domingo, 27 de fevereiro de 2011

Oscar 2011: o vermelho reina absoluto

Não sei não mas creio que Rachel Zoe esteja de férias. Ela que ousou adaptar um Valentino (com a concordância do mesmo) e conseguiu deixá-lo ainda mais deslumbrante no corpo da cliente.
Na festa do Oscar a cor por definição foi o VERMELHO com vestidos previsíveis, alguns decotes exagerados e outros figurinos que funcionariam melhor se fossem de outro tom ou cor...
Mas vamos a análise fria dos looks:
A vencedora do prêmio de melhor atriz apostou no berinjela e não errou. Um vestido de grávida, sem muitas emoções mas ainda assim muito bonito. O simples é tudo.


Apesar de não participarem do filme black swan (cisne negro), houve quem se inspirasse nele:


Gostei do degradê do vestido. E plumas ou você ama ou você odeia. Não existe meio termo. Mas o que me assustou foi a esposa do Wolverine (ops, Hugh Jackman) na foto abaixo:Acho a Mila Kunis linda. E à primeira vista quando olhei o vestido amei, porém comecei a observar melhor e algumas coisas me incomodaram. O tamanho dele que parece ser um número a menos que o da atriz é O detalhe:

Vejam nessa foto que partes do corpo dela estão fora do lugar e o decote (aliás esse foi o Oscar dos decotes) muito avantajado. Apesar de ser um Elie Saab e a cor ser linda parece que tem algo de errado com ele.Existe também a turma do pretinho básico. A Reese Whiterspoon lembrou de um look da Julia Roberts de um Oscar passado e se inspirou:

A Camila Alves encarou um vestido básico embora com outro mega decote mas que ela sustenta muito bem:
Gostei da cor do vestido da Jennifer Hudson com mais um decote profundo na área:


Mandy Moore resolveu usar uma roupa da cor da pele dela e não funcionou.
Outras que se equivocaram na cor e no modelo: a Nicole anda errando feio ultimamente nos looks e a Paltrow arrasou na música com um vestido mais bonito que esse do red carpet.
Acho que uma vez aprendi que um vestido sem decote não deve ostentar um colar por cima:


Cate Blanchett e o vestido babador, camafeu ou seja lá o que a maison Givenchy pensou ao criar algo tão estranho...
Quem conseguiu fazer isso com ela? A renda quis ser uma tendência na cerimônia, mas ficou pelo caminho:


Sei que essa aranha no colar da Melissa Leo, atriz vencedora do Oscar de melhor coadjuvante me dá um medo, mas o vestido parece um Martha Medeiros inspired, o que é diferente e inusitado:
Enquanto enviaram um vestido menor para Mila entregaram um par de sapatos maior do que os pés da atriz:
Agoram vamos ao festival de vermelhos. Primeiramente os sofríveis (esqueçam o Javier, ele está impecável). Penélope Cruz com um vestido que lembra muito aqueles de formaturas, sem emoção.


Outro vestido vermelho sem noção para uma cerimônia desse porte. Parece que vejo ela de rasteirinha na praia, com óculos escuros e bolsa de palha:


Ainda bem que o vermelho foi salvo. Primeiro com um Valentino da Anne Hathaway (ainda que às vezes me incomode alguns frufus em excesso desse estilista)

Para mim, o melhor vestido da noite é este a seguir, um Vera Wang bem representado pela Sandra Bullock:Ainda assim me deu vontade de arrancar o laço posterior.

E aí o que vocês acham?

ABC da Psoríase

Cameron
Le Ann
CariDee
O que é psoríase?

É uma doença crônica auto-imune, não contagiosa que possui graus variados de acometimento cutâneo. Existem pacientes com pequenas lesões e outros com lesões extensas que às vezes podem acometer o corpo inteiro. Ainda existem casos de psoríase de acometimento exclusivo das unhas e que às vezes são tratados como micose antes de se chegar ao diagnóstico real.

O que causa psoríase?Ela é contagiosa?

Genética e um gatilho externo (como trauma, estresse, separação, morte de uma pessoa querida). A psoríase não é contagiosa.

A psoríase causa artrite?

Alguns casos de psoríase estão associados a doença articular. Portanto, o dermatologista deve investigar assim que houver algum tipo de suspeita nesse sentido. Isso é fundamental para a escolha do tratamento.

Existe cura?

Não, existe controle.

Um psicólogo pode ser útil?

Acho imprescindível acompanhamento psicológico em muitas doenças dermatológicas, incluindo a psoríase. Na minha concepção, isso é parte do tratamento e não deve ser esquecido.

Qual o tratamento da psoríase e quais são os cuidados básicos?

Existem inúmeros tratamentos que podem ser associados. Muitos dermatologistas gostam de fazer um rodízio terapêutico. Em comum, sempre se deve hidratar bem a pele. Os banhos de sol podem ser úteis na maioria dos casos. Alguns tratamentos interessantes: metotrexate, acitretin, biológicos, derivados do coaltar, fototerapia. Para os casos acompanhados de coceira um anti-histamínico pode ser fundamental.

O corticóide pode ser usado?

De preferência não, devido ao efeito rebote. Porém muitos pacientes já chegam fazendo uso do mesmo e para piorar no nosso país não existem produtos cosmeticamente agradáveis contendo coaltar.

E em relação a alimentação?

Uma alimentação saudável é fundamental. Até porque existe uma associação da doença com diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade. A dieta livre de glúten pode ajudar apenas uma pequena parcela dos pacientes, mas o assunto é muito contraverso. A ingestão de bebida alcóolica também não é recomendada.


Resolvi ilustrar o post com 3 celebridades americanas portadoras de psoríase:

1)CariDee: vencedora do ciclo 7 do American´s next top model;

2)Le Ann Rimes: cantora country

3)Cameron Diaz

Sugestões de sites:

http://www.psoriasis.org

http://www.psoriasisblog.org

ABC da pele sensível


A pele sensível é um verdadeiro desafio para o dermatologista e para quem a tem. A verdade é que existem graus diferentes de sensibilidade.
Os produtos hipoalergênicos como já disse em posts anteriores podem sim causar alergia e até filtros solares bons podem não se adaptar a todo tipo de pele. Algumas peles sensíveis só conseguem usar protetores físicos, por exemplo.
Existem peles sensíveis que não conseguem tolerar nem maquiagem. O ideal é sempre fazer test drive com amostras. Do contrário você pode ter uma desagradável surpresa. Uma vez que um produto que é tolerado pela pele sensível A não necessariamente será tolerado pela pele sensível B.
O bom é que existem empresas especializadas em tentar fazer produtos menos alergênicos. No congresso, por exemplo, foram lançados batons hipoalergênicos vermelhos sem contudo ter o pigmento Carmin (não sei como conseguiram) que pode causar alguns problemas.

Lá fora existe uma preocupação maior com esse tipo de pele, isto se deve aos inúmeros casos de rosácea. Embora, eu ache pessoalmente que haja muito subdiagnóstico no Brasil.
Uma linha muito legal para peles sensíveis é a da Aveeno e é muito em conta. A Eucerin também tem alguns produtos legais, só que não existem no Brasil.

Ilustrando o post um filtro solar com hidratante cult para peles sensíveis, o positively radiant.

Um post super legal a respeito da necessidade de filtro solar ao fazer uso do computador está no excelente Bulle de Beauté que muitos aqui já conhecem.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Segredinho do segundo dia em NOLA: TIZO2


No segundo dia do congresso resolvi ir à luta nos stands (haja perna) e logo encontrei um produto que, ao contrário de alguns que comento aqui, tem grande chance de ser distribuído no Brasil. O gerente da marca falou do forte interesse e que quase estava certa a vinda da empresa para o Brasil.
Vamos a resenha com direito a test drive, ganhei um original sem ser tinto.
Composição: Dióxido de Titânio a 8% e Óxido de Zinco a 3,8%
Diferencial: protetor físico matificante que pode ser usado por qualquer fototipo sem que fique aquele efeito esbranquiçado.
Adicionais: livre de parabenos
Minha opinião: o produto é soberbo! Não só matifica como deixa a pele aveludada e some mesmo. Parece até que você nem aplicou.

