sábado, 13 de fevereiro de 2010

Carboxiterapia: morte e polêmica

Há poucos dias vários jornais e a televisão trouxeram essa notícia bombástica em suas manchetes.

Devido a tanto disse me disse geral, resolvi postar algo a respeito.

Antes de mais nada, é importante salientar que o mau uso de qualquer técnica pode levar a obscurecer a mesma e prejudicar quem faz um trabalho sério.

Temos muitos medicamentos prejudicados pela automedicação e mau uso mesmo que foram proibidos pela ANVISA. Culpa da ANVISA? Não. Culpa dos profissionais e dos não profissionais que não sabiam conduzir o uso dessas medicações, gerando muitas complicações, algumas culminando em morte. Mas, sinceramente, até o momento, não me parece que houve mau uso da técnica.

No caso aqui relatado, uma moça sofreu uma parada cardiorespiratória enquanto fazia o procedimento que estava sendo ministrado por uma fisioterapeuta em uma clínica sem Alvará. Duas médicas estavam na clínica no momento e foram responsáveis pelos primeiros socorros e tentativa de reanimação. Entretanto, infelizmente, a moça faleceu. Vale lembrar que a mesma já tinha feito 6 sessões antes.

Ainda não sei se foi estabelecido um vínculo real entre a causa mortis e a carboxiterapia. Não sei se fizeram autópsia. O fato é que seria bom saber mais a respeito do que realmente aconteceu antes de crucificarem o procedimento. Do contrário, ficará uma mística (como foi com a cirurgia de varizes que "vitimou" Clara Nunes, que na realidade morreu de choque anafilático -reação alérgica aguda-pela anestesia em si) em torno da carboxiterapia. Afinal, morte súbita acontece e pode não ter nenhuma relação com a carboxiterapia.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Sono de Beleza: travesseiro anti-rugas?


Já pensaram em dormir e ao mesmo tempo tratar a pele?

É... alguém já pensou nisso e andam vendendo na internet a novidade.

Trata-se de um travesseiro, luvas e máscaras cujo tecido contém cobre, sabidamente reconhecido como antibacteriano e que agora está sendo apontado como estimulante de colágeno. O fabricante fala em resultados de estudos observacionais. Ainda não estou convencida da novidade, mas fica aqui a informação.