sábado, 26 de março de 2011

Diabetes: cuidados com a pele


Diabetes é uma doença muito comum e seus portadores podem sofrer muito com problemas de pele, em especial com a pele seca.

A pele ressecada pode gerar alguns inconvenientes, como descamação e coceira. Se não houver a preocupação em hidratá-la o indivíduo através da manipulação (arranhões, por exemplo) poderá abrir portas para infecções fúngicas e bacterianas.

Eis alguns cuidados especiais:

Atenção ao aplicar hidratante nos pés, evite colocar entre os dedos. Se você aplicar nessa área pode aumentar a probabilidade de uma infecção fúngica, por exemplo;

Evite banhos quentes e demorados. Aplique o mínimo de sabão possível. Seque bem os pés.

Hidrate bem o corpo em especial as pernas e os pés. A hora ideal é logo após o banho. Outro truque válido é usar meias durante à noite após aplicar hidratante no local, o que potencializa o efeito.

Escolha um chinelo, estilo havaianas para pisar no chão do banheiro durante o banho e assim evitar contato direto com eventuais fungos, em especial quando estiver viajando, