quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Lançamento Innéov: pílula para Caspa!

Innéov Sensicap DS: esse é o nome do mais novo lançamento da innéov (leia-se nestlé e l'oreal) no Brasil.

A caspa é um problema crônico com períodos de acalmia e outros de intensa atividade. Sua gênese envolve a inflamação do couro cabeludo que resulta na descamação que é percebida pelos pacientes. O principal agente envolvido no problema é a Malassezia sp que degrada a gordura do couro cabeludo, liberando agentes irritantes que causam a inflamação. Até então as opções terapêuticas disponíveis envolviam apenas xampus e loçoes capilares. Dessa forma, a novidade agora atende pelo nome de Innéov Sensicap DS.


O ativo mais comentado desse innéov é o devidamente patenteado probiótico ST11. Segundo a empresa esse probiótico seria responsável por fortalecer a barreira de proteção da pele, por melhorar as defesas imunitárias.

O outro ingrediente é a biotina (vitamina B8) que segundo a empresa agiria como anti-seborréico.


Modo de usar: no primeiro mês, ingerir 1 cápsula ao dia de Innéov Sensicap DS em paralelo ao tratamento tópico. No segundo mês, utilizar apenas Innéov Sensicap DS.

Preço aproximado: R$ 105,00 a caixa.

QUER SABER MAIS SOBRE A FAMÍLIA INNÉOV? 

REVEJA ESTE POST.

sábado, 22 de outubro de 2011

A polêmica a respeito do DMAE. Usar ou não usar, eis a questão!

Roc: reformulação da linha com DMAE
Recebi um email de uma leitora de São Paulo me perguntando sobre essa pequena grande polêmica no meio da Dermatologia. Afinal, usar ou não o DMAE, eis a questão!


Vamos aos fatos:


1) O DMAE (dimetilaminoetanol) de administração tópica (e até oral) é uma substância cujo intuito principal seria de ter um efeito tensor, dando firmeza e melhorando a flacidez da pele. Foi popularizado mundialmente através da linha de produtos do dermatologista americano Perricone.

2) Há alguns anos saiu um estudo que comprovava a morte de fibroblastos in vitro (em laboratório). Esse estudo causou um pânico geral. Desde então, outros tantos estudos comprovaram aumento da espessura cutânea ocasionado pela vacuolização dos fibroblastos. Ou sejam eles incham e contraem a pele. O efeito colateral disso é que alguns deles ao incharem morrem, o que em um segundo momento poderia ser um efeito extremamente negativo.

3) Pouco tempo depois a Roc (empresa farmacêutica) misteriosamente retirou o DMAE de sua principal linha anti-aging substituindo-o por outra substância.


4) Existe um estudo de 2009 que foi realizado in vivo (seres humanos) que demonstrou que o creme com DMAE diferenciava-se do sem DMAE por um aumento da espessura dérmica com aumento do colágeno (mais um efeito secundário positivo).


Como sempre digo que onde tem fumaça tem fogo, já há algum tempo não prescrevo DMAE para nenhuma de minhas pacientes. Isso porque temos disponíveis no mercado outras substâncias tão boas quanto o DMAE, como o Matrixyl, os retinóides entre outras, igualmente armas contra a flacidez cutânea. Não existe, porém um veredicto final da questão. Tanto que o Perricone continua a comercializar os seus produtos contendo DMAE mundo afora.


                                   Perricone: pai do DMAE 

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Zytaze: o suplemento que pode aumentar o tempo de duração do Botox.

Tive a oportunidade de participar de uma palestra no último Meeting da Academia Americana de Dermatologia em New Orleans em que havia sido mencionado por alguns dermatologistas o uso do Zytaze. Poucos referiam um aumento de um mês de duração dos efeito da toxina botulínica, porém devo confessar que visivelmente não havia um entusiasmo muito grande pela forma como falavam.


Resolvi então fazer um post sobre o que, como, o onde e o porque ele está sendo indicado.


1) O que é o Zytaze?


Consiste em um suplemento contendo Citrato de Zinco (para a toxina fazer efeito necessita se ligar com o Zinco Tecidual) e fitases (enzimas que degradam os fitatos que impedem a absorção do Zinco).


2) Se eu tomar algum outro suplemento com Zinco posso ter agum tipo de resultado?


Teoricamente, acredita-se que sim, ainda que seja imprevisível, pois o único estudo que existe é com esse suplemento que foi lançado pela empresa fabricante.


3) Quais são as fontes naturais de zinco?


