resposta não é satisfatória para pêlos muito finos e os brancos. Nos demais casos, o grau de satisfação é notório.

  • Existem muitos aparelhos no mercado, qual devo escolher?

Primeiramente, escolha um bom dermatologista. Hoje no mercado existem inúmeros aparelhos e eu mesma já tive a oportunidade de trabalhar e ver resultados em grande parte deles. É claro que tenho os meus preferidos. Realmente o que difere é que alguns são mais rápidos e menos incomodativos.

  • A depilação é definitiva?

Em alguns casos pode ser sim e, em outros, falamos em depilação prolongada.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Maquiagem compacta








N
ão, isso não é um novo smartphone...:)

Esse kit "all in one" é uma engenhoca super interessante. Eu que já adorava a praticidade da minha box da MAC em que eu compro as sombras-imãs avulsas, amei essa novidade. Observem a idéia que o designer Ora-Ïto teve. São 104 cores diferentes e você vai montando como você bem quiser entre sombras, blush, bases, gloss, batons. Taí um excelente uso para minha cartela de cores: montar minha maquiagem personalizada.

Lembraram daquelas caixas made in Paraguai que tinha de um tudo na década de 80? As semelhanças, entretanto, param por aí. É que a mente por trás dessa criação é o Fred Farrugia, o inventor dos Juicy Tubes da Lancôme que agora está em carreira solo. Sim, ele era responsável pela criação das make ups da Lancôme e agora comercializa sua linha (que levou cinco anos para ser desenvolvida) na Sephora francesa. A idéia é ter em mãos uma maquiagem prática e completa (além de ter qualidade, é claro) para as mulheres levarem na bolsa.

Mais detalhes no site do inventor:www.fredfarrugia.com

Nuxe demaquilante 3 rosas


Um outro must-have da Nuxe é esse demaquilante para peles sensíveis.
É um produto diferenciado, além de ter um cheirinho de rosas incrível (para quem gosta desse aroma).
Demaquila suavemente tudo e não arde os olhos.

sábado, 24 de outubro de 2009

Borracha para maquiagem


Imaginem a cena:

Você está atrasada para um compromisso muito importante (encontro, trabalho, reunião ou algo similar) e quando está terminando a maquiagem um borrão acontece e você precisa de um conserto rápido. Daí eis que surge a dica deste post:

A Make up eraser pen da REVLON, uma canetinha-corretivo (inclusive apaga maquiagem à prova d'água) para aquelas que vivem apressadas como eu. Muito interessante o lançamento, pena que o preço no Brasil é inflacionado...

Uma outra opção mais básica é a canetinha da linha capricho da Boticário, sendo que os mecanismos das duas canetas são bem diferentes. Enquanto a da Revlon é um demaquilante em forma de caneta, a da boticário é uma espécie de parafina que apaga mesmo e você tem que apontar o lápis.

Para quem for mais curioso e dominar o inglês é só assistir o video do site da Revlon.

Meia calça anti-celulite



Confesso que me surpreendi ao ver a propaganda de uma meia-calça brasileira que diz ser anti-celulite. É da SCALA e está vendendo horrores na Inglaterra.

Bem, já conhecia a bermuda da Invel cuja tecnologia baseia-se na BIOCERÂMICA que absorve a luz e emite uma faixa de infra-vermelho longo que estimula o metabolismo celular e a circulação do local.


O mecanismo de ação da meia-calça e leggings da SCALA têm um raciocínio similar: por possuirem "cristais"bioativos na microfibra emitiriam infra-vermelho (calor) para a pele , estimulando o fluxo sanguíneo no local.


Minha análise a respeito:

Levando em consideração que as meias-calças combatem varizes e o problema de circulação local piora sim a celulite, qualquer mulher que use meia-calça comum, regularmente, estaria ajudando no combate da celulite.

Ou seja, essas bermudas e meia-calças são o mais puro marketing!




