sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

ABC da depilação a laser


Resolvi postar um bate-bola a respeito da depilação a laser que escrevi já algum tempo. O que gosto SEMPRE de falar para os meus pacientes é que a palavra definitiva não deve ser mais usada. Essa palavra encerra em si uma promessa que pode não ser cumprida em todos os casos. Portanto, é bom se ter consciência de que podem ser necessárias sessões de manutenção e dar para o paciente informação real e franca.

Vamos lá ao quizz:

1) Esse tratamento dói?
O laser causa mínimo desconforto e nem se compara às ceras com o adicional de proteger a pele, pois através de um sistema de resfriamento, protege e atenua consideravelmente a dor.

2) Quem pode fazer?
Indicados para todos os tipos de pele e para qualquer parte do corpo, tanto para homens como mulheres.

3) Quem não pode fazer?
Grávidas e pessoas com algum problema de pele. Por isso é indispensável a avaliação prévia do dermatologista.

4) Quais as principais indicações?
Muito indicado para homens que apresentam pêlos inestéticos nas orelhas e pêlos encravados na barba - conhecido como Foliculite da Barba e, claro, para mulheres para obtenção de uma pele lisa e livre dos pêlos indesejados, que podem também encravar.

5) Qual o número de sessões?
Isso depende da cor da pele e da cor e da espessura dos pêlos, bem como da região tratada e se a pessoa possui algum tipo de problema hormonal. Para se ter idéia: uma média de 6 sessões, podendo ser menos ou mais.
Afinal, quanto maior o contraste (pêlo grosso e escuro e pele clara), mais eficaz será o tratamento, com um menor número de sessões, e com mínimo desconforto.

A boa notícia é que hoje temos artifícios eficazes para controlar o incômodo local em qualquer cor de pele.


6) Quais as limitações do tratamento?
A resposta não é satisfatória para pêlos muito finos e os brancos. Nos demais casos o grau de satisfação é notório.

7) Existem muitos aparelhos no mercado, qual devo escolher?
Primeiramente escolha um bom dermatologista. Hoje no mercado existem inúmeros aparelhos e eu já tive a oportunidade de trabalhar e ver resultados reais em grande parte deles. Tem muito laser que fica com sua imagem arranhada devido à falta de habilidade do profissional em trabalhar com ele.

8) A depilação é definitiva?
Em alguns casos pode ser sim e em outros, falamos em depilação prolongada. Os problemas hormonais podem interferir no resultado, sendo que alguns desses indivíduos necessitam de mais sessões, a exemplo das portadoras da Síndrome do Ovário Policístico.

Bom, espero que tenha tirado muitas dúvidas de vocês.:)

2 comentários:

  1. Qual aparelho de depilação a laser é menos indolor e qual tenho menor risco de manchar a pele?

    ResponderExcluir
  2. Essa questão é difícil de ser respondida. Depende de muitas variáveis.

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...