quinta-feira, 18 de novembro de 2010

ABC dos Preenchedores

Dando seguimento aos posts instrutivos, vamos falar de outro assunto bem comum nos consultórios dermatológicos: preenchedores.

Primeiramente, quero destacar a diferença entre a toxina botulínica e os preenchedores. Enquanto a toxina tem como indicação clássica tratar o terço superior do rosto, os preenchedores tratam melhor o terço inferior. São produtos, portanto, totalmente diferentes. O primeiro atua paralisando a musculatura e os segundos preenchendo espaços com substâncias permanentes ou temporárias.

A substância permanente disponível no Brasil para preenchimento é o PMMA ou metacrilato. Pessoalmente, não indico o seu uso por inúmeros motivos em especial pelo risco maior de reações ao produto. E por ser permanente, a reação tende a ser crônica e pode ocorrer até anos após o procedimento. Outro grande problema é o despencar que ocorre em certas pessoas durante o processo de envelhecimento, afinal o peso do produto pode fazer com que o mesmo "migre". Dessa forma, não recomendo sua aplicação a não ser em casos muito bem indicados onde o resultado compense o risco para o paciente, como é o caso de lipodistrofias graves.

Esse tipo de preenchimento, em geral, tem um custo menor, porém é o barato que pode sair muito caro. Outro nome popular que esse procedimento permanente recebeu foi BIOPLASTIA. Portanto, prestem bastante atenção no que estão aplicando em vocês.

A substância temporária disponível no nosso país é o ácido hialurônico. Essa substância tem um risco mínimo de complicações, pois já faz parte da nossa própria pele e que com o processo do envelhecimento vai sendo depletada do nosso organismo. Portanto, o que fazemos é uma reposição do material que perdemos naturalmente com o passar dos anos. A durabilidade do preenchedor temporário pode chegar até um ano. Porém sofre influência de alguns fatores, como a exposição a fontes de calor (como o próprio sol), movimentação da área e perda excessiva de peso. Quais as marcas que recomendo no Brasil?
Surgiderm
Estelis
Restylane
Juvederm
São todos produtos importados com custo elevado, mas que tem estudos clínicos e perfil de segurança comprovado.
Entretanto, como imagens traduzem melhor todas as palavras temos como principais indicações dos preenchedores:

Sulco nasogeniano (o bigode chinês) e lábios:

O código de barra (rugas ao redor dos lábios):

P.S. O ácido hialurônico aqui mencionado não tem o mesmo efeito do ativo homônimo em creme que tem como única função a hidratação. Os verdadeiros ácidos hialurônicos preenchedores são os injetáveis aplicados por dermatologistas. Não dá para comparar. Fica registrado o alerta contra propagandas tendenciosas.

2 comentários:

  1. É um assunto que estou estudando....já até falei com minha dermato, mas ainda não vou fazer pq apesar de estar prester a completar 43, ela aconselha tratar das manchas e deixar o preenchimento mais para frente. Desaconselho o metacrilato, já ví coisas horríveis feitas com ele! (MEDA!)

    ResponderExcluir
  2. Rita,

    Fiz dermatologia em um hospital de referência do Rio de Janeiro e recebíamos casos que ninguém conseguia resolver como complicações pelo uso do metacrilato. Isso me fez ter MUITO receio do produto.

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...