sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Beauty Booster: cabelos cacheados, um guia rápido

Adoro estudar cabelo. Tenho uma pequena biblioteca particular com livros sobre o tema. Recentemente, aprofundei-me no estudo dos cabelos cacheados, incentivada pela minha filha Larinha. Desse estudo, organizei algumas dicas bem legais que vou compartilhar agora com vocês:


- Primeiramente, livrem-se dos xampus com sulfato na lista de ingredientes. Existe uma corrente que sugere o abandono total do uso de xampus. Atenção que tem muito xampu de bebê com sulfato;
-O géis para estilização não devem conter álcool e nem silicones;
-Não usar mais chapinhas que torram os fios delicados das mulheres encaracoladas;
-Usar condicionadores e máscaras com extratos vegetais sem silicones;
-Dormir com um travesseiro revestido em seda, isso possibilita um acordar menos bagunçado e mais definido;
-Usem para secar os cabelos folhas de papel absorvente, toalhas 100% algodão ou em microfibra;
-Evitem ficar passando a mão no cabelo enquanto ele seca, isso dificulta a ativação dos cachos;
-Se vocês entrarem em um salão cujo cabeleireiro molhe seus cachos para só então cortá-los, dêem meia volta e fujam. Ele não sabe o que está fazendo.


Aproveito o post para deixar uma pequena lista de produtos sulfato free (também são recomendados para cabelos tinturados e descoloridos):


1)TIGI: Superstar e Foxy Curls



2)Matrix Biolage Delicate Care:

3) Bonacure para cabelos tingidos (Color Save):

4) Surya Brasil:
5) Eh! orgânico :

6) Xampu Aminoacids da Kielh´s :


Substâncias proibidas:
  • LSS
  • Lauril Éter Sulfato de sódio
  • Sodium Lauryl Ether Sulfate
  • Laurel Éter Sulfato de amônio
  • Alkyl Ether Sulfate
  • Sodium POE(2) Lauryl Ether Sulfate
  • Sodium Diethylene glycol Lauryl Ether Sulfate
A verdade é que existe hoje uma tendência mundial de fazer um desmame dos produtos com sulfato até para quem tem cabelos lisos. O grande impedimento é o uso de condicionadores e máscaras com silicones que deixam o cabelo ensebado. 
Na composição de condicionadores e máscaras só estariam liberados os silicones voláteis como o Ciclometicone ou Ciclopentasiloxano. O Dimethicone (o mais comum) prega no cabelo e gera a necessidade de usar xampu com sulfato para retirá-lo. Daí vira um círculo vicioso. Tive oportunidade de ler um estudo brasileiro demonstrando o quão danosa é a lavagem continuada com xampus contendo sulfato. É claro que o uso eventual para retirar o acúmulo de resíduos é necessário vez por outra.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Seguir por email

Agora o blog conta com uma ferramenta para por você a par das atualizações. Basta se inscrever com o email na caixa à direita.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ABC da mesoterapia para gordura localizada

Antes do breve bate-bola a respeito do tema, gostaria alertar para que desconfiem de quem cobra sessões de mesoterapia muito baratas. Verifiquem se a pessoa teve treinamento adequado e não faça aplicações clandestinas em academias. Dito isso, vamos ao que interessa:

1) O que é mesoterapia?

A mesoterapia, nome popular da intradermoterapia, é uma poderosa arma contra a gordura localizada.
Consiste na introdução na pele de ativos que destróem gordura, por isso sendo chamados de lipolíticos.



2) Ouvi falar que se trata de um coquetel de enzimas. É verdade?


Ninguém sai por aí aplicando lipase. Esse papo de enzima está consagrado pela mídia e alguns médicos gostam de falar nesses termos, mas a verdade é que são diversas substâncias diferentes cuja combinação é decidida pelo profissional que aplica. Não são enzimas, portanto.


3) Quantas sessões são necessárias?

São necessárias idealmente 10 sessões, com intervalo de uma semana entre elas.

4) Quais os outros cuidados que se deve ter?

Uma dieta balanceada e atividade física são fundamentais. Não adianta fazer as sessões sem mudança de hábitos de vida. É perda de tempo e dinheiro.


5) Para quem é indicado?