Reflexões sobre meu aniversário

Amanhã será meu aniversário. É noite do Oscar e pelo menos não será carnaval. Não terei que falar que adoro carnaval só pelo fato do meu aniversário ora ou outra cair nessa época. A verdade é que eu gostava do carnaval porque eu ficava em casa assistindo o desfile das escolas de samba (jogando videogame nos intervalos) e o odiava pelo simples motivo de que minhas festas de aniversários eram boicotadas em nome das vesperais. Um tanto egoísta da minha parte eu sei, mas o que esperar de uma criança excêntrica que queria festejar seu aniversário na data correta? Só que hoje não tenho mais paciência com coisas que me encantavam décadas atrás.
Mais um ano que me pergunto se o carnaval voltará a me despertar algum interesse tanto quanto outrora. Prefiro aguardar...Ainda bem que Lara não nasceu nesse período...
Sempre me senti uma velha presa em um corpo mais jovem do que minha cabeça poderia suportar e sempre tive um sentimento de inadequação com o meio, mas estou tentando me adaptar. O que poderia mais eu fazer?O bom é que agora o corpo e mente estão se equiparando.
Fui da época que o diário era secreto e com cadeado e não pensaríamos nunca em expor algum pensamento que não fosse o adequado. Coisa de gente retrógrada. Sim, sou um pouco retrógrada para certos tipos de assuntos e não tenho medo de assumir. Fazer o que? Mas sei respeitar o outro e a individualidade de cada um. Talvez por isso que meus amigos e amigas sejam tão diferentes entre si, mas com certos aspectos em comum.
Mas vamos ao que interessa:
A gente tem que recuperar o que foi perdido e que vale a pena ser recuperado. Pedir perdão a quem merece.
Amar quem nos ama.
Pode parecer piegas e tal mais queria no dia do meu aniversário agradecer as pessoas que como eu remam contra o cardume. Que acreditam ainda na bondade, na decência ainda que sejamos destroçados por pessoas que entram sorrateiramente em nossas vidas com mentiras e insanidades. E lembrem-se: a gente colhe exatamente aquilo que planta.

Esse post é só uma divagação da minha cabeça cheia de gripe mas pode servir para consolar o coração de alguém. Afinal, as palavras tem poder. E não pensem que a vida do outro é um mundo cor-de-rosa. Posso dizer que a vida de ninguém é. Quem fala que é ou é porque ou está iludido e alguma hora vai acordar ou então porque é mitomaníaco.

Meu marido depois vai ler isso aqui e odiar :). Queria muito que ele escrevesse um ou outro post sobre a visão masculina da moda. Creio que ele despertaria amor e ódio.
Sei que não deveria fazer propaganda e tal mas eu amo você e o nosso amor maior, Lara. Vocês são os meus maiores presentes. Agora sim me permito um clichê básico.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ANVISA recua e adia decisão sobre veto a emagrecedores

Confiram a reportagem na íntegra:

http://d24am.com/noticias/saude/pressionada-anvisa-recua-e-adia-decisao-sobre-veto-a-emagrecedores/17868

Reflexão sobre planos de saúde e médicos

1- A maioria dos pacientes que tem algum plano de saúde acham que o médico recebe seus honorários como se estivesse atendendo a um paciente particular. Um médico recebe atualmente, dependendo do plano de saúde que atenda, na média R$ 40 reais brutos por consulta. Se contarmos os impostos, o médico recebe líquido em torno de R$ 30,00 no máximo, por consulta. Sem contar que tem que atender os retornos para revisões gratuitamente. A mercantilização da medicina e a desvalorização do médico infelizmente vem deteriorando a relação médico-paciente. Quanto vale sua vida? Quanto vale o conhecimento do médico que esta te atendendo? Quanto custa o humanismo?
A impessoalidade da relação forçada pelas circunstâncias de ordem puramente econômica do tipo "só vou a médicos do meu convênio porque já pago o plano", gera uma situação constrangedora na relação médico-paciente, na qual os médicos tem que atender vários pacientes ao dia (para conseguir pagar as contas no final do mês) aumentando a rapidez da consulta e consequentemente diminuindo a qualidade do atendimento. Se levarmos em conta todo o investimento do médico em cursos de especialização, congressos, cursos no exterior , etc. , pode-se verificar que fica inviável para o médico se submeter exclusivamente as tabelas dos convênios de saúde.

