terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Jour: um paraíso escondido.







Esse post é dedicado às loucas por sapatos.

Estive recentemente no Rio de Janeiro e tenho uma dica muito legal para compartilhar: a loja se chama Jour e fica localizada na Rua Dias Ferreira, no Leblon. O lugar pode até ser um tanto escondido, mas vale muito a pena encontrá-lo. São 3 lances de escada para ter acesso a sapatos bem bonitos em vários estilos e com preços não tão assustadores como podem até aparentar à primeira vista. Eu, por exemplo, comprei 2 sapatilhas por 99 reais cada.

O espaço é de muito bom gosto e ocupa 240 m 2 onde os sapatos são organizados por tamanho (que vai do 33 ao 40) em um conceito muito similar das paulistas Emporio naka e Shoestock, mas as coincidências param por aí. Um grande diferencial é que parece que estamos dentro de um closet gigante repleto de sapatos. Tem um clima de casa mesmo, com um espaço para trazermos alguma produção que queiramos experimentar com os sapatos. Adorei o piso e se o paraíso dos sapatos existe é algo bem próximo do clima que o projeto arquitetônico nos transmite.

Na ocasião da minha visita tive a oportunidade de conhecer a dona, a empresária Lilian Monteiro que, por sinal, é extremamente simpática. Sinceramente, algo me diz que essa marca logo se consolidará no mercado e o Brasil ouvirá falar muito a seu respeito.

End: Rua Dias Ferreira, 78 – COBERTURA 01 – Leblon, RJ
Tel: (21) 2512.5653
E-mail: contato@jour.com.br
A loja tem blog também!E não fala só sobre a loja, confiram:
http://www.jour.com.br/blog/

Nota rápida

A ANVISA acaba de proibir a fabricação, distribuição, manipulação, comércio e o uso em todo o território nacional da substância Caralluma Fimbriata.
Além da Caralluma está proibida a venda de um suplemento chamado Divine Shen. Um laudo técnico comprovou que em sua composição existe sibutramina, que recentemente passou a ser persona non grata no país devido a efeitos colaterais graves.
Esses produtos eram usados como agentes emagrecedores.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A nova lei dos antibióticos: o que você precisa saber.


Eis um post informativo para todos os leitores.

A nova lei dos antibióticos já está em vigor no país e o uso indiscriminado de antibióticos foi um dos principais motivos da sua implementação. Na minha opinião, essa medida já veio tarde. Vejo muita gente comprando antibiótico para tomar no primeiro dia de resfriado. A maioria sem necessidade alguma. Outros aplicam pomadinhas de antibiótico às vezes para problemas que não tem nem essa indicação, mas se o balconista da farmácia falou está falado! Enfim o uso irracional de antibióticos está gerando super bactérias e uma resistência a antibióticos jamais vista, o que justifica plenamente a lei. Vamos a um bate-bola sobre o que mudou.

1)Do que trata essa lei?

Da regulamentação de antimicrobianos que a partir de agora só serão vendidos mediante a apresentação de 2 vias de receitas (1 ficará retida na farmácia e a outra com o paciente). A regra contempla antibióticos de uso ginecológico, dermatológico, oftalmológico, otorrinolaringológico e até os manipulados.

2)Antibióticos tópicos também?

Sim, eles também estão incluídos na resolução.

3)Antibióticos de uso veterinário também estão incluídos?

Não.

4)Qual o modelo do receituário?

Não existe um modelo específico, mas obrigatoriamente deve constar o nome do médico com o número do CRM, endereço completo, telefone, assinatura, carimbo e nome completo do paciente. E a letra deve ser legível e sem rasuras.


5)Qual a validade da receita?

Até 10 dias após a data da receita em todo território nacional.

O único aspecto negativo dessa lei, ao meu ver, vai ser o uso ainda maior de antissépticos pela população em geral. Até porque a propaganda de muitos deles fala que eliminam 99,9% das bactérias. Vai ser a festa do Dettol, do Protex e do Lifebuoy. Infelizmente tudo tem seu lado positivo e negativo. Porque não regulamentam o uso indiscriminado desses produtos também? Fica aqui a reflexão.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

ABC da depilação a laser


Resolvi postar um bate-bola a respeito da depilação a laser que escrevi já algum tempo. O que gosto SEMPRE de falar para os meus pacientes é que a palavra definitiva não deve ser mais usada. Essa palavra encerra em si uma promessa que pode não ser cumprida em todos os casos. Portanto, é bom se ter consciência de que podem ser necessárias sessões de manutenção e dar para o paciente informação real e franca.

Vamos lá ao quizz:

1) Esse tratamento dói?
O laser causa mínimo desconforto e nem se compara às ceras com o adicional de proteger a pele, pois através de um sistema de resfriamento, protege e atenua consideravelmente a dor.

2) Quem pode fazer?
Indicados para todos os tipos de pele e para qualquer parte do corpo, tanto para homens como mulheres.

3) Quem não pode fazer?
Grávidas e pessoas com algum problema de pele. Por isso é indispensável a avaliação prévia do dermatologista.

4) Quais as principais indicações?
Muito indicado para homens que apresentam pêlos inestéticos nas orelhas e pêlos encravados na barba - conhecido como Foliculite da Barba e, claro, para mulheres para obtenção de uma pele lisa e livre dos pêlos indesejados, que podem também encravar.

5) Qual o número de sessões?
Isso depende da cor da pele e da cor e da espessura dos pêlos, bem como da região tratada e se a pessoa possui algum tipo de problema hormonal. Para se ter idéia: uma média de 6 sessões, podendo ser menos ou mais.
Afinal, quanto maior o contraste (pêlo grosso e escuro e pele clara), mais eficaz será o tratamento, com um menor número de sessões, e com mínimo desconforto.

A boa notícia é que hoje temos artifícios eficazes para controlar o incômodo local em qualquer cor de pele.


6) Quais as limitações do tratamento?
A resposta não é satisfatória para pêlos muito finos e os brancos. Nos demais casos o grau de satisfação é notório.

7) Existem muitos aparelhos no mercado, qual devo escolher?
Primeiramente escolha um bom dermatologista. Hoje no mercado existem inúmeros aparelhos e eu já tive a oportunidade de trabalhar e ver resultados reais em grande parte deles. Tem muito laser que fica com sua imagem arranhada devido à falta de habilidade do profissional em trabalhar com ele.

8) A depilação é definitiva?
Em alguns casos pode ser sim e em outros, falamos em depilação prolongada. Os problemas hormonais podem interferir no resultado, sendo que alguns desses indivíduos necessitam de mais sessões, a exemplo das portadoras da Síndrome do Ovário Policístico.

Bom, espero que tenha tirado muitas dúvidas de vocês.:)