É importante salientar que é um método para quem não quer encarar uma cirurgia plástica em um primeiro momento ou quem não quer se submeter a nenhum procedimento mais radical. E não é indicada para obesos.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Os vestidos do Emmy 2011


Um dos vestidos mais bonitos da cerimônia: um Vera Wang ostentado por Sofia Vergera.

Ontem foi dia do Emmy 2011 e nada melhor que uma rápida olhada nos vestidos que desfilaram no red carpet do evento.

Não é que o vermelho dominou os vestidos? Foi muito vestido vermelho esse ano. Fica até difícil analisar. Alguns dos principais vem a seguir:

A primeira da foto é uma repórter do canal E!, com um tomara que caia básico.
A segunda é protagonista do seriado Vampires Diaries, Nina Dobrev. O vestido é um Donna Karan, com corte impecável, porém sem nada a mais.
A terceira é a Lea Michele. Quase irreconhecível, né?Muito Mortícia Adams pro meu gosto. É um Marchesa não dos melhores que já vi. Acho que ela ficou sufocada com a franja e o vestido.
A quarta é a Sarah Hyland, da série Modern Family. Gostei do vestido, mas não amei.
A quinta é outra apresentadora com outro tomara que caia vermelho. E eu me pergunto: seria uma farda do red carpet? 
Mais alguns dos vestidos "red carpet" literalmente:








Um azul da Roksanda Ilincic para dar uma quebrada na monotonia rubra (Dianna Argron, Glee)



Mais uma vez: Lea é maravilhosa, mas o vestido não aconteceu, apesar de muito interessante. Ele tem um decote profundo atrás.


                 Heather Morris, também de Glee. Um vestido cor lavanda que me conquistou. Foi, sem dúvida, um dos meus favoritos da noite. Apesar de tudo, a make não estava tão interessante: blush mal aplicado. O penteado estava muito passarela para o meu gosto. Só fica o registro: a atriz também já acertou no passado:

Este foi o vestido usado pela Heather Morris no Emmy passado. Très chic, não?Ela tem bom gosto mesmo ou então uma boa personal stylist.
Enfim, achei alguns looks interessantes, mas creio que o último Oscar nos trouxe mais vestidos interessantes que o Emmy desse ano.

Atualizando: Acabei de encontrar o vestido da Diana Argron para vender no net-a-porter:  
http://www.net-a-porter.com/product/168406

domingo, 18 de setembro de 2011

Restoraderm


Estou apaixonada pela linha Restoraderm da Cetaphil, desenvolvida especialmente para quem sofre de pele seca. Eu estava ansiosa pelo lançamento no Brasil, pois já a conhecia no exterior.

Vamos a uma pequena descrição dos 2 produtos carros-chefes da linha:

A loção hidratante Restoraderm: com ceramidas, óleo de semente de girassol e manteiga de Karité. 


Ingredientes: água, glycerin, caprylic/capric triglyceride, helianthus annuus (girassol) seed oil, pentylene glycol, butyrospermum parkii, sorbitol, cyclopentasiloxane, cetearyl alcohol, behenyl alcohol, glyceryl stearate, tocopheryl acetate, hydroxypalmitoyl sphinganine, cetyl alcohol, arginine, disodium ethylene dicocamide PEG-15 disulfate, glyceryl stearate citrate, niacinamide, sodium PCA, ceteareth-20, sodium polyacrylate, caprylyl glycol, allantoin, citric acid, panthenol, dimethiconol, disodium EDTA, sodium hyaluronate

O sabonete líquido Restoraderm: com uma alta concentração de manteiga de Karité ele limpa sem retirar todo o manto lipídico de proteção da pele.

Ingredientes: água, butyrospermum parkii, sodium trideceth sulfate, glycerin, helianthus annuus (girassol) seed oil, sodium chloride, sodium lauramphoacetate, cocamide MEA, citric acid, niacinamide, sodium PCA, tocopheryl acetate, 1,2-Hexanediol and caprylyl glycol, disodium EDTA, guar hydroxypropyltrimonium chloride, allantoin, potassium sorbate, arginine, methylisothiazolinone


Para finalizar mais uma vez reforço os cuidados básicos para quem sofre de pele seca: evitar banhos com água quente e demorados e o uso de sabonete em barra. Bom domingo a todos!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Mixa Baby

Uma marca quase desconhecida no Brasil, porém bem conhecida dos franceses, a Mixa Bébé tem vários produtinhos bem legais. Inclusive, o xampu da foto - que lembra o xampu Jonhson -é bem mais interessante do que seu similar. Ele é a nova paixão de muitas mulheres que desejam uma limpeza suave sem a sensação de não ter limpado adequadamente os cabelos como ocorre com o Jonhson.
Esse produto também é muito utilizado para retirar maquiagem, limpar pincéis, enfim, mil e uma utilidades.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Higiene íntima: qual é a dos sabonetes íntimos?