2- MÉDICOS VERSUS PLANOS DE SAÚDE
Médicos que vivem da clínica particular são aves raríssimas. Mais de 97% prestam serviços aos planos de saúde, e recebem de R$ 8 a R$ 32 por consulta. Em média, R$ 20. Os responsáveis pelos planos de saúde alegam que os avanços tecnológicos encarecem a assistência médica de tal forma que fica impossível aumentar a remuneração sem repassar os custos para os usuários já sobrecarregados. Os sindicatos e os conselhos de medicina desconfiam seriamente de tal justificativa uma vez que as empresas não lhes permitem acesso às planilhas de custos. Tempos atrás, a Fipe realizou um levantamento do custo de um consultório-padrão, alugado por R$ 750 num prédio cujo condomínio custasse apenas R$ 150 e que pagasse os seguintes salários: R$ 650 à atendente, R$ 600 a uma auxiliar de enfermagem, R$ 275 à faxineira de R$ 224 ao contador. Somados os encargos sociais (correspondentes a 65% dos salários), os benefícios, as contas de luz, água, gás e telefone, impostos e taxas da prefeitura, gastos com a conservação do imóvel, material de consumo, custos operacionais e aqueles necessários para a realização da atividade profissional, esse consultório-padrão exigiria R$ 5.179,62 por mês para sua manutenção.

Voltemos às consultas, razão de existir dos consultórios médicos. Em principio, cada consulta pode gerar de zero a um ou mais retornos para trazer os resultados dos exames pedidos. Os técnicos calculam que 50% a 60% das consultas médicas geram retornos pelos quais os convênios e planos de saúde não desembolsam um centavo sequer.

Façamos a conta: a R$ 20 em média por consulta, para cobrir os R$ 5.179,62 é preciso atender 258 pessoas por mês. Como cerca de metade delas retorna com os resultados, serão necessários: 258 + 129 = 387 atendimentos mensais unicamente para cobrir as despesas obrigatórias. Como o número médio de dias úteis é de 21,5 por mês, entre consultas e retornos deverão ser atendidas 18 pessoas por dia!

Se ele pretender ganhar R$ 5.000 por mês (dos quais serão descontados R$ 1.402 de impostos) para compensar os seis anos de curso universitário em tempo integral pago pela maioria que não tem acesso às universidades públicas, os quatro anos de residência e a necessidade de atualização permanente, precisará atender 36 clientes todos os dias, de segunda a sexta feira. Ou seja, a média de 4,5 por hora, num dia de oito horas ininterruptas.

Por isso os usuários dos planos de saúde se queixam: "Os médicos não examinam mais a gente". "O médico nem olhou a minha cara, ficou de cabeça baixa preenchendo o pedido de exames enquanto eu falava." "Minha consulta durou cinco minutos".

É possível exercer a profissão com competência nessa velocidade? Com a experiência de quem atende doentes há quase 40 anos, posso lhes garantir que não é.

O bom exercício da medicina exige, além do exame físico cuidadoso, observação acurada, atenção à história da moléstia, à descrição dos sintomas, aos fatores de melhora e piora, uma análise, ainda que sumária, das condições de vida e da personalidade do paciente. Levando em conta, ainda, que os seres humanos costumam ser pouco objetivos ao relatar seus males, cabe ao profissional orientá-los a fazê-los com mais precisão para não omitir detalhes fundamentais. A probabilidade de cometer erros graves aumenta perigosamente quando avaliamos quadros clínicos complexos entre 10 e 15 minutos.

O que os empresários dos planos de saúde parecem não enxergar é que embora consigam mão-de-obra barata graças à proliferação de faculdades de medicina que privilegiou números em detrimento da qualidade, acabam perdendo dinheiro ao pagar honorários tão insignificantes. Médicos que não dispõem de tempo a "perder" com as queixas e o exame físico dos pacientes, pedem exames desnecessários. Tossiu? Raio-X de tórax. O resultado veio normal? Tomografia computadorizada. É mais rápido do que considerar as características do quadro, dar explicações detalhadas e observar a evolução. E tem boa chance de deixar o doente com a impressão de que está sendo cuidado.