Principalmente, carne vermelha. As fontes vegetais contem o tal do fitato que termina atrapalhando a absorção do Zinco.


4) Como deve ser tomado esse suplemento?


Quatro dias antes e no dia do procedimento (Total de 5 dias). Em geral, junto as refeições e idealmente evitando a tomada simultânea com outros suplementos e medicações. Não adianta tomar depois da aplicação da toxina, certo?


5) Como foi feito o estudo?


Estranhamente, metade dos pacientes do estudo tinham faixa etária por volta dos 70 anos. Isso pode ser alvo de críticas, uma vez que não retrata a realidade já que a maioria dos nossos pacientes são mais jovens. Outro detalhe é que ele ainda não foi publicado em revista científica indexada.


6) Quais foram os resultados desse estudo?


Um aumento de 25% da duração do efeito da toxina, o que representa aproximadamente 20 a 30 dias, ou seja até um mês.


7) O que eu acho?

Pode ser um artifício bem interessante, mas há que se aguardar mais estudos que possam concluir algo de mais concreto. Estudos estes que devem incluir pacientes com faixa etária mais jovem à divulgada no estudo (65 anos). 
Ao que parece o impacto dessa suplementação também não é uniforme. Até porque em pacientes cujos níveis de Zinco sejam ideais essa suplementação não acrescentaria em nada. 

Dessa forma, o paciente deve ser informado disso para não criar espectativas irreais. E se a ANVISA permitir talvez um dia chegue no Brasil.

Compra coletiva de procedimentos estéticos: o barato que pode sair caro.

Circulando pela net na semana passada encontrei um texto que sintetiza minha visão do crescente boom de sites de compra coletiva de procedimentos estéticos. Vamos a ele:


"Você sabia que é proibido pelo CRM a venda de procedimentos médicos por sites de compra coletiva?

Você sabia que é proibido pelo conselho de fisioterapia a venda de procedimentos como drenagens, manthus e outros tratamentos estéticos em sites de compra coletiva?

Ok, para o consumidor pode parecer uma bobagem estas proibições, mas é só entrar no Reclame Aqui e fazer uma busca rápida sobre estas empresas que anunciam estes serviços para perceber que não tem bobagem nenhuma !!!!
Empresas "vendem" tratamentos que deveriam ser avaliados pessoalmente e prescritos individualmente, oferecem um desconto absurdo (em alguns casos 96% de desconto!) e ainda dividem esse valor com o site que veiculou a promoção.
Mas aí o consumidor tem que agendar. E tem prazo para usar! E os telefones da empresa só dão ocupado, ou, quando atendem, não tem os horários ou as datas.... 
A empresa vendeu milhares de "pacotinhos", recebe, de uma vez , um bom montante por isso, mas esquece que tem que prestar aquele serviço depois. Em alguns casos, 20 ou 30 sessões! E que tem que ter profissionais contratados para isso (com seus salários, encargos, etc).
Para realizar a primeira sessão, a segunda ou até a terceira, ainda está tudo bem. Mas depois de pouco tempo, aquele montante já foi gasto e sobram duas opções: fazer outra promoção em outro site de compras coletivas (e aí isso vira uma bola de neve sem limite) ou fechar as portas e deixar todo mundo na mão.
Não se iludam, estou há 22 anos nesta área e posso dizer que não tem milagre: para prestar um bom serviço e se manter no mercado há um preço mínimo necessário e um máximo de clientes que se pode atender. 

Então segue uma dica:

- antes de comprar qualquer serviço num site de compra coletiva pesquise no Reclame Aqui, ligue na empresa que está "vendendo" e questione sobre os agendamentos e os profissionais. E pense que o barato pode sair caro! Ah, e veja se aquele serviço realmente é indicado para você!
 
beijos a todos,

Luciana Nemr"

Achei brilhante o texto.

domingo, 9 de outubro de 2011

Laser 360 graus: mais uma estratégia de marketing.