Eu não sou ginecologista, mas algumas vezes sou questionada a respeito desses sabonetes íntimos que proliferam nas farmácias, daí decidi escrever um post abordando isso.
O ideal (se vivêssemos em um mundo ideal) seria que todo sabonete tivesse o pH no rótulo. Facilitaria muito no entendimento do que vou dizer a seguir.
 Vamos lá:
-O pH da nossa pele é por volta de 5.5, já o da vagina é bem inferior a isso, aproximadamente 3.3. A natureza acidificou o meio para proteger a área de microorganismos. Logo a grande maioria dos sabonetes são impróprios pois alcalinizam muito a área, possibilitando o surgimento de infecções.
-Alguns ginecologistas preconizam o não uso desses sabonetes bastando apenas a limpeza com água pura. Outros falam em higienizar apenas externamente de maneira direta e internamente de forma indireta. Alguns preferem que seu uso seja restrito ao período menstrual. Afinal, é muito complexa essa discussão.
- O que falei a respeito do pH de 3.3 não se aplica a todas as mulheres. Após a menopausa, a tendência é a vagina sofrer uma alcalinização.
Ainda tem o problema do ressecamento, tanto que alguns ginecologistas sugerem o uso de cremes hidratantes nesse período. Isso mesmo. Tem que se ter um cuidado especial antes do uso de piscinas que ressecam mais ainda a área.
-A verdade é que idealmente temos que manter o pH normal do local em que o sabonete é aplicado. Na área íntima seria 3.3, em mulheres jovens e até 6.8 em mulheres menopausadas. Por outro lado, existem empresas produzem sabonetes de pH neutro para essa área. Há muita controvérsia.
Outras orientações higiênicas:
-A troca de absorventes deve ser feita de 4 em 4 horas e a dos tampões de 2-3 horas. E nunca, mas nunca dormir com um tampão. É proibido, com risco de desenvolver síndrome do choque tóxico.
-Usar calcinhas de algodão ou microfibra no dia a dia. O tecido sintético em geral é ótimo para o desenvolvimento de infecções.
E aqui vai uma dica para quem é adepta dos sabonetes íntimos. A empresa SebaMed, que além do maravilhoso sabonete corporal de pH 5.5, comercializa esses dois tipos de sabonetes íntimos destinados a faixas etárias específicas (mulheres jovens e menopausadas):


quinta-feira, 8 de setembro de 2011

VISIA: um raio X da pele.

Inspirada no post que a Luciana fez do Ranking dos cosméticos, resolvi postar mais a respeito desse aparelho com o qual tenho o prazer de trabalhar: o VISIA. Ele é um raio X da pele, uma análise aprimorada que ajuda muitas das vezes no diagnóstico e planejamento terapêutico mais adequado de cada paciente. 

Antes de mais nada é válido ressaltar a necessidade de proteção solar específica para a área dos lábios que muitas das vezes é esquecida por todos nós. O uso solitário de gloss age como um vidro e concentra a radiação, danificando mais ainda a área. É como se a queimasse. Muitas pacientes só percebem uma descamação contínua dos lábios, interpretada como ressecamento, de difícil resolução mesmo com o uso de hidratantes específicos. Esse é o reflexo mais precoce da agressão que pode resultar em um futuro câncer de pele. Portanto, sempre aplique o protetor labial, em seguida o batom e só então o gloss. Tal alteração pode ser detectada durante o exame com o VISIA e com a máquina relatada no post do Ranking.


  Gloss: use-o corretamente, do contrário você pode correr um sério risco de desenvolver um câncer de pele no futuro.


Agora vamos a uma breve explanação sobre o VISIA:


O exame é bem simples, principalmente se comparado com os resultados que traz. O paciente encaixa o rosto num anteparo higienizado, como se fosse se olhar em um espelho. Por trás do vidro, há uma lente, que retrata o rosto do paciente. A partir do momento em que fotografa, o aparelho processa um exame facial, sob iluminação normal e outro sob luz ultra-violeta. Não há qualquer incômodo, nem dor para quem se submete ao exame.

