sábado, 13 de fevereiro de 2010

Carboxiterapia: morte e polêmica

Há poucos dias vários jornais e a televisão trouxeram essa notícia bombástica em suas manchetes.

Devido a tanto disse me disse geral, resolvi postar algo a respeito.

Antes de mais nada, é importante salientar que o mau uso de qualquer técnica pode levar a obscurecer a mesma e prejudicar quem faz um trabalho sério.

Temos muitos medicamentos prejudicados pela automedicação e mau uso mesmo que foram proibidos pela ANVISA. Culpa da ANVISA? Não. Culpa dos profissionais e dos não profissionais que não sabiam conduzir o uso dessas medicações, gerando muitas complicações, algumas culminando em morte. Mas, sinceramente, até o momento, não me parece que houve mau uso da técnica.

No caso aqui relatado, uma moça sofreu uma parada cardiorespiratória enquanto fazia o procedimento que estava sendo ministrado por uma fisioterapeuta em uma clínica sem Alvará. Duas médicas estavam na clínica no momento e foram responsáveis pelos primeiros socorros e tentativa de reanimação. Entretanto, infelizmente, a moça faleceu. Vale lembrar que a mesma já tinha feito 6 sessões antes.

Ainda não sei se foi estabelecido um vínculo real entre a causa mortis e a carboxiterapia. Não sei se fizeram autópsia. O fato é que seria bom saber mais a respeito do que realmente aconteceu antes de crucificarem o procedimento. Do contrário, ficará uma mística (como foi com a cirurgia de varizes que "vitimou" Clara Nunes, que na realidade morreu de choque anafilático -reação alérgica aguda-pela anestesia em si) em torno da carboxiterapia. Afinal, morte súbita acontece e pode não ter nenhuma relação com a carboxiterapia.

4 comentários:

  1. concordo com voce, pelo que eu li, esta moça tinha problemas de hipertensão, coração e acredito que talvez o nervosismo, pq a carbox doi, tenha feito sua pressão subir, enfim uma fatalidade.
    Eu trabalho com carbox, tem + de 2 anos e nunca ouvi falar de problemas relacionado, até pq o CO2 é um gás atoxico que nosso organismo produz.

    ResponderExcluir
  2. Concordo tb com o posicionamento de vcs. Por que trabalho com carboxiterapia há 3 anos e nunca tive nenhuma situação parecida. O problema é que a mídia quer audiencia, então sencionaliza o ocorrido e não se preocupa com as consequencias que isso pode trazer para os profissionais que atuam na área da saúde estética de forma séria.

    ResponderExcluir
  3. nao concordo com voces minha mae fez a carboxiterapia ,e durante o procedimento passou mau ,ela tem asma e quase morreu teve uma reacao alergica ao carbox ,eu acho que isso deveria ser feito somente por medicos e em hospitais com utis para caso ocorra algum problema alergico serrio como aconteceu com minha mae

    ResponderExcluir
  4. Asma é um problema grave e pode ter inúmeros fatores gatilhos. Não dá para avaliar o que houve com sua mãe sem saber histórico anterior e etc. Tenho familiares com essa doença e sei bem disso. Inclusive uma tia que faleceu de asma sem fator desencadeante aparente.

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...