Rápidas


Lançamento duvidoso

O laboratório Melora lançou seu fotoprotetor Heliocare 90 em gel (pelo visto já viram que aqui no Brasil quanto maior o FPS maior o número de vendas). Todos os Heliocares 50 + proporcionam uma excelente proteção. Save your money e evitem esse tipo de jogada de marketing. (Gente, adoro a linha Heliocare, mas...não aguentei e lá foi um pitaco!)

Orlistat sob mira

As famosas cápsulas Alli (orlistat), livremente comercializadas no exterior estão sob investigação. Existem relatos de reações hepáticas graves. É...emagrecer por conta própria com medicamentos pode ser muito perigoso.

Ainda sobre a Melora

Estou desesperada para que consigam trazer o Heliocare em cápsulas para cá...Ah e não pensem que substitui o protetor solar tópico, certo?

Efeitos colaterais e Latisse

Não é mais novidade que o produto da Allergan está chegando para fazer a alegria de nós brasileiras. Mas como gosto de lançar uma discussão básica, o FDA emitiu alerta a respeito da ocorrência de ceratite bacteriana (infecção nos olhos) devido a contaminação do aplicador do Latisse...Imagino o risco que corremos ao usar o mesmo aplicador de nossas máscaras meses a fio...

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Lançamento da Dermage


Vocês sabiam o quanto a cutícula é importante para nossa unha?

Ela é a "porta da frente"da "nossa casa", digo unha e nos protege das agressões externas sejam elas bactérias, vírus, fungos e produtos químicos. Quando elas não estão mais presentes há um maior risco de micoses e infecções, bem como de inflamação no local.

Por esse motivo, hoje existe a tendência mundial em não se arrancar mais as cutículas e sim só apará-las...

Nesse embalo, observem a corrida das marcas para lançar no mercado produtos similares à caneta alemã da Alessandro (vide post anterior).

A Nail Renewal Pen da Dermage é um bom exemplo dessa tendência. O segredo em comum dessas canetas é a inclusão de hidratantes ricos em ácidos graxos nos constituintes principais.

Uma boa dica (e barata) é usar óleo de amêndoas e massagear a área diariamente. O problema é que não é tão prático quanto as canetas. Podemos levá-las na bolsa para todo lugar, facilitando nossa vida. Além de ser um luxo, é claro.

P.S. Estou um pouco sem tempo de atualizar o blog, pois estou ocupada com os acertos finais para abrir minha clínica. Conto com a compreensão de todos.:)

domingo, 18 de outubro de 2009

Cuidados básicos da pele



Muito já foi falado a respeito de produtos aqui no blog, porém é importante ter em mente que, quanto mais cedo aprendemos a como interpretar as reais necessidades da nossa pele, menos iremos nos preocupar no futuro (e menos ainda iremos gastar com isso).

Outro caminho é ter a tão famosa "pele de deusa". Sim, existem pessoas privilegiadas por natureza, que fazem tudo que não deve ser feito e ainda sim ostentam peles incríveis.

Na minha juventude, a moda era ter uma cor dourada e fiz o que toda pessoa na época tentava fazer: ficar bronzeada!É claro que não consegui...:)Consegui belas queimaduras que podem me dar de presente um câncer de pele no futuro. Só abrindo um parênteses: hoje se sabe a importância do sol em excesso na infância em termos de risco de câncer no futuro e até de manchas e envelhecimento precoce. Ainda bem que eu desisti logo de ficar morena e me assumi do jeito que sou.:)

Entretanto, o sol não é o único problema, existem fatores ambientais que bombardeiam nossa cútis diariamente. Poluição, cigarro, álcool em excesso, noites mal dormidas, açúcar em excesso, etc. Enfim, uma boa pele começa com uma boa alimentação e limpeza.

Dessa forma, encontre um sabonete para chamar de seu (só seu). Nada de dividir a barra, pois além de antihigiênico pode não ser o tipo de sabonete ideal para você. Existem pessoas que não conseguem usar sabonetes no rosto.

Se você puder usar e tiver tempo ou paciência pode investir em um tônico para ser usado após a limpeza. Embora, a cultura do tônico seja bem mais forte na Europa.


Em seguida, um creme básico com ingredientes indicados para sua faixa etária.

