sexta-feira, 22 de abril de 2011

ABC da Luz intensa pulsada (LIP)

Popularmente conhecida como LIP, a Luz Intensa Pulsada é um ótimo aliado no tratamento da pele. Primeiramente, LIP não é laser, já que o conceito físico é bem diferente, porém no dia a dia os dermatologistas e pacientes colocam tudo no mesmo grupo, o de lasers.
               Foto 1: exemplo clássico de indicação de LIP: as melanoses solares!!!
                  Foto 2: outro alvo da LIP: os vasinhos do rosto.   
 
Vamos então a um rápido quizz a respeito desse procedimento:


1)       O que é? Como a luz pulsada funciona?
Através das diferentes ponteiras do aparelho de luz pulsada, os feixes de luz são absorvidos pelos pigmentos das manchas solares e do sangue nos vasos visíveis, sendo convertidos em calor. O calor dissolve as células que contém pigmento e encolhe os vasos. O que se vê após alguns dias é o clareamento global da pele, com melhora da textura.

2)       Como a luz pulsada se diferencia do laser?
Os dois sistemas são bem similares, porém a luz pulsada utiliza uma janela bem maior de tratamento que os lasers. Ela espalha a luz através de uma grande área de pele, permitindo uma absorção e um tratamento mais rápido como resultado.

3)       Quais áreas do corpo posso tratar?
Ela pode ser aplicada em qualquer área do corpo: rosto, pescoço, colo, dorso de mãos, pernas, braços, costas e não só melhora a textura da pele, como também as manchinhas, os vasinhos além de promover um estímulo de colágeno e conseqüente rejuvenescimento global.

4)       O que devo esperar após o tratamento?

A sessão é rápida e com mínimo desconforto e você poderá evoluir de acordo com a lesão tratada da seguinte forma:
-Manchas solares e danos solares: as manchas escurecerão após o tratamento e após uma semana começarão a clarear naturalmente;
-Rosácea: após uma semana do tratamento a pele clareará diminuindo o tom rosado típico da doença;
- Veias aranhas: podem desaparecer após o tratamento ou ficarem mais escuros, sumindo total ou parcialmente entre 10 a 14 dias.
É indicado também para: olheiras, cicatrizes que contenham vasos (incluindo acne) e estrias vermelhas.

5)       Preciso de quantas sessões?

Devem ser aplicadas 3 a 5 sessões, podendo necessitar manutenção semestral ou anual. Se associado a outras técnicas como o laser fracionados poderemos optar por um número menor de sessões. É importante destacar que cada caso é um caso que deve ser avaliado individualmente.

6)  Qual a vantagem desse método?
O clareamento de certas manchas que não são removidas com o uso de peelings, o estímulo de colágeno, a eliminação do aspecto avermelhado de alguns tipos de pele (inclusive após o uso crônico de ácido retinóico), sendo superior a muitas técnicas, com um tempo de recuperação mínimo.

30 comentários:

  1. Ótimo post!!!
    Muito obrigada, mesmo!
    Uma última dúvida: a LIP funciona bem pra manchas solares, mas não clareia melasma, né? (eu tenho um que está me enlouquecendo!!!)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Paula você entendeu o espírito da coisa. Exatamente isso. Só que tem gente por aí que usa LIP para melasma. Eu sou contra.

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz LIP tem 8 dias e ainda não notei nenhuma diferença na minha pele. com quanto tempo começo notar as diferenças?

    ResponderExcluir
  4. Anônimo, existem muitos motivos que podem justificar esse questionamento:

    1- Você fez com um aparelho fraco em termos de potência; Muita luz pulsada existe por aí, porém poucas são fortes o suficiente para trazer resultados;
    2-A indicação não foi feliz no seu caso.Tipo: qual era o objetivo inicial do tratamento?
    3-O paciente não percebe que melhorou até pq a expectativa pode superar a realidade. Tive uma paciente que visivelmente melhorou a pele porém disse que não era isso que ela esperava. É complicado pois nos acostumamos facilmente com o belo e esquecemos como realmente éramos. É raro acontecer isso, mas infelizmente acontece.
    4-Talvez necessite realmente de mais sessões e com uma potência maior;
    São suposições, mas é difícil emitir um julgamento preciso sem avaliar o seu caso. A resposta ao tratamento depende tb do próprio paciente. Tem gente que com uma sessão tem uma resposta fantástica, outros precisam de mais sessões para atingir o mesmo grau de resposta. Quem já tem uma pele boa, sente dificuldade de ver realmente o resultado.

    ResponderExcluir
  5. dra., gostaria de uma indicação de dermato que seja especialista em hiperpigmentação pós-inflamatória resultante de peeling de TCA e cicatrizes de acne. Caso desconheça, peço que me oriente com algumas possibilidades de tratamentos.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. De que estado e cidade você está falando?
    Inexistem especialistas em hiperpigmentação pós inflamatória. Você deve ser avaliado por um bom dermatologista se realmente é uma HPI ou um Melasma desencadeado por peeling de TCA.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber sua opnião de LIP para flacidez de pele?

    ResponderExcluir
  8. Anônimo, sinceramente: o LIP é inútil para flacidez.

    ResponderExcluir
  9. Doutora pra melasma o que a senhora mais indica? Mais faz em seu consultório, tenho melasmas começou no buço, depois nariz e agora nas bochechas, nada clareia essa droga que me deixa de super baixa estima.