A economia no preço da consulta resulta em contas astronômicas pagas aos hospitais, onde vão parar os pacientes por falta de diagnóstico precoce, aos laboratórios e serviços de radiologia, cujas redes se expandem a olhos vistos pelas cidades brasileiras. Por essa razão, os concursos para a residência de especialidades que realizam procedimentos e exames subsidiários estão cada vez mais concorridos, enquanto os de clinica e cirurgia são desprestigiados.

Aos médicos, que atendem a troco de tão pouco, só resta a alternativa de explicar à população que é tarefa impossível trabalhar nessas condições e pedir descredenciamento em massa dos planos que oferecem remuneração vil. É mais respeitoso com a medicina procurar outros meios de ganhar a vida do que universalizar o cinismo injustificável do "eles fingem que pagam, a gente finge que atende".

O usuário, ao contratar um plano de saúde, deve sempre perguntar quanto receberão por consulta os profissionais cujos nomes constam da lista de conveniados. Eu teria medo de ser atendido por um médico que vai receber bem menos do que um encanador cobra para desentupir o banheiro da minha casa. Sinceramente.

Texto publicado pelo Dr. Drauzio Varella no jornal O Globo.

Resolvi postar esse texto não tão somente por ser médica, mas por também ser paciente COM plano de saúde. É uma boa reflexão e para quem ainda não sabe dia 7 de março será o dia nacional de paralisação dos médicos que atendem plano de saúde.

Quanto à mim, não atendo plano há algum tempo. Todo dia tem paciente que liga perguntando lá na clínica e por isso resolvi fazer esse post de maneira a esclarecer bem os porquês. Do jeito que está é impossível. Só se mudar. A propósito, em muitos Estados o médico PAGA para ser credenciado e é um valor muito alto, sabiam? É uma vergonha!E é mais um motivo para eu não me submeter.


domingo, 20 de fevereiro de 2011

Entrevista com a Dra Daniella Spinato no Caderno Viva Mais deste domingo.



A Dra Daniella Spinato participou de uma entrevista a respeito de caspa para o caderno Viva Mais do Estado do Maranhão deste domingo, dia 20.

Eis um trecho da reportagem:

Segundo a Dra Daniella Spinato, a caspa pode ser a consequência de dois problemas: irritação por produto químico e dermatite seborréica. Nesse último caso, o aparecimento da caspa está relacionado a suscetibilidade individual, ou seja, a pessoa tem uma propensão a ter caspa e em algum momento da vida o problema é desencadeado.
Além da predisposição genética, a dermatite seborréica está relacionada à produção de sebo (oleosidade), ao excesso de um fungo chamado Malassezia sp e à
descamaçaõ e inflamação do couro cabeludo.

"O tratamento que considero mais adequado é feito administrando xampus comerciais, terapêuticos e loções capilares. Tem períodos em que aumenta a gravidade do problema. Em outros, a caspa pode até sumir. Para cada uma dessas etapas há um tratamento específico, que deverá ser administrado por um dermatologista após a análise do problema", comentou Daniella Spinato.

O que pode piorar:

-Uso constante de secador (pelo calor);
-Dormir com cabelo molhado ou úmido;
-Uso de água quente para lavar os cabelos;
-Escovas alisadoras que utilizam o formol (que já foi proibido pela ANVISA)

Fonte: Clínica Dra Daniella Spinato

Dica de site imperdível para as make up addicteds...


Você quer saber como muitos blogs descobrem os produtos usados em make up por celebridades?

O segredo acabou. Bem que eu ficava confusa quando lia tantos detalhes em alguns posts. Muita gente vai ficar chateada, mas aí vai:

http://makeup411.com/


Agora vocês podem se deleitar com os beauty secrets de hollywood. Enjoy!