E por fim, o protetor solar (que deve ser o último a ser aplicado). Depois dele é que vem a make up.

Isso é o regime básico de uma série de possíveis rotinas de beleza. Consulte com o dermatologista mais próximo para uma melhor orientação.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Atualização sobre filtros solares


A primeira grande bomba a respeito dos protetores solares é que o FPS (fator de proteção solar) não é mais a única coisa que devemos prestar atenção na hora de comprar um filtro.

O FPS se refere a proteção somente contra raios UVB mais relacionados ao surgimento de câncer de pele. Para a informação de vocês, existe uma norma européia (que aos poucos deve estar sendo introduzida por aqui) de quantificar a proteção contra os raios UVA (que são mais relacionados ao envelhecimento cutâneo e manchas) na embalagem dos protetores como PPD ou IPD (em números ou em cruzes).

Dessa forma, o melhor filtro solar é aquele que tem ingredientes na sua fórmula que protejam dos raio ultravioletas A e B. Lembrando que contra os raios infra-vermelhos (percebidos por nós como calor, ou o famoso "mormaço") não existe filtro que garanta qualquer proteção. Exemplificando: um filtro com FPS 100 pode proteger menos que um 5o+ que tenha uma boa cobertura UVA. O problema é separar o joio do trigo enquanto essa lei não é cumprida pelas fábricas.

Falando nisso, a segunda novidade é que os filtros com FPS acima de 60 (até 100) serão categorizados como sendo 50+. Agora as empresas estão preocupadas, pois vocês sabiam que os filtros que são campeões de venda são aqueles com FPS nas alturas?

A terceira novidade diz respeito a forma de uso do filtro, que muitas das vezes não é reaplicado durante o dia (perdendo sua proteção), além do uso extremamente econômico que não garante a proteção presente no rótulo. Ou seja, tem muita gente usando de forma errada filtro solar, pensando que estão se protegendo quando, na verdade, não estão.

Outro aspecto digno de nota é que a grande maioria dos dermatologistas pelo Brasil afora prescreve filtro industrializado.

E isso tem um motivo bem simples: muitos dos ingredientes são de difícil manipulação, facilmente degradáveis pela luz solar e difíeis de serem estabilizados com outros ingredientes. Além disso, não existe regulamentação no Brasil para controle da qualidade desses filtros (isso é praticamente impossível). Logo, fujam dos filtros manipulados. É dinheiro jogado fora.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Reportagem da Revista Saúde! é vital


Pessoal, para aqueles que não viram a última edição de setembro dessa revista, a reportagem da capa é muito interessante.

Ela fala do processo da digestão influindo nas calorias ingeridas e dá dicas de alimentos que proporcionam maior gasto energético. Logo as calorias presentes nas embalagens estariam superestimadas. Isso sem falar na capacidade genética de cada um de incinerar essas calorias, o que explicaria como 2 pessoas ingerem uma mesma quantidade de calorias por dia e uma engorda e a outra não (excluindo atividade física). Eis algumas dicas da reportagem:
  • Prefira um punhado de amendoins ao invés de pastas feitas de amendoim (quanto mais difícil de digerir, melhor);
  • Evite mousses e opte por biscoitos integrais, arroz e batatas (evite comidas leves e macias);
  • Prefira tudo integral (arroz e massas) e frutas com casca;
  • Salmão cru gasta mais calorias para ser digerido;
  • Alimento cru é melhor que o cozido que é melhor que grelhado que é melhor que o frito;

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Dica útil


Hoje a dica vai para conservação adequada de roupas. Não tem muito a ver com cosméticos, mas tem a ver com utilidade pública. :)

Primeiramente, tenham em mente que aquelas etiquetas que costumamos cortar de nossas roupas podem ser de extrema valia. Hoje decidi imprimir o quadrinho acima e fixar próximo a área da lavanderia daqui de casa. É muito chato quando você simplesmente ama uma roupa ou jaleco (no meu caso) e, por azar, um pequenino acidente acaba com a nossa alegria. Pensando nisso, gostaria de dividir com vocês o seguinte link para uma melhor visualização do quadro acima e que, de quebra, tem uma reportagem bem legal a respeito de certos cuidados que devemos ter com nossas roupas para podermos usufruir ao máximo delas.