    Jo

    ResponderExcluir
  10. Jo, Melasma é um dos assuntos mais complexos que existe. Particularmente gosto de peelings seriados. Mas cada caso é um caso e o ideal é personalizar o tratamento.
    Não sei se você já leu mas fiz um post sobre melasma há um tempo atrás: http://strawberryandpeach.blogspot.com/2009/05/melasma-perguntas-e-respostas.html

    ResponderExcluir
  11. Dr. gostaria de saber se o LIP e eficiente para o tratamento de vasinhos na coxa. E melhor que o tratamento convencional (as aplicaçoes). gostaria de optar pelo LIp por se menos indolor, apesar de ser mais caro. Tenho 38 anos, falo de MG. Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Não é tão eficaz para vasos extra-faciais que costumam ser mais calibrosos...

    ResponderExcluir
  13. Dra. minha pele 'negra e gostaria de saber se há alguma conraindicação do uso do LIP par este tipo de pele. shekina_nel@hotmail.com

    Neila

    ResponderExcluir
  14. Difícil avaliar. Depende. Existem peles e peles negras. A pergunta seria qual o objetivo do LIP no seu caso?Seria realmente necessário?Existiria outra forma de obter o resultado pretendido?

    ResponderExcluir
  15. Bom o objetivo seria para a retida das manchas proveniente da espinha causada pela acne, no momento estou usando uma formila manipula,da para o clareamento, que consiste em tretinoína 0,05%, Hidroquinona 0,5% e acido azelaico 0,5%, estou usando no período da noite, e durante o dia filtro solar FPS 60 da Loreal.
    Queria saber se a utilização do lip seria um pontecializador neste tratamento.

    Neila

    ResponderExcluir
  16. Se a mancha tiver vaso no meio o LIP encontra uma boa indicação.

    ResponderExcluir
  17. boa tarde, estou interesada em fazer a aplicação da LIP, tenho manchas de gravidez e agora que estou com 41 anos elas estão mais acentuadas, nas laterais do rosto e no pescoço, tenho uma mancha de sol, estou fazendo aplicações com vitanol 0,01%, a pele fica super macia mas o tratamento é muito demorado, quero uma coisa mais rápida efeito relâmpago (rs) sei que pode aparecer o resultado na primeira aplicação, mas depende da pele. A questão é: Posso fazer a aplicação da LIP com uma esteticista e posso fazer mesmo usando p produto Vitanol???

    ResponderExcluir
  18. Se suas manchas forem na realidade um melasma não recomendaria o uso de laser.

    ResponderExcluir
  19. Ola! Tenho olheiras escuras e bem marcadas, esse LIP chega a preencher a area ou apenas clarear, pois tenho uma especie de sulco e bolsas embaixo dos olhos, quando vou sorrir fica horrivel um monte de pele dobradinha embaixo dos olhos, ate maquiagem nao consigo usar pois racha e borra tudo... me foi prescrito o LIP...sera que da certo?

    ResponderExcluir
  20. A LIP pode intesificar ou piorar o melasma?

    ResponderExcluir
  21. Tenho 31 anos, tenho poucas manchas de melasma bem claras no rosto(testa, buço, queixo); tenho também vasinhos bem discretos tipo varizes no nariz, queixo e buchecha eles só podem serem vistos se esticar a pele. Do jeito que estes vasos estão não me incomodam, mas tenho medo que eles aumentem. Gostaria de saber se eles podem aumentar a quantidade e a espessura e se convem retira-lós agora ou quando isto acontecer.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  22. Podem aumentar sim. O problema aqui é que o dermatologista deve saber o que não usar no seu rosto para que os vasos não piorem.

    ResponderExcluir
  23. Tenho melasma devido a gravidez, nas bochechas e no buço e testa, já tentei de tudo e nada, acido retinoico, peeling de todos os tipos e ácidos que as dermatologistas descrevem e nada, acho que fazem aumentar, estava pensando e fazer luz pulsada nestas manchas malditas.

    ResponderExcluir
  24. Sobre os melasmas, o que fazer para diminuir/acabar com elas??

    ResponderExcluir
  25. Carminha de uma olhada em um post daqui do blog: http://strawberryandpeach.blogspot.com/2009/05/melasma-perguntas-e-respostas.html

    O que posso te dizer e que o pilar fundamental do tratamento do melasma e um bom filtro solar de preferencia fisico.

    ResponderExcluir
  26. Nossa, muito bom seu post! O Blog muito legal, vou virar leitora!
    No inverno deste ultimo ano fiz pelling combinado, tratamento com ácidos em casa e LIP. Tinha uma mancha escura na testa pós gravidez que diminuiu visivelmente.
    Uma das minha principais queixas para a dermato era a grande quantidade de vasos na base e ao redor no nariz e vermelhos nas bochechas.
    As 2 sessões de LIP com ponteira especial e alta frequencia não mudaram em nada os vasos do meu nariz e os pellings e acidos pareceram me deixar mais vermelha. Ai a dermato disse que eu tinha uma pré rosacea.
    Os acidos podem ter deixado minha pela mais vermelha?? Por que será que o LIP que eu fiz não mudou nadinha meus vasos?
    Será que vou ter que viver com eles pra sempre??
    To usando rosaliac da la roche e os vermelhos estão "mais calmos"..
    Obrigada

    ResponderExcluir
  27. Gre, vamos lá. Nao tenho como afirmar se o que foi usado piorou os vasos. O que posso afirmar é que se o diagnóstico de rosácea for correto você ficará escrava do LIP para tratar pequenos vasos. Você faz, melhora, mas volta. No início, em média se precisa de 3 ou mais sessões e depois fica em manutencão mas sempre você vai lançar mão desse procedimento. Não tenho como avaliar se a potência usada foi ideal. Como meus pacientes sabem sou agressiva com potências para maximizar resultados..
    Quando os vasos forem mais grossos e maiores existem outras abordagens possiveis, já que a LIP pode ser insuficiente.

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...