Um exemplo básico é o da Lea Michelle (Glee) extraído do referido site.
A make up artist é a Eryn Krueger Mekash .
Confiram:
Cuidados básicos:
Kate Somerville Detox Daily Cleanser e Kate Somerville Nourish Daily Moisturizer AmorePacific Treatment Cleansing Oil após o trabalho
Base:
Mix de Giorgio Armani Luminous Silk Foundation shade 7 e Giorgio Armani Face Fabric Foundation SPF 12 shade 5
Corretivo:
AmazingCosmetics AmazingConcealer medium beige para os olhos e Laura Mercier Secret Camouflage SC-5 para manchas
Pó:
T. LeClerc Pressed Powder Banane
Bronzer:
Laura Mercier Bronzing Duo Bronzing; O tom mais claro ao redor do nariz e o combo na linha da mandíbula e no côncavo das bochechas.
Blush:
Stila Convertible Color na cor Petunia nas maçãs do rosto.
Sombra dos olhos:
Benefit Creaseless Cream Eyeshadow/Liner na cor Recess (não mais disponível)
Delineador:
Bobbi Brown Eye Shadow cor Espresso para esfumaçar
Sombrancelhas:
Cobertura das falhas com Laura Mercier Brow Definer na cor Taupe (não mais disponível)
Máscara:
CoverGirl LashBlast Volume Blasting Mascara preta só nos cílios superiores
Cílios postiços:
Só para performances especiais
Lábios:
Korres Lip Butter em Pomegranate ou Smith’s Rosebud Salve
Iluminador:
"Um Chanel na cor peachy pink powder não mais disponível que David Williams me deu há muito tempo."

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Por dentro da Sephora


Uma das paradas obrigatórias de toda mulher nos Estados Unidos deve ser na Sephora. É claro que não foi em New Orleans pois inexiste uma Sephora por lá. Foi na minha primeira parada em Miami, mais especificamente no Dadeland Mall.

Fui conferir algumas novidades e adquiri alguns produtos bem legais.

Hope in a jar da Philosophy hidratante oil free: adoro os nomes dos produtos dessa marca, nesse caso, esperança em um pote. Mas tem outros nomes "curiosos". Nesse caso, conseguiram fazer um hidratante bom para peles oleosas.

Murad Pure skin clarifying: um produto que divide opiniões, mas o que posso dizer é que o meu test drive está sendo MUITO satisfatório.

Make up forever HD: a tão falada base que também me agradou muito, mas não tem uma cobertura tão boa como era de se imaginar.

Para minha surpresa encontrei os produtos da Phyto que eu amo de paixão e que não consegui mais encontrar no Brasil. Mas só adquiri um pequeno kit, com máscara capilar phytocitrus e xampu.

Aproveitei também para comprar a máscara Guerlain le 2 e o blush líquido da Benefit.

Já em New Orleans aproveitei e fui na sack´s que tinha embaixo do hotel e adquiri o famoso neulash para crescer e densificar os cílios....estou fazendo o test drive e posteriormente vou postar falando se gostei ou não.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Leitura de viagem



Tenho uma mania séria...Em toda viagem internacional que faço tenho que comprar uma revista (ou mais). São nessas horas que a gente encontra algumas dicas interessantes, como do blog COLOR COLLECTIVE feito pela Lauren Willhite. Vale a pena a visita pela sugestão de cores para inspiração de looks. Achei extremamente artístico. Ela desdobra todas as cores de fotos, telas e paisagens.

Outra coisa que amei de paixão é o Caltrate soft chews sabor trufa de chocolate. Agora a vitamina D e o cálcio podem ser saboreados como se fossem chocolate. Brilhante idéia não? Tem outros sabores também, como baunilha e morango. Nem pra chegar logo aqui no Brasil...