Outro link imperdível é do post feito pelo engenheiro têxtil Robson Ferreira de como tirar manchas (de roupas). Vale a pena conferir (vejam também a parte 2 e 3).

Gostaria de agradecer as sugestões para os posts que fiz recentemente. Se quiserem, sintam-se à vontade para sugerir pautas.

Assunto é o que não falta...

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Presente de Dia das crianças: resenha do Strivectin SD



Conforme prometido, eis a resenha do cláaaasssico Strivectin SD cujo slogan Better than Botox?(Melhor do que Botox?) ganhou meio mundo. Novamente uma campanha meio que digamos exagerada, mas a indústria já percebeu a força que ganha a propaganda se comparada a um procedimento estético mais caro.

Um fato curioso é que o Strivectin foi formulado para tratar estrias. Posteriormente, por acaso, as mulheres que ganhavam amostrinhas, já habituadas à aplicação no rosto, assim o fizeram e descobriram que o produto também funcionava para rugas!!!

O grande segredo do Strivectin está no Matrixyl (claro que eles colocam um nome estiloso: Striadil Complex) o ativo real que o faz diferente dos demais cremes. No Brasil, a Dermage tem sua versão do famoso creme (e bem mais em conta). É o Striactive. Ah e você também pode manipular o Matrixyl.
  • O que eu acho?
É um bom creme, mas não é milagroso, em especial para estrias.
  • Vale o investimento?
Depende de cada caso que deve ser individualmente avaliado.

P.S.: mais um presentinho surpresa no meu outro blog: dica de filme para assistir com as crianças hoje.

P.S.: ilustrando o post, o Strivectin SD original e agora a linha strivectin, com produtos para o pescoço, olhos, com fator de proteção solar, sérum (o novo queridinho da indústria), dentre outros. Todos com Matrixyl (palmitoyl pentapeptide-3).

sábado, 10 de outubro de 2009

Nanotecnologia

Eis um video curioso a respeito de cosméticos e nanotecnologia. Ele é um apenas um trecho de um DVD específico só do assunto. Confiram!

Vejam ainda um link de um post a respeito de uma linha conhecida do Boticário usando tal tecnologia, bem como uma discussão crítica a respeito. Achei muito interessante o comentário de uma leitora desse mesmo blog:

"Não há ainda uma regulação específica para nanotecnologia. Nos EUA, o FDA criou a 'FDA Task Force' que estimula a pesquisa em nanotecnologia, encorajando o lançamento de novos e seguros produtos. Na Europa existe um sistema, o REACH (Registration, Evaluation and Authorization Chemicals regulation), que determina que todas substâncias novas só podem entrar no mercado quando se mostrarem realmente seguras. Desta forma, produtos com nanotecnologia devem ser testados para verificar sua segurança, mesmo que a substância em questão já seja utilizada na escala macro".

Dessa forma, há que se destacar a necessidade de mais pesquisas antes de podermos utilizar essa tecnologia livremente. Por serem partículas minúsculas, elas penetrariam profundamente na pele, podendo ter efeitos colaterais sistêmicos ainda não conhecidos.

Um bom fim de semana pra todos!!

C/


Mais uma nova empresa no mercado dos cosméticos. Ela não é nem tão nova assim, mas fiquei sabendo dela recentemente.

A C/cosméticos é uma nova empresa brasileira com a temática natureba. Explico: hoje existe uma tendência na Europa de produzir cada vez mais cosméticos com temáticas ou composições mais naturais. Essa tendência aos poucos está se espalhando pelo mundo afora. Temos a Nuxe, a Be fine, l'occitane e outras.

A C/ cosméticos tem no seu portfolio produtos com frutas e especiarias, como o alecrim, sendo esse o seu diferencial das demais marcas. São xampus, condicionadores, sais de banho, velas aromáticas, esfoliantes corporais, hidratantes, máscaras para cabelos, sabonetes em barra e líquido, gel pós-barba, home spray e creme de barbear. Ainda não experimentei nada, mas fiquei curiosa a respeito da marca.

As embalagens são um capítulo à parte. Os sabonetes em barra, por exemplo, são embalados em sacos que lembram aqueles usados para saquinhos de tempero. Todas as outras embalagens remetem a velhos conhecidos nossos: potes de maionese, embalagens de katchup, dentre outros.

Onde comprar? Existem quiosques em shoppings em São Paulo (Higienópolis, Iguatemi) e a farmácia Época no Rio de Janeiro. No site da empresa tem mais informações.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Vale a pena ver de novo...

Há algum tempo atrás fiz um post crítico a respeito das propagandas de cosméticos. :)

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Propaganda da Avon...

Agora é possível realizar o preenchimento facial com Ácido Hialurônico, sem injeções?

Dessa vez eles erraram na mão. Provavelmente, muitos já devem ter assistido no horário nobre a propaganda do produto da Avon que promete "restaurar o contorno e o volume do rosto, com o mesmo produto usado pelos dermatologistas".

A verdade é que são produtos totalmente diferentes. O ácido hialurônico tópico não preenche efetivamente nada, ele só hidrata bem a superfície da pele e só. Ele é um bom hidratante. No máximo, suaviza finas linhas. Diferente do injetável que realmente preenche a área em que é aplicado.

Deveria existir alguma forma de punição para esse tipo de propaganda. Essa campanha gerou a maior polêmica fora do país, onde até as consumidoras se sentiram lesadas com essa mentira. É lamentável que uma empresa como a Avon arrisque seu pescoço dessa forma...

Eis algumas linhas conhecidas que usam o ácido hialurônico como princípio ativo e que não fazem esse tipo de propaganda (pelo menos até agora):

Expert lift da Nivea;
Derma-Genesis da L´ÓREAL;
Hyaluron filler da Eucerin;

Quando será que a Garnier vai começar a trazer produtos desvinculados de cabelos?


Creio que logo, logo a Garnier deve trazer para o Brasil alguns produtos que fazem sucesso mundo afora.

Um bom exemplo é o Garnier Nutritioniste Skin Renew Anti- Puff Eye Roller Gel.

Trata-se de um bastão com roll-on. O produto é um sérum para olhos cujo principal ativo é a pro- vitamina B5. O produto é bem em conta e já ganhou prêmio da revista Allure.
Destaque para o efeito gelado que diminui o inchaço da área, além é claro, da hidratação proporcionada.


Como escolher um filtro solar?


Aproveitando a deixa, resolvi falar um pouco sobre como escolher um filtro solar.

O filtro solar é, antes de mais nada, uma escolha extremamente pessoal. Gosto de comparar com a escolha de perfumes. Existem filtros que sua amiga ou amigo adora e que você odeia e vice-versa. Eu, por exemplo, dona de uma pele tipicamente oleosa, abomino produtos cremosos e com cheiro característico de filtro. Já existem pessoas que amam cheiro de filtro. Outras gostam daqueles com perfume e alguns dos sem cheiro. O fundamental para aplacar as dúvidas é pedir algumas amostras para o seu tipo de pele ao dermatologista ou então ir a uma farmácia que tenha tester disponível e gastar algum tempo testando (inclusive a paciência dos vendedores).:)

Algumas dicas na hora de comprar:
  • Peles oleosas: procure os protetores oil free, efeito mate, toque seco, com veículo fluido ou gel creme. Não sou fã de filtro em gel para ninguém. Eles são menos eficazes e saem facilmente com o suor. Existem raras exceções nesse grupo dos géis, mas...
  • Peles secas: cremes, gel cremes, fluidos. A tendência atual até para as peles mais secas são os filtros menos melados e mais sequinhos. Depois é só caprichar na hidratação.
  • Pele sensível: prefira os sem cheiro e com filtros físicos na composição. Pele sensível sempre tem que ter um dermatologista de anjo da guarda. Não tem jeito.
  • Um aspecto digno de nota é que as pessoas não usam a quantidade correta de filtro para atingir a proteção do rótulo. Os testes feitos com filtros levam em consideração uma quantidade muito maior do que as pessoas costumam usar. Para vocês terem uma idéia, um rosto mediano (nem muito grande e nem muito pequeno) deveria usar uma quantidade de filtro do tamanho de uma moeda de um real. Por esta razão, não só o filtro é importante como sempre procurar andar na sombra e se proteger com óculos e chapéu. E não dá pra dar trégua nem nos dias nublados.
P.S. No momento, estou usando o NIA 24, mas gosto de alternar. Só tenho um probleminha: tenho obsessão em ler ingredientes. Quando implico com algum não prescrevo e nem uso. Não adianta propagandista chorar. Isso começou na minha adolescência quando perdia horas tentando ler os rótulos de xampus. Só depois de fazer uma especialização só nisso (cosmetologia) é que pude entender muita coisa e ver o quanto isso é importante para um dermatologista. Sou super fã dos farmacêuticos e já aprendi muito com eles. Eles são fundamentais para não engolirmos a seco tudo que nos é imposto pela indústria cosmética.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Spray anti-doce: será real?


Assunto bastante comentado nesse último mês foi o lançamento de um spray sublingual emagrecedor que inibe a fissura por doces!

Isso mesmo por doces!

Se isso for verdade, meus problemas e o de milhares de mulheres serão solucionados. Só espero que não traga nenhum tipo de efeito colateral...
A substância amorteceria as papilas gustativas responsáveis pela sensação de sabor doce. O produto foi inicialmente desenvolvido para diabéticos e depois extendido àqueles que desejam emagrecer.

Qual o princípio ativo?

Ele é feito com um extrato da planta Gymnema Sylvestre. Uma pesquisa feita pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica do Georgetown University Medical Center, nos Estados Unidos, mostrou que esta planta ajuda também a eliminar gordura do organismo.

Minha opinião?

Como médica devo pedir literatura para as farmácias de manipulação antes de tecer algum comentário. Já deve estar disponível no sudeste em farmácias de manipulação e só é vendido com receita médica.

domingo, 4 de outubro de 2009

A verdade sobre os cremes com células-tronco


A cada dia temos acesso a novos lançamentos de cosméticos contendo células-tronco.
  • Mas o que são células-tronco?
São células capazes de auto-renovação. Todos nós temos células-tronco que são divididas em células embrionárias (objeto de polêmica mundial) e as somáticas (dos adultos). É como se fosse uma fábrica de células sadias para reparar o processo de envelhecimento celular global. Inúmeras pesquisas já vem sendo desenvolvidas envolvendo setores da Neurologia e Cardiologia com resultados promissores (para pacientes com infarto ou com derrame). Essa tendência agora foi transportada para o mundo dos cosméticos.

O que quero aqui ressaltar é que os cremes em questão, são caros e até então carecem de estudos mais aprofundados. O grande problema é que não há garantias de que após a fabricação até a aplicação na pele esses ativos mantenham-se estáveis. Além do que alguns desses ativos são os antigos peptídeos só que com um novo apelo de marketing.
A Lâncome , a Dior e outras empresas vem lançando suas versões da idéia original. Agora até na farmácia de manipulação teremos disponíveis as células-tronco das maçãs.

É fato também que já existem inúmeros ativos que atuam estimulando as células troncos (e que não são células-tronco) e esses são bem conhecidos de todos nós. São todos os ativos que promovem a aceleração da renovação cutânea. O ácido glicólico e o retinóico só para citar os principais exemplos...
. Já os cremes contendo essas células demorarão um pouco mais para mostrar seus reais benefícios, se é que demonstrarão. E, portanto, devemos esperar mais um pouco antes de abrirmos nossas carteiras.

Atualmente, fala-se muito em terapia de células-tronco em Dermatologia. Essa sim é bem diferente desses cremes e pode ser até um objeto de um futuro post.

P.S. 1: Destaque para entrevista do Monsieur Clarins na VEJA dessa semana. E olha que ele é o maior interessado. Ele soltou algumas pérolas como: perfume enjoativo é que vende bem e outras curiosidades. Imperdível!

