quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A nova lei dos antibióticos: o que você precisa saber.


Eis um post informativo para todos os leitores.

A nova lei dos antibióticos já está em vigor no país e o uso indiscriminado de antibióticos foi um dos principais motivos da sua implementação. Na minha opinião, essa medida já veio tarde. Vejo muita gente comprando antibiótico para tomar no primeiro dia de resfriado. A maioria sem necessidade alguma. Outros aplicam pomadinhas de antibiótico às vezes para problemas que não tem nem essa indicação, mas se o balconista da farmácia falou está falado! Enfim o uso irracional de antibióticos está gerando super bactérias e uma resistência a antibióticos jamais vista, o que justifica plenamente a lei. Vamos a um bate-bola sobre o que mudou.

1)Do que trata essa lei?

Da regulamentação de antimicrobianos que a partir de agora só serão vendidos mediante a apresentação de 2 vias de receitas (1 ficará retida na farmácia e a outra com o paciente). A regra contempla antibióticos de uso ginecológico, dermatológico, oftalmológico, otorrinolaringológico e até os manipulados.

2)Antibióticos tópicos também?

Sim, eles também estão incluídos na resolução.

3)Antibióticos de uso veterinário também estão incluídos?

Não.

4)Qual o modelo do receituário?

Não existe um modelo específico, mas obrigatoriamente deve constar o nome do médico com o número do CRM, endereço completo, telefone, assinatura, carimbo e nome completo do paciente. E a letra deve ser legível e sem rasuras.


5)Qual a validade da receita?

Até 10 dias após a data da receita em todo território nacional.

O único aspecto negativo dessa lei, ao meu ver, vai ser o uso ainda maior de antissépticos pela população em geral. Até porque a propaganda de muitos deles fala que eliminam 99,9% das bactérias. Vai ser a festa do Dettol, do Protex e do Lifebuoy. Infelizmente tudo tem seu lado positivo e negativo. Porque não regulamentam o uso indiscriminado desses produtos também? Fica aqui a reflexão.

8 comentários:

  1. Obrigada pelos esclarecimentos, foi de mta ajuda! bjs e passa lá no blog!

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha gostado. :)Passo lá sim.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa mesmo esta lei.
    O pobre do brasileiro que sarava uma dor de garganta do filho com 10 reais na farmácia agora vai ter que pagar uma consulta de 100 ou enfrentar as filas de um sistema de saúde falido. Muita gente vai morrer por não poder cuidar de uma simples infecção intestinal a tempo.
    Como tudo no Brasil, a lei favorece a classe dos médicos e só foi criada para isto.
    A "superbactéria" foi inventada como pretexto para mais este abuso.

    ResponderExcluir
  4. Saibam que tem muito médico reclamando dessa lei por aí...não sei se isso agradou a toda a classe médica não. Seu ponto de vista é bem válido, pois o sistema de saúde como um todo não comporta o aumento de demanda que irá ocorrer...
    Agora tem muita gente que morre por fazer uso errôneo do medicamento. Tudo na vida tem seus dois lados...

