terça-feira, 23 de novembro de 2010

Momento sétima arte: o segredo dos seus olhos



Sou cinéfila doente desde que me entendo como gente, mas confesso que desconhecia a existência de um cinema argentino de qualidade. E de um nome: Juan Campanella, diretor este que dá uma aula de como fazer um bom filme. Uma película que vai da comédia ao drama não é uma missão fácil desde Frank Capra (um dos meus diretores favoritos de todos os tempos). Enquanto James Stewart era presença constante em vários filme de Frank, Campanella adora fazer parceria com Ricardo Darín, talvez um dos melhores atores da América Latina na atualidade.
Detalhe: simplesmente inexiste uma atuação ruim no filme. Todos estão maravilhosos. Destaque para 3 cenas: a tomada ininterrupta no estádio de futebol, o interrogatório (onde a atriz Soledad arrasa e mostra que não é só um rosto bonito) e, é claro, a cena final do filme que encerra de maneira poética a história.
Não é à toa que esse filme trucidou o favorito Fita Branca no último Oscar.
Gostei tanto que talvez tenha que assistí-lo novamente para assimilar todas as suas nuances.
Uma das frases mais marcantes do filme é aquela que fala que podemos modificar tudo, menos nossas paixões. A mais pura verdade. Outra reflexão é a respeito de como algumas pessoas desempenham verdadeiros papéis, aparentando uma felicidade inexistente quando, na verdade, suas vidas são preenchidas com o "nada".

Vamos a sinopse:

Benjamin Esposito (Ricardo Darín) se aposentou recentemente do cargo de oficial de justiça de um tribunal penal. Com bastante tempo livre, ele agora se dedica a escrever um livro. Benjamin usa sua experiência para contar uma história trágica, a qual foi testemunha em 1974. Na época o Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar o estupro e consequente assassinato de uma bela jovem. É desta forma que Benjamin conhece Ricardo Morales (Pablo Rago), marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado. Para tanto ele conta com a ajuda de Pablo Sandoval (Guillermo Francella), seu grande amigo, e com Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil), sua chefe imediata, por quem nutre uma paixão secreta.

Para conferir os trailers no you tube:

http://www.youtube.com/watch?v=T-8w1HrHQYU
e

http://www.youtube.com/watch?v=0cNd1OIp808


P.S. 1:Ontem vi uma entrevista do Campanella e não foi nenhuma surpresa ao ouvi-lo comentar sobre como a película It´s a wonderful life/
A felicidade não se compra (1946) de Frank Capra o impactou. Primeiro porque no início do filme ele achara ridícula a premissa de um anjo da guarda e no final por ele sair aos prantos da sessão envergonhado ao ter julgado mal um filme que é uma verdadeira obra prima. E isso o impulsionou a se tornar um diretor de cinema (ótimo para nós).

P.S. 2: Preciso assistir o Filho da Noiva, obra elogiadíssima do Campanella.

2 comentários:

  1. Indo até uma locadora alugar este filme! Fiquei muito curiosa! Obrigada pela dica, querida.

    Beijos!


    P.S.: Adorei que tenhas arranjado um tempo para adicionar mais posts!

    ResponderExcluir
  2. Atualizando...ontem assisti ao Filho da Noiva, resultando na seguinte opinião: o segredo dos seus olhos é muuito melhor...

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...