quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Dossiê Neutrogena contra a acne...




Há um ano tento desvendar o mistério que existe entre 2 produtos com cara e jeito de serem almas gêmeas: um é o Deep Clean e o outro o Acnewash, ambos da empresa Neutrogena. Minha principal dúvida pairava sobre a concentração de ácido salicílico nas duas fórmulas.
A boa notícia é que finalmente descobri a sutil diferença entre os produtos e vou compartilhar a novidade aqui no blog. Isso tudo graças a um químico da empresa que estava no Congresso Brasileiro. Ele, o próprio criador do famoso minesol Actif da Roc, esclareceu minha dúvida: enquanto o Deep Clean têm 1,8 % de ácido salicílico o Acnewash têm 2%. Ou seja eles são quuuuaaaaase iguais. Só não pela diferença (pequena, por sinal) no preço. Ah e o Acnewash tem alguns compostos mais caros que suavizam um pouco mais a fórmula (isso significa:menor risco de irritar).
Para quem não sabe a Roc e a Neutrogena são irmãs nos negócios. A linha Neutrogena é enorme e aproveito o post para destacar alguns outros produtos e falar um pouquinho a respeito deles.

1- Acne wash Grapefruit (cor de rosa): versão perfumada do nosso acnewash. Esse nem veio para o Brasil. Posso dizer que o cheiro dele não me agradou nem um pouco, mas há quem ame.

2-Pads para limpeza com ácido salicílico da linha: também não disponíveis no país, mas fica aqui a dica. Um purederm "inspired".

domingo, 26 de setembro de 2010

Dettol: um novo Protex?

Se vocês ainda não viram nenhuma peça publicitária a respeito do Dettol, com certeza ainda verão. A empresa chegou com força no Brasil e planeja ser uma marca líder no país em apenas 5 anos, com enfoque similar ao Protex, que hoje é sinônimo de proteção à família.
Mas no que eles são diferentes?
A principal diferença é no tipo de antisséptico. Enquanto no Protex é o triclosan, no Dettol é o parachlorometaxylenol.
Outra diferença é, na verdade, um agravante: o Dettol é um produto recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Afinal, o que isso significa? Não consigo entender como chegou a esse ponto, mas esse selo com certeza distorcerá a realidade e contribuirá para a efetivação da marca no nosso país.
Só lembrando que não existem só sabonetes da marca e o produto consagrou-se mesmo como desinfetante na higiene de vasos sanitários, tendo um comercial censurado no exterior que dizia que o vaso sanitário era mais limpo que a bancada da cozinha. Pode isso?

Minha bronca com o Protex e agora com o Dettol é que passam a idéia de proteção à saúde da família, sendo que ambos são antissépticos que podem causar alergias, irritações, ressecamento da pele e até contribuir para infecções SE USADOS DE FORMA CONTÍNUA. Vide o polêmico post que fiz um tempo atrás a respeito do Protex...
Enfim, mais um produto que entra no país com um marketing agressivo. Até acho que ele seja um incrível produto para limpeza dos ambientes da casa, mas em se tratando de pele não pode ter seu uso incentivado de maneira irresponsável como está. O estímulo à obsessão por limpeza conduzirá a um panorama mais arriscado do que imaginamos.
Afinal, por que o dinheiro vale mais do que a vida das pessoas?Por que ninguém fala que a água e o sabão líquido (não em barra, gente) comum podem desempenhar o mesmo papel sem selecionar superbactérias? Produtos como o Dettol e o Protex só devem ser usados por tempos determinados e em casos específicos.
Pronto, desabafei.