P.S. 2: Só lembrando: o Brasil é o terceiro maior mercado de cosméticos do mundo.

P.S. 3: Ilustrando o post: AMATOKIN uma das primeiras linhas de produtos blockbusters com células tronco a ser comercializada no mundo.

Elancyl: novidade vindo por aí...


Antes mesmo de que eu terminasse o curso de Medicina, a Elancyl era referência em se tratando de cremes redutores de medidas e anti-celulite (Lembro bem do banner quando fiz intercâmbio em um Hospital na cidade do Porto). A novidade agora veio em forma de pó e solução para beber. Eis a notícia:

O nome do lançamento é ELANCYL GLOBAL SILHOUETTE. Ele atua como um verdadeiro acelerador da eficácia dos tratamentos corporais anti-celulite e redutor de medidas.
Consiste em uma espécie de 2 em 1. O pó remodelante é formulado a base de CLA (velho conhecido dos nutrólogos) e tem como função reduzir a massa gorda e contribuir para aumentar a massa muscular. Este princípio ativo acelera a eliminação das gorduras, captando-as e transformando-as em energia disponivél para a massa muscular. O CLA permite também diminuir o armazenamento das gorduras. Já a solução drenante é uma associação de extratos vegetais com aroma de maçã.

É importante ressaltar que celulite não tem cura e não existe creme e nem pílula dos milagres. Sei que é duro, mas sou franca e não gosto de iludir ninguém. Só que você pode sim mudar a evolução da celulite, impedindo a piora da mesma e até melhorando o seu aspecto. Portanto, o tratamento precoce é fundamental. Cuidados como exercícios e uma dieta saudável são outros pontos nevrálgicos do problema. Alguns dispositivos (ultrassom e radiofrequência) e drenagem linfática ajudam também. O ideal é combinar tratamentos e não desanimar. Lembrem-se que o mesmo pode ser dito para qualquer tratamento redutor de medidas. Associar SEMPRE para melhores resultados.
Por esse motivo, todo e qualquer creme deve ser associado com outras medidas para maximizar o efeito. Portanto, esse lançamento ao meu ver é muito interessante, pois envolve mais uma opção saudável a ser somada ao nosso arsenal terapêutico, sempre em associação nunca isoladamente.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Filtro solar NIA 24: finalmente o review!


Confesso que tive uma feliz surpresa com o filtro solar da NIA 24. Muito conceituado no exterior não resisti quando estava fazendo meu Fellow em Miami e o comprei. Sim, só consegui comprá-lo dentro de um consultório médico. Esse é o grande problema, ao meu ver...
Há pouco mais de uma semana resolvi abri-lo e fiquei muito satisfeita com o que experimentei.Vamos a um breve resumo.
  • Afinal o que é o NIA 24?O que ele promete?
Além de ser um filtro 100% físico, ele contém 5% de niacina. Esse produto conjuga em si fotoproteção e um ativo (niacina) que é anti-inflamatório por excelência, sendo bem indicado para peles sensíveis e pacientes com rosácea. Por ser 100% físico, as grávidas também podem utilizá-lo. É importante salientar que algumas pessoas podem apresentar algum grau de intolerância à niacina, o que é raro, mas ainda sim é digno de nota.
  • Como é a textura?Ele causa acne?
Aparentemente, é consistente demais. Porém quando você aplica no rosto ele é prontamente absorvido e deixa a pele macia como um pêssego. Ainda assim fiquei com medo de causar acne. Eu, particularmente, sou dona de uma pele oleosa e sensível e que a qualquer estímulo pode desequilibrar e, portanto, sofro com filtros solares. A boa notícia é que além de não causar acne (e olha que ainda uso maquiagem) ele também deixou a pele mais sedosa e homogênea.

Meu grande dilema agora é: o que fazer quando ele acabar?

Ainda bem que já tenho os meus eleitos no Brasil. Do contrário, teria um grande problema em minhas mãos.:)


P.S.: A linha NIA 24 não só se restringe a filtro solar como também possui outros produtos que fazem sucesso nos consultórios dermatológicos no exterior e que, provavelmente, serão objetos de futuros posts.