    ResponderExcluir
  5. Essa lei é um verdadeiro absurdo! Num pais de 3 mundo como o brasil que não tem nem posto de saude suficiente para atender ao povo, as pessoas vão é morrer com uma simples dor de garganta que vai se transformar em pneumonia, ou então diarreia,coisas simples que se não tratadas viram graves, se o brasil pelo o menos investisse pesado na saúde ai sim, estaria correto, mas como a saúde é uma vergonha, essa lei é mais uma vergonha pro país, engraçado é que quando eles querem aprovar uma lei para favorecer uma classe , eles aprovam rapidinho ne? Agora quando é pro povo, arquivam e NUNCA aprovam, e inventam MIL pretextos! Classe médica é pior que advogados, eles sao a classe mais MERCENARIA que existe,são super unidos, um defende o erro do outro, apostando no civil que é leigo.Primeiro pq hoje em dia não sabem mais de nada ,não estudam, não pesquisam, passam 5 min com voce no consultorio so pra ganhar seu dnheiro ali rapidinho, ai prescrevem qualquer coisa pra vc ( que mts das vezes está tambem errado)e pronto, não querem mais saber de nada, e quando erram diagnosticos ai adoidado, eles se unem , inventam mil e uma desculpas, e nunca são pegos. Pois eu sou da area do Judiciario, e eu ainda vou lutar pra que minha area unida, faça um outro projeto de lei definindo que:
    1- Medico que quiser ter CRM vai ter que fazer teste de proficiencia igual a OAB.
    2- Vai ter a obrigação de escutar o paciente e trata-lo da maneira correta e nao querer apenas ganhar seu dinheiro e viver de status quo se achando porque é médico.
    3-Quando aparecer uma doença de dificil diagnostico tem a obrigação de estudar,pesquisar a doença para liderar o melhor tratamento possivel e nao jogar qualquer coisa pro paciente.
    4- Havendo erro medico, responderá por processo, e caso haja má fé,descaso,negligencia, imprudencia e impericia, pagará multa e ficará sem poder clinicar durante 2 anos, e havendo erro grosseiro e crime ir preso e perder PARA SEMPRE o CRM e nunca mais poder cursar qualquer outro curso da area de saude na vida.
    Obviamente que existem as excecoes, ainda existe aquele medico atencioso, estudioso que ama a medicina mesmo, que ajuda as pessoas porque simplesmente ama o que faz, mas essa é a minoria infelizmente, nos dias de hoje, só pensam em ganhar cada vez mais para obter seu status, enquanto que um bem primordial que é a sáude, perece.

    obs-> Quando os farmaceuticos estiverem perdendo dinheiro ( porque vao acabar perdendo ai é que eu quero ver)

    ResponderExcluir
  6. Germana,
    concordo com você em muitos pontos. Eu como médica também já fui paciente (inúmeras vezes) e lamento muito que a imagem do médico atual esteja aos frangalhos. A questão começa no motivo de que muita gente faz medicina não porque gosta e sim para obter status. Quanto À mim, eu sou meio idealista acho a lei coerente sim porém não sei se aplicável à nossa realidade conforme mencionado. Talvez isso faça com que as pessoas pressionem seus governantes que sempre prometem melhorias na área de saúde e pensar algumas vezes antes de votar. O problema é muito maior. Afinal, no Brasil, onde pagamos impostos de um país de primeiro mundo como a Suécia temos uma assistência médica de terceiro mundo, salvo exceções espalhadas pelo país. Tem muita gente boa por aí sem condições técnicas de trabalho. Não adianta vc saber se não tem como por em prática o que vc aprendeu, entende?
    Acho que devo só fazer um adendo quanto à atualização dos médicos: a boa notícia é que de uns anos para cá os especialistas só tem seus títulos renovados em caso de se submeterem a vários cursos para atualização (isso é lei, sabia?). Eu já faço parte dessa leva. E posso dizer que isso é muito positivo. Vocês poderiam acrescentar um outro item aí e lutar para mudar a remuneração dos planos de saúde que paga o médico com atraso em muitos casos menos que um profissional de nível técnico, forçando muitos médicos atenderem um volume gigantesco de pacientes para que ao fim do mês possam pagar as contas. Para isso a qualidade do atendimento cai e a chance de errar é maior. Hoje plano de saúde está ficando pior que o SUS.
    Um outro aspecto que vcs devem brigar é que só pratique a especialidade quem tiver título de especialista. Pois na minha área tem muito médico esteta que se passa por dermatologista e cirurgião plástico sem ser.
    Só não fique totalmente desiludida com a classe. Existe gente de bem e muito atenciosa no meio de tantas histórias tristes. Infelizmente até encontrarmos "nossos médicos" queridos temos muitas vezes que peregrinar bastante. Tem muita gente ruim em todas as áreas, só que na médica costuma soar mais trágico. Já fui muito mal atendida por colegas. Tenho amigos médicos que me odeiam quando reclamo dessas coisas. Outros concordam em gênero, número e grau. O que falta a muitos seres humanos é a própria humanidade e caráter mesmo. Isso não se aprende nas universidades. Isso nasce conosco, ou se tem ou não se tem. Simples assim.