Para os curiosos de plantão eis o seguinte resumo falando de alergização com o uso indiscriminado do Dettol: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2230.1985.tb00611.x/abstract

Video da campanha no Brasil: http://www.youtube.com/watch?v=YBuOPviQ0dQ

Estratégia publicitária:http://www.mmonline.com.br/noticias.mm?url=RB_ingressa_no_mercado_de_sabonetes_com_Dettol&origem=ultimas

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Nebulizador Silencioso

Termômetro da empresa alemã Geratherm
Aparelho para nebulizar Pulmosonic Star

A partir do momento em que nos surpreendemos com a evolução natural de certos utensílios é que percebemos realmente o quanto já vivemos.
Eu explico: não é novidade que recentemente me tornei mãe. O chato é que com poucas semanas de vida, minha Lara pegou um resfriado. Além de usar Sorine resolvi comprar um nebulizador para ela. E logo qual foi minha surpresa quando eu pedi auxílio e a atendente da farmácia me contou a "novidade": um nebulizador silencioso, o pulmosonic star. É certo que o design dele é meio esdrúxulo: tem uma cabeça de elefante, creio que isso seja mais aterrorizante que divertido. Só que ele foi bem útil para mim, inclusive porque eu não precisava acoplar nenhuma máscara e a fumacinha vinha silenciosamente de encontro a ela. Nunca mais aquele barulho de outrora em que eu não conseguia nem escutar meus pensamentos.:)
Outro acessório hiperprático digno de nota que descobri foi o termômetro de testa Geratherm, um verdadeiro achado para controle de temperatura. E olha que eu pensava em usar aquele termômetro que vem no Accent.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Celulite: o que fazer?


No congresso não foi diferente e o assunto foi tema de algumas aulas. A lipodistrofia ginóide (nome científico do problema), não é só ginóide (feminino) e, portanto, não faz distinção entre os sexos, embora seja rara nos homens. Ah e não é só maldição das gordinhas e gordinhos, atingindo pessoas magras. O problema hoje se sabe que não é o acúmulo de gordura, e sim uma questão dérmica e muscular.
Então, você poderia se perguntar: porque a celulite existe?
Como muita coisa na medicina, tudo é culpa da genética. Só que tem mulher que não tem celulite e ponto. Sorte a delas. Mas para a maioria que tem que conviver com o problema o ambiente pode ser determinante. Aí é que a dieta, a ausência de exercícios e a carga hormonal cumprem seus papéis de agravantes de um problema que já faz parte da pessoa. Por isso não se fala em tratamento de celulite sem falar em manutenção.
Aqui abro um parênteses: a função do blog é tratar de assuntos como esse, sem falsas promessas. Às vezes perco pacientes devido à minha sinceridade. Aquela história de "livre-se da celulite" que todo mês é manchete das revistas femininas não é verdade. Ninguém se livra de um problema que é constitucional de maneira mágica com o aparelho do momento. O trabalho é árduo e requer tempo e dedicação. Da dermatologista e do paciente. Inclusive se você não tem tempo fica difícil fazer qualquer tratamento corporal.
O bom é que existem técnicas que realmente fazem a diferença.
A carboxiterapia, a endermologia, a radiofrequência e o ultrassom podem fazer parte do esquema de tratamento. A drenagem linfática manual é legal tanto para o esquema de ataque quanto para os períodos de manutenção e de preferência com uma profissional que vá em casa. Nesse momento, a comodidade pode ser reconfortante. E todo tratamento depende do que cabe no bolso de cada um, assim como da sensibilidade. Tenho pacientes com horror a agulhas e isso sempre deve ser sempre respeitado. Falando em agulhas a técnica chamada subcision (subcisão) está bem indicada em determinados casos.
E os cremes?
Isoladamente não são suficientes, mas são importantes ferramentas que vem somar no tratamento. Dessa forma o efeito é aditivo e nunca é demais acumular técnicas para tratar de um problema que virou epidemia na atualidade.


Ilustrando o post: o último creme lançado no congresso para combater a nossa amiga. Mais um para o arsenal.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Congresso Brasileiro de Dermatologia


Não dá para deixar de comentar a respeito do Congresso Brasileiro de Dermatologia, realizado neste mês no Rio de Janeiro.

Depois de quase desistir de me inscrever devido à falta de organização gerada pelo subdimensionamento do setor de cadastro do congresso, finalmente adentrei o RIOCENTRO em busca de algo que me fizesse pensar: oh, que incrível! Afinal, ano após ano fico irritadíssima por saber que o Latisse ainda não apareceu por essas bandas daqui.

