sábado, 31 de dezembro de 2011

Além da depilação a laser: outros métodos.

Resolvi fazer esse post para desmistificar alguns métodos de depilação. Vamos a eles:


1) Cera: existem ceras de abelha (a clássica amarela), de morango (vermelha), de chocolate (cor marrom) e de algas marinhas (verde).
Indicações: depilação universal
Limitações (contra-indicações): pele sensível, tendência a foliculite.
Mito: cera afina o pelo. A verdade é que como ele é arrancado da raiz e a extremidade de qualquer pelo é mais fina, daí essa impressão. Tem gente que fala que diminui os pelos a longo prazo. A verdade é que tem gente que naturalmente vai perdendo os pelos a medida que envelhece. E naturalmente. Apenas uma coincidência.
Pessoalmente, indico a cera de algas marinhas. Ela é a mais suave de todas, mas também não é perfeita.


2) Linha, a famosa técnica iraquiana. Para a mim a grande mestra de todas as depiladoras dessa técnica se chama Mariana e atende na Fashion Clinic no Rio (Ipanema). Praticamente indolor (só com ela, pois já tentei com outras pessoas) é melhor indicada para pelos finos do rosto e sobrancelhas. Se alguém planeja ir ao Rio telefone com 4 meses de antecedência. Do contrário, você pode ficar a ver navios. A agenda dela é permanentemente lotada, pois além disso tudo ela é designer de sobrancelhas das globais. Aí já viu, né?


3) Eletrólise: poucas pessoas dominam essa técnica. Inclusive nós dermatologistas aprendemos a fazer isso (pelo menos eu aprendi, obrigada professora Cleide!). Indicada classicamente para pelos brancos, a técnica consiste em introduzir uma agulha finíssima no folículo e queimar ele lá dentro.


4) Laser: já foi objeto de um post antigo. Sou suspeita para falar da técnica, mas para mim é uma das melhores. A escolha depende do paciente e tem sua indicação formal quando se sofre de foliculite. Veja na barra à direita do blog.


5) Cremes depilatórios (tipo VEET):
Ele simplesmente destrói o pelo quimicamente. Contra-indicado para peles sensíveis. Ele tem o mesmo efeito que a lâmina: só "poda" o pelo, não arranca pela raiz.


6) Lâmina: prática e rápida. No exterior, existem aparelhos fantásticos que irritam menos, como o Venus.
Contra-indicação: tendência a foliculite.
Mito: quem depila com lâmina o pelo engrossa. Nada a ver, a questão aqui é que a lâmina "poda" o pelo e não o arranca pela raiz. Dessa forma, é criado um efeito óptico. Ele continua crescendo da base grossa. Pura ilusão.

3 comentários:

  1. Daniella,
    vc não acha que a depilação com cera realmente diminua a quantidade de pêlos? Porque hoje eu não tenho metade dos pêlos que tinha antes, e tô com 30 anos, será que perdi os pêlos naturalmente?
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Se a pessoa não tem nenhum problema hormonal o natural é que perca os pelos do corpo e que cresçam pelos no rosto a medida que envelhece.

    ResponderExcluir
  3. Drª. tenho muita foliculite nas costas, mas continuo tratando-as, gostaria de saber se posso depilar com cera quente as costas?
    Observação nunca depilei e mesmo assim tenho foliculite.

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...