    ResponderExcluir
  7. É claro que a auto medicação é perigosa e não deveria se praticada; é claro que isso é correto, mas em qual país? no nosso? será que essa medida, que é completamente correta na Inglaterra ou nos USA onde a disponibilidade de medicos é uma realidade bem mais presente, no nosso país vai ter um efeito mais positivo do que negativo?

    O que eu vejo é uma verdadeira panela de pressão sem área de escape para o vapor que irá se formar.

    Hoje, provavelmente 80% das pessoas que não tem condição financeira para pagar uma consulta, na sua maioria resolve seu problema na farmácia; uma dor de garganta no filho uma infecção e por aí vai, e é claro, problemas também acontessem, por isso a auto medicação não é indicada.

    A questão aqui é que a minoria dessas pessoas que procuram os postos de saúde já é o suficiente para superlota-los e sem ter médico disponível. Agora imagine os outros 80% engrossando essa fila!!

    Tenho um amigo que tem farmácia e já tenho presenciado clientes chegarem pra comprar um antibiótico pro filho que está com a garganta inflamada, muitas vezes que já tem custume de tomar, agora sai sem o remédio, não tem dinheiro para uma consulta particular e nem médicos nos postos (e sejamos realistas, o governo não parece ter vontade ou condições de mudar isso nem a curto ou médio prazo e provavelmente nem a longo) então já vi o proprietário, que não pode vender o remédio, perguntar: e agora o que você pretende fazer? e o cliente responder: não sei, vou ver aí.

    E a infecção está ficando agora dentro de casa.
    O problema é que isso só vai aumentar, e já vi dizer que estão preparando uma lista de antiflamatório pra piorar mais a situação.

    Eu quero ver quando o numero de pessoas com seus filhos em casa com infecção, sem a menor condição de conseguir um exame, seja particular ou pela rede pública, começar a se desesperar, aonde isso vai parar?

    Se pelo menos o farmacêutico que toda farmácia é obrigada a ter, pudesse fazer esse papel, mas nem pode (aliás, isso aconteceu mesmo, o farmacêutico me disse que a função atual deles em uma farmácia atualmente, é quase nenhuma).

    Será que é tão difícil de perceber que o que vai acontecer agora, pode ser bem pior do que acontecia antes!

    Mas é preciso estar vivendo entre as classes media baixa e pobre para entender isso.

    É necessário ter ido ao SUS marcar uma consulta e ter que esperar 3, 4, 5 meses pra perceber o que realmente irá acontecer, a infecção não ficará esperando.

    Mesmo quem tem dinheiro suficiente pra fazer um exame perticular, eu disse "PARTICULAR" nem foi por planos de saúde, então teoricamente o mais rápido, poderá, dependendo do tipo de médico e região do país, esperar dias.

    Eu estou falando com conhecimento de causa, pois recentemente, marquei um exame "PARTICULAR" e mesmo assim, tive que esperar 10 dias.

    Tenho uma tia que teve que esperar "UM MÊS" para ser atendida por um especialista, pois vinha de fora da cidade em determinados dias, já que na própria cidade não tem. E lembrem, nos estamos falando de exames particulares.

    O que vai acontecer com o pobre então? eu só queria uma explicação, mas que não seja ficção!

    ResponderExcluir
  8. Acho que alguma providência tem que ser tomada, os médicos que não estão pensando só no aumento no número de consultas e que percebem que a lei tal qual está vai mais prejudicar do que ajudar, precisam mobilizar-se em pro de modificações. Eu não digo nem em liberar todos os antibióticos, mas criar uma lista que libera os mais comuns, que teóricamente são mais usados e com menores possibilidades de efeitos colaterais. Será que não seria uma solução?

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...