A imagem do rosto do paciente, capturada pela câmera, é submetida a várias apreciações. Com um programa adequado, de alto padrão tecnológico, a máquina estampa num monitor “cortes” do rosto do paciente. Cada um desses cortes é utilizado para uma análise distinta: índice de manchas, dilatação dos poros, rugas em formação, textura da pele x idade da paciente e acúmulo de bactéria que potencializa o surgimento da acne.


O grande diferencial, e vantagem conquistada com essa tecnologia, é que o aparelho demonstra, nas imagens que revela, manifestações que não são visíveis a olho nu. Assim, com o exame, podemos perceber e antecipar o tratamento de manifestações que só ficarão notórias dentro de meses, ou até anos. Com essa conquista, é possível prevenir problemas, intensificar os tratamentos pró-rejuvenescimento, antecipar a solução de incômodos da pele e usar, uma vez mais, a tecnologia a favor da saúde e da beleza.

sábado, 3 de setembro de 2011

Procurem saber quem é o dermatologista antes de agendar uma consulta.

Costumo receber muitas mensagens no blog, perguntando sugestões de dermatologistas Brasil afora. Costumo orientar a busca no site da SBD: www.sbd.org.br
É claro que em algumas cidades tenho indicações mais precisas, até porque levo em consideração, além da boa formação técnica, a relação médico paciente. O que não pode ocorrer é o que muitas vezes ocorre: médicos que se passam por dermatologistas. Tive a infeliz oportunidade de constatar um equívoco absurdo na interrupção precoce de isotretinoína oral de uma paciente que apareceu recentemente na minha clínica. Prescrito por quem? Por uma médica esteta que se diz dermatologista na minha cidade. Por sorte, a paciente desconfiou que algo estava errado (como realmente estava) e pudemos dar continuidade ao tratamento dela que provavelmente caminharia para uma recidiva. Sorte dela. Outros e outras nem devem ter percebido.
Outro dia foi uma prescrição de um sabonete de enxofre a 3% e ácido salicílico manipulado para uma criança com xerose (ressecamento) na pele. Um outro absurdo de uma outra colega que tem no carimbo o seguinte: pós graduação em dermatologia e medicina estética. 
Somos reféns da falta de leis no Brasil que regulem o exercício médico. Alguns aspectos importantes mudarão a partir de janeiro de 2012. Já era hora.

Sou especialista em Dermatologia e passei anos estudando para isso. Faço dermatologia porque gosto. Fiz uma senhora carga horária na minha especialização, assim como a maior parte dos verdadeiros dermatologistas. Creio que todo médico tem que ter a humildade de reconhecer suas limitações. Se o médico só fez medicina estética fale que só fez isso mesmo. É o que eu faria e como alguns fazem (ponto para eles). Agora fazer de conta ser o que não é...é demais! Enquanto não prejudica tudo bem, mas quando essa pessoa se torna um risco, é problemático.
Enfim, está dado o recado. Em breve a regional da SBD (www.sbdma.com) na minha cidade vai entrar com uma forte campanha para esclarecer à população quem são os especialistas na cidade. Vocês sabiam que só existem 26 dermatologistas em todo o Estado do Maranhão? Surpresos? Bem e isso é só o começo...

Máscara Capilar Shine mask da L´occitane: resenha

Já tinha ouvido falar muito bem dessa máscara, mas precisei fazer o test drive para dar minha opinião. Demorou um pouco pois tive que esperar a sua redistribuição na rede. Afinal, após o seu lançamento esgotou. Vamos lá então:
São 5 óleos vegetais em um só produto. Lavanda, gerânio, ylang ylang, laranja lima e girassol. O legal é que a hidratação não pesa nos fios e portanto gostei muito. A indicação para cabelos secos não é tão apropriada. Aliás esqueçam essas indicações de frascos. Nem sempre é real.
Deu até uma sensação nostálgica de uma das melhores máscaras capilares que já existiu: a da Biotherm. Sou órfã confessa dela assim como muitas pacientes minhas...A parte nostálgica é do toque acetinado que fica, mas nada igual a da Biotherm.