quarta-feira, 11 de abril de 2012

Até que enfim! Os sabonetes antibactericidas são desmascarados. Diga não ao Protex e seus companheiros.

Finalmente posso dizer: eu já sabia! E quem é leitor antigo do blog sabe bem do que estou falando. A proteste foi analisar algumas das marcas de sabonetes antibactericidas mais famosas por aí e olha só o que concluíram:

11/04/2012 - 16h11 / Atualizada 11/04/2012 - 20h03

Protex e outros sabonetes não protegem contra bactérias, diz Proteste

Do UOL
Em São Paulo
Comentários90
Sabonetes bactericidas prometem acabar com as bactérias e germes presentes no corpo, mas, segundo teste da Proteste, nem todos eles cumprem a promessa. Protex (em barra e líquido) e Lifebuoy líquido não eliminaram nenhuma das quatro bactérias testadas, apesar de se autointitularem bactericidas. O Dove hidratante também não eliminou bactérias.
Foram analisados dez produtos bactericidas, sendo três líquidos e sete na versão em barra, entre eles dois sabonetes hidratantes – Dove e Granado Tradicional – eleitos o melhor do teste e a escolha certa pela Proteste no ano passado.
Os três produtos mais bem avaliados são em barra. E esses produtos devem ser usados com frequência apenas nas mãos.
  • Proteste
Oito sabonetes eliminaram a bactéria Escherichia coli, presente no intestino grosso e nas fezes humanas. "A constatação mais surpreendente foi quanto ao Protex. O sabonete, líder nesse segmento, garante acabar com 99,9% das bactérias presentes na pele. Porém, não eliminou, nem sequer reduziu, qualquer micro-organismo usado no teste", diz a publicação do instituto de proteção ao consumidor.
Dos cinco sabonetes que anunciavam proteger a pele contra o S. aures, somente o Dettol em barra confirmou sua ação. Protex e Lifebuoy, nas versões sólidas, ainda garantem eliminar a S. marcescens, o que só o Lifebuoy conseguiu. Vale ressaltar que Granado Antisséptico, Ypê, Racco e Protex não indicam em seus rótulos para quais bactérias devem agir. No entanto, fora o Protex, esses produtos demonstraram ação bactericida.
  • Proteste
Para fazer o teste de eficácia bactericida, utilizamos uma solução padrão, composta de sujeira "criada em laboratório" e quatro bactérias específicas. A solução foi colocada em diferentes placas e, em cada uma delas, foi aplicada uma quantidade de sabonete. Foram bem avaliados aqueles produtos que conseguiram eliminar, em um período de cinco minutos, a 20oC, a maior quantidade de bactérias.
Outro lado
A Colgate, companhia da linha Protex informa que ainda não tem um posicionamento sobre os resultados do teste da Proteste. A Unilever, detentora da marca Lifebuoy, esclarece que o produto fabricado pela empresa atende todas as normas vigentes no Brasil, tanto com relação aos processos de fabricação, quanto aos ingredientes presentes. "A empresa não recebeu da Pro Teste o laudo de análise do produto citado, portanto desconhece os critérios e metodologias utilizadas para se posicionar sobre tais resultados". Já sobre o Dove, a assessoria da marca afirma que o produto não divulga ter propriedades bactericidas.
Acho que o que faltou dizer é que a barra a longo prazo pode sofrer com contaminação e o tiro sair pela culatra.

4 comentários:

  1. Muito bom!
    Adoro a PROTESTE!
    Nunca uso esses sabones por acreditar que eles diminuirão nossas defesas naturais da pele.
    :-)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Legal!
    Adoro a PROTESTE!
    Não uso esses sabonetes por acreditar que eles podem diminuir nossas defesas naturais da pele.
    :-)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Acho uma falta de respeito para com nós consumidores. Essas propagandas na mídia deveriam ser extintas, uma vez que sendo enganosa, deveriam pagar pelo engano. Minha ginecologista indicou o protex 3 Ultra para toda família por ser considerado um antibacteriano poderoso. TUDO ENGANO, pois a mais de 2 anos que só uso esse tal protex.
    E agora como fica essa questão, sendo que a protex recentemente lançou outro tipo de sabonete prometendo acabar com 99,99% das bactérias. Será que a propaganda vai continuar?

    ResponderExcluir
  4. Malokinha, esses sabonetes se funcionassem já seriam ruins para a pele e agora que sabemos que nem cumprem o que prometem é mais escandaloso ainda. Seria muito interessante que as pessoas pressionassem os órgāos responsáveis, cobrando açōes.

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...