terça-feira, 26 de abril de 2011

Cicatrizes de acne: um desafio.

 
 
O assunto de hoje é desafiador. Se eu pudesse resumir em uma frase qual o melhor tratamento para cicatrizes de acne eu responderia: não as tenha. Mas se você é como eu e não escapou desse destino fatídico, leia essa lista de facts a respeito do problema:

  • Existe uma classificação de cicatrizes de acne e para cada tipo de cicatriz o tratamento indicado pode ser diferente. Portanto, a indicação dermatológica especializada (não falo dos pseudodermatologistas de plantão que proliferam, ok?) é fundamental.
  • Ao tratar as cicatrizes, os dermatologistas se deparam com um problema bem comum: existem alguns pacientes que não percebem nenhuma melhora. A verdade é que o grau de melhora é evidenciado por pessoas ao redor do paciente, pois depende da distância da visão. Como nos olhamos no espelho e dificilmente a cicatriz desaparece (ela atenua) algumas pessoas ficam extremamente desapontadas com os tratamentos e até param com eles. O que pode ser UM ERRO GRAVÍSSIMO.
  • A paciência, portanto, é uma virtude para pacientes com esse problema. Até porque a resposta a qualquer tipo de tratamento é variável de acordo com o paciente e pode ser mais lenta ou mais rápida. Não desanime.
  • O objetivo do tratamento é superficializar as cicatrizes e isso não se dá do dia para noite, salvo raras exceções. Dentro da pele as técnicas visam SEMPRE estimular a produção de colágeno. Tem paciente que produz mais rápido e em maior quantidade colágeno que outro. Ninguém sabe definir bem o porquê e por isso, sou bem realista com meus pacientes.
  • Não dá para voltar no tempo e devolver a pele de bebê de outrora.
  • O laser fracionado é uma ferramenta muito boa para grande parte dos pacientes. Em geral, preconiza-se o mínimo de 3 sessões, mas tem pacientes que precisam de mais sessões. A melhora varia individualmente de 30 a 70-80%.
  • O tratamento de cicatriz de acne só pára quando o paciente disser: "com esse grau de melhora já estou satisfeito".
  • Não se pode falar mal de qualquer procedimento para cicatriz de acne sem antes saber se a indicação foi correta e se o prazo de melhora já expirou. Com o laser fracionado, por exemplo, tem o prazo de até um ano depois do último tratamento para melhorar. Se não melhorar nada pule de método ou tente mais 3 sessões.
  • A luz pulsada ou o pulsed dye laser podem ser usados também para determinados tipos de cicatrizes;
  • A dermoabrasão (raspagem mecânica da pele do rosto) para mim é a solução extrema, pois existem certos riscos inerentes à técnica. 
  • Outras técnicas: peelings médios também podem ser úteis, eu adoro eles. Já a subcisão só em casos selecionados com fibrose. 
  • O sculptra é outro artifício válido, mas muito paciente fica desencorajado pelo preço...
MEMORIZE ISSO: se você tem acne, ao menor sinal de cicatriz procure um dermatologista para avaliar o início do Roacutan (isotretinoína oral). Acne, mesmo em grau leve a moderado, causando cicatriz tem indicação de uso imediato da isotretinoína oral (roacutan). O recado está dado.
Quanto a mim...hoje minhas cicatrizes são quase imperceptíveis e já fiz algumas sessões de laser fracionado e luz pulsada associadas a peeling médios.

11 comentários:

  1. O engraçado é que quando eu era adolescente, as acnes iam e vinham sem causar maiores estragos.
    Agora, com a idade, uma pequena espinha deixa uma cicatriz tiste.

    ResponderExcluir
  2. Pegando o finalzinho do post...
    Eu meio que confundo peeling leve com médio... qual a diferença?
    Ácido retinóico + solução de jessner é leve ou médio?

    Mais uma coisa... está aparecendo uma "Deluxe TV" aqui do lado, que abre com uma música altíssima (um samba, sei lá...). Nunca tinha acontecido antes aqui no teu blog...

    Mais uma vez obrigada pelos posts super esclarecedores!

    ResponderExcluir
  3. AR e Jessner é um peeling combinado superficial...A diferença tem a ver com a profundidade da penetração do ativo.

    A deluxe é uma TV digital com programação diária. Pode ser um problema se o som do computador está alto, pois entra com todo volume. Desculpe pelo susto.

    ResponderExcluir
  4. Doutora, quando eu uso adapaleno, minha pele fica bem lisa, parece que diminui as cicatrizes (tenho poucas), será que é coisa da minha cabeça ou funciona mesmo?.

    ResponderExcluir
  5. Adapaleno pode levemente amenizar, mas a longo prazo ao afinar a pele pode deixar as cicatrizes mais aparentes...

    ResponderExcluir
  6. doutura, eu fiz 5 sessoes de peeling de diamante alternados com 5 aplicaçoes de laser com colageno. No entanto, percebi o desaparecimento das manchas e apenas um leve melhoramento das cicatrizes. Por isso parei o tratamento q durou 9 meses. Gostaria de saber se deveria retornar ao mesmo medico e pedir um tratamento um pouco mais agressivo ou entao mudar de medico?
    obrigada

    ResponderExcluir
  7. A sculptra também serve para cicatrizes profundas de acne?

    ResponderExcluir
  8. A sculptra serve para cicatrizes profundas de acne?

    ResponderExcluir
  9. Estou usando Differin há uns 6 meses e comecei a notar que minhas cicatrizes estão mais aparentes e a pele sem brilho.

    Qual seria o mais indicado a se fazer nesse caso?

    ResponderExcluir
  10. Marie, esse e um erro muito comum em prescricao. Retinoide topico como o Differin torna muitas cicatrizes mais aparentes do que antes por afinar a pele. O mais indicado e encontrar um dermatologista que abrace a causa das cicatrizes pois nao e tao simples o tratamento quanto aparenta...

    Anonimo, e muito complicado afirmar alguma coisa a distancia. Existem diversos tipos de cicatrizes e pacientes que respondem melhor a uma determinada tecnica que outra...

    ResponderExcluir
  11. Flavia, sim o Sculptra pode ser usado para tratar cicatrizes de acne.

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...