Até que tive algumas boas surpresas e assim vou enumerar algumas categorias de novidades que vem por aí.

Categoria filtro solar: a moda que impera agora são os toques secos, aveludados com ativos anti-agings e de tratamento misturados à fórmula do filtro. Destaque para minha amada niacinamida. A indústria finalmente se rendeu à necessidade de grande parte dos brasileiros que padecem com suas peles oleosas.

Categoria o que é bom sempre volta (ou nem sempre): a linha de desodorantes Spirial voltou a ser distribuída no Brasil. Por enquanto só o spray está disponível.

Categoria bizarrice: absorventes para pacientes com hiperidrose (com suor excessivo). Sim, para serem usados embaixo das axilas.

Categoria reinvenção: Xeomin, a nova toxina botulínica alemã.

Categoria curiosa: um novo creme com ativos botânicos para diminuir o crescimento de pêlos. Essa estou pagando para ver...

De um modo em geral valeu a pena...até porque revi muitos amigos e para isto não existe preço.

Momento fashion: oportunidade no Net-a-porter

Katie Holmes, Rachel Bilson e Jessica Alba: todas com a Marcie a tiracolo.
A modelo brasileira Raquel Zimmermann é a estrela da campanha da marca

Desde a clássica Paddington, aquela bolsa com um cadeado enorme e pesado, a Chloé não tinha feito mais nenhuma bolsa ícone. Até que surgiu recentemente a Marcie.
O mais legal é que o site NET-A-PORTER está fazendo um sorteio de 5 dessas bolsas. Basta acessar o link e se cadastrar para concorrer.
Boa sorte!

Nova vida...novo lay out...

Resolvi dar uma repaginada no blog e homenagear o grande artista Roy Lychtenstein, do qual sou fã desde os meus quinze anos. Depois de apanhar um pouco do blogger finalmente está aí o resultado...
Também atualizei meus links. Além de apagar os finados blogs e acrescentar novos, botei ordem na casa que está com espírito renovado.
Apesar do tempo escasso não abandonarei vocês e nem esse meu cantinho mais que especial.
Um grande abraço
Daniella Spinato

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Produtos de bebê para gente grande


Nessa minha nova vida de mãe mergulhei a fundo nos produtos de bebê e tenho que comentar a respeito de alguns produtos e do uso alternativo que fiz de um deles...

Como era de se esperar minha filha começou a ter uns probleminhas de pele...

A pele dela ressecou e houve uma explosão de bolinhas ásperas.

A primeira medida foi retirar todo o sabão. E a segunda foi substituir o xampu da Mustela por 2 produtos:

1)Leite de limpeza para banho relaxante da Mustela: esse produto deveria vir em uma embalagem gigante para que adultos também pudessem usufruir dele. Após o banho uma pele sedosa e um cheirinho indescritível. Em seguida, apliquei muito hidratante Fisiogel só nas áreas ásperas.

2)Loção de limpeza Stelatopia também da mustela. A STELATOPIA é uma linha diferenciada da Mustela para peles atópicas.

Em 3 dias a pele dela voltou ao normal...Será que minha filha não herdará minha pele oleosa?Quem viver verá...:)

Um produto de bebê com uso alternativo foi o creme de troca de fraldas da Weleda.

Historinha prévia: eu cai no meio da rua 10 dias antes do meu parto. Torci o tornozelo esquerdo e acabei com o meu joelho direito. Foi um buraco que fiz no meu joelho. Ou melhor, o asfalto fez. E o problema que tinha nas mãos: como cicatrizar a pele a tempo da cirurgia?

Após usar alguns produtos, olhei para o creme de troca de fraldas da Weleda e pensei: um creme com calêndula e camomila pode me ajudar bastante. Em 24 horas melhorou consideravelmente minha lesão...Usei até o dia da cesárea e já estava bem cicatrizado. Claro que a mancha ainda persiste, mas está melhorando progressivamente.