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Lenços demaquilantes da Lumene



A Finlândia é o país dessa marca. Fiquei encantada com os lenços demaquilantes dela que se esgotaram rapidamente da minha necessaire para minha infelicidade. Tanto que deixei para trás o meu Nivea básico. Li vários reviews positivos sobre a vitamina C da marca, porém não cheguei a fazer test drive de nenhum outro produto além dos lenços. O site americano é: www.lumeneusa.com
Disponível na CVS e Walgreens

Dia 1 em NOLA (New Orleans)


Após uma chegada traumática em New Orleans (com direito a overbooking e mau tempo), afinal nem tudo são flores, enfrentamos um frio de um grau e no dia seguinte já tínhamos que estar no Congresso. O primeiro dia passei assistindo a um curso de dermatologia cosmética. De novidade só uma nova topografia para preenchimentos avançados: as têmporas. Isso se o/a paciente tiver indicação de fazê-lo. O Restylane e o Juvederm reinaram absolutos nos procedimentos. O sculptra também, pena que no Brasil seja desestimulante fazê-lo pois é um produto muito caro cujo resultado se dá a longo prazo, mas vou fazer um post no futuro a respeito dele.
Uma novidade legal é o protocolo de ivermectina para tratar rosácea pápulo pustulosa. A associação de uma bactéria na patogênese da doença também foi uma novidade.
A polêmica da vitamina D e fotoproteção continua e no momento a regra geral são 15 minutos de exposição diária para indivíduos jovens garantirem a produção de vitamina D e os filtros solares estão liberados. Estudos recentes demonstram a influência dessa vitamina para o sistema imunológico, com alguns indícios de proteção contra o câncer, mas nada definido ainda, embora a suplementação em pacientes oncológicos seja uma realidade atual no caso de deficiência.
Outro aspecto foi a constatação da relação da ingesta de chocolate e piora da acne que foi demonstrada em um trabalho desenvolvido pela Universidade de Miami.


sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Nota rápida. Juicy Couture no Brasil.


Juicy Couture no Brasil. Dia 17 de fevereiro será inaugurada a primeira loja no país. O lugar escolhido? Shopping Leblon, terceiro piso.

A dica são as baby bags, simplesmente imbatíveis. A de Lara é a prova de bala, digo de sujeira. Ela é preta e de Nylon...

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Nova Orleans: considerações iniciais


Antes dos posts voltados ao assunto principal, dermatologia, gostaria de abrir um parênteses a respeito da cidade sede do Congresso deste ano e fazer algumas observações gerais sobre a mesma.

Para quem ainda não sabe um furacão devastou essa cidade há alguns anos. O nome dele? Katrina. Muitas mortes e o congresso da Academia Americana de Dermatologia tradicionalíssimo na cidade deixou de ser sediado na mesma até o presente ano.

Não conheci New Orleans anteriormente e não posso precisar a magnitude da tragédia. Só posso dizer que de todas as cidades estadunidenses esta foi uma das que mais me impressionou no tocante à culinária. A mistura francesa africana deu mais do que certo. E olha que quem me conhece sabe o quanto sou exigente nesse aspecto.

Eis algumas dicas:

Onde ficar?

The Westin: grata surpresa, apesar de não ser um hotel tão novo, vale muito à pena. O front desk no décimo primeiro andar dá um charme todo especial ao lugar (vide foto). Uma vista maravilhosa da cidade. Fora que o melhor shopping center de New Orleans é uma parte do próprio hotel.

Onde jantar?

K-Paul: pouco conhecido do ponto de vista do turista. Um pão apimentado me conquistou logo na entrada.

Commander´s Palace: simplesmente um dos melhores restaurantes dos Estados Unidos (e não sou eu que estou dizendo isso, o guia Michelin é que diz). E cá entre nós: o melhor camarão que já comi nessa vida!

P.S. Fuja do Arnaud. Caro e pratos deixam a desejar. Foi o restaurante dica do hotel. A minha dica é que se você quer desfrutar de uma refeição acompanhada de jazz ambiente vá ao brunch que o Commander dá todos os domingos. Só descobri isso tarde demais.

Onde ir?

Oak Alley: plantação que já foi locação de inúmeros filmes hollywoodianos, mas infelizmente não tive tempo para conhecer.

French Quartier: vá a pé até a Jackson Square e pegue uma charrete para um passeio pelas ruas do bairro mais famoso e charmoso da cidade.

Show de Jazz na Bourbon Street: imperdível.

Só um adendo: se você quer se jogar nas compras você pode se frustrar, pois apesar do tax free as opções não são muitas...