 
   Assim como fiz o post a respeito do soft lift, cá estou eu para esclarecer mais uma jogada de marketing que anda à solta por aí em revistas e clínicas mundo afora: o laser 360 graus.
A verdade é que em termos de novidades no mundo dos aparelhos de laser e luz pulsada pouco tem se evoluído nos últimos tempos, tanto que algumas empresas lançaram tratamentos com nomes bem criativos como se fossem grandes novidades quando na verdade não o são. Trata-se de propaganda tendenciosa e que infelizmente está se tornando prática comum no meio.
1) O que é então o tal laser 360 graus rejuvenescimento global?
Consiste no uso de 3 ponteiras do Harmony : a de luz intensa pulsada, a pixel e a de infra-vermelho (NIR). Simples assim. Quem trabalha com Harmony está cansado de associar essas ponteiras desde o início dos tempos.
Isso me lembra também a estratégia da Onodera que criou o tratamento 4D que é uma mistura de várias tecnologias, sem nenhuma novidade.
Creio que não precisamos que uma empresa nos mostre como devemos montar um tratamento padronizado.
Costumo associar tecnologias de acordo com o paciente e existe um risco em sair fazendo por aí fazendo tratamentos sugeridos por empresas. E nossa criatividade e capacidade como dermatologistas como fica? Não podem decidir por nós como e o que fazer.
Isso me cansa e me entedia. Portanto, se alguém embarcar nessas histórias saiba exatamente que:


1)Não é nenhuma novidade.
2)Ninguém tem o direito de cobrar abusivamente, justificando tratar-se de novidade.
O alerta está dado.
Bom início de semana a todos!

Flacidez, celulite e gordura localizada: verdades e mitos


 Quase toda mulher trava uma guerra particular, pelo

menos, com um dos problemas acima mencionados. A

função do dermatologista é esclarecer alguns aspectos

inerentes a esses problemas à luz da ciência.

A primeira lição é que todo tratamento corporal é para

o resto da vida. Não adianta pensar que aquela série

de tratamentos vai resolver o seu problema para

sempre. Não é bem assim. Esqueçam as capas

sensacionalistas de revistas, apresentando aparelhos

que exterminam "em definitivo" a celulite ou a flacidez.

O que existe é melhora e controle desses problemas. Em

suma, depois do tratamento de choque você pode e deve

lançar mão da manutenção para ter resultados

sustentados.

A celulite piora com o consumo de sal, fast food,

refrigerantes, alimentos enlatados e processados,enfim

uma alimentação não balanceada. Se você quer se submeter a um tratamento corporal, adeque primeiramente sua alimentação.

Uma dica básica para corrigir hábito alimentar é substituir tudo que for refinado por integral. Pães, massas, arroz. Todos devem ser integrais.

A flacidez é uma tendência individual que é agravada

pelo sol. Atualmente existem somente duas formas de

combatê-la: uma é a cirúrgica e a outra através do uso

da radiofrequencia. Particularmente, a radiofrequencia

tem seus resultados na dependência de quem aplica (o

resultado é técnico dependente). Isso é fato. Dessa

forma, você pode ter resultados diferentes dependendo

de onde e com quem você está fazendo a

radiofrequencia. 



Tenho tido resultados bem interessantes com o Accent

3G, a radiofrequencia mais potente do mercado e que

tem estudos clínicos com resultados comprovados.

A gordura localizada pode ser abordada cirurgicamente

através da lipoplastia ou então através da mesoterapia. O sucesso de ambas as técnicas está na dependência do

(a)paciente fazer o dever de casa. Não adianta você

gastar dinheiro com séries de tratamentos se em casa é

sedentário, tem uma alimentação desregrada e dorme

mal. Dormir bem faz bem pra saúde e ajuda no

equilíbrio da fome.

Todo ano tem o aparelho da moda. Procure conversar com

o seu dermatologista, pois existem tecnologias de uso

consagrado e outras de resultados dúbios. Já cansei de

ver aparelhos surgindo e caindo no esquecimento,

pois de nada funcionaram.

A carboxiterapia é uma técnica associada que gosto

para o tratamento da celulite e gordura localizada. O

problema é que muitas pacientes reclamam muito do

incômodo. Para pessoas muito sensíveis nem sugiro essa

técnica.

A drenagem linfática é muito importante no tratamento da celulite, pois uma das causas desse problema é de cunho circulatório. No mínimo, são necessárias duas sessões por semana. Essa técnica é outra cujo resultado é técnico dependente.

A massagem modeladora é útil na perda de medidas e podemos associá-la a mesoterapia e a carboxiterapia, por exemplo.

Quanto a rapidez dos resultados, ela depende muito do próprio indivíduo, da indicação adequada do procedimento e da forma como você monta o tratamento.
A Radiofrequencia não funciona para gordura localizada, por exemplo, mas já chegaram pacientes insatisfeitas por já terem feito esse procedimento visando esse propósito em outras clínicas. A indicação inapropriada queima a imagem de certos procedimentos. Isso é triste, mas é real.

Os fumantes são um grupo de pacientes em que a resposta a tratamentos para flacidez e celulite com radiofrequencia pode não ser muito boa. Portanto, converse com seu dermatologista sobre as perspectivas reais do seu tratamento se você está incluído nesse grupo.

domingo, 2 de outubro de 2011

Como recuperar maquiagens em pó quebradas.

Toda mulher já passou por uma situação dessas e até então eu, pelo menos, não sabia o que fazer. Só arrancar meus cabelos e me perguntar: porque justo comigo?
Até que ontem através do Facebook aprendi o que fazer com maquiagens em pó estraçalhadas.:) Obrigada, Carolyne! Vamos disseminar essa informação na web.


                                                  Antes
                                 Depois (parece mágica, mas não é!)

 De maneira simplificada, consiste em terminar de quebrar a maquiagem, deixando-a só em pó e depois acrescentar umas gotas de álcool até virar uma pasta. Esperar secar e voi-lá. O processo mais detalhado vocês podem conferir no Blog da Anna Felizola.

sábado, 1 de outubro de 2011

ABC dos poros dilatados.

Uma queixa bem comum nos consultórios dermatológicos são os poros abertos ou dilatados. Esses furinhos são um tormento para muitos pacientes que buscam uma pele perfeita.

A verdade é que o tratamento é um tanto desafiador e vou tentar descrever brevemente o que pode ser feito para atenuar esse problema.

Primeiramente, os poros abertos são mais comuns em peles oleosas e na zona T de peles mistas.Tipicamente incomodam seus donos pois existe um acúmulo de sujeira (debris)-restos celulares e sebo oxidado pela presença do oxigênio-dando origem a pontos pretos. Sim, mas então o que pode ser feito já que impedir o contato com o oxigênio é impossível?

Uma boa limpeza de pele com uma esteticista habilidosa é um tratamento inicial muito indicado para eliminar os pontos enegrecidos, disfarçando a aparência deles.

Outros recursos são os cosméticos "massa corrida", ou seja, que tapam temporariamente os buracos, já falei em um anteriormente e vou enumerar uma listinha no final do post.

Não esprema espinhas, isso pode enlarguecer os poros;

Lavar o rosto 2 vezes ao dia. NUNCA dormir com maquiagem;

Uma outra dica diferenciada é o uso de antioxidantes tópicos...Sim, esta dica pode aumentar o tempo entre uma limpeza de pele e outra. Os antioxidantes compreendem as vitaminas, em especial a vitamina C, o ácido ferrúlico, a idebenona, entre outros. A função aqui é de retardar a oxidação dos debris que originam a coloração enegrecida.

Usar filtro solar. Sim, isso mesmo. Estranho mas é real. Algumas pessoas padecem de poros aumentados pela perda da elasticidade cutânea da pele ao redor dos poros. Como a exposição solar acelera a degradação do colágeno e elastina, a mesma possui um impacto negativo sobre os poros;

Particularmente, gosto dos resultados do laser fracionado para diminuição dos poros. O risco-benefício é o menor dos procedimentos existentes tendo em vista que único tipo de peeling que causa algum impacto são os médios. Ninguém vai fazer um peeling médio para essa indicação, né? O único senão é que o paciente tem que ter paciência com o resultado, que pode não ser tão imediato e pode não ser 100%. Mas uma atenuação sempre é bem -vinda, não acham?

Elaborei uma lista de produtos que funcionam como sebo-regulador e minimizador de poros. Vamos lá então:

1) Decleor Aromessence Ylang Ylang Serum: tem uns reviews bem interessantes. Promete eliminar os pontos pretos pela seborregulação, tendo um mecanismo de ação diferenciado. Um óleo que regula a produção de óleo. Está esgotado na SEPHORA. Creio que vou tentar comprá-lo na minha próxima viagem-que está chegando (viva!).

2) Pore Minimizing Serum Clinique: já falei dele aqui.

3) Idealist Pore Minimizing Serum: da Estée Lauder, é um sérum suave que tem o mecanismo de ação similar ao da Clinique. Só lembrando que a Clinique é o braço mais dermatológico da Estée. São produtos que eu costumo dizer "irmãos":

4) Dr Brandt Pores no More! Pore Refiner: adoro o nome dessa linha que também sempre aparece com reviews positivos, especialmente o produto do meio (pore refiner):
5) LAMCÔME Pure Focus toner: um tônico muito interessante para remoção das impurezas com zinco e ácido salicílico. Essa dica é para quem tem paciência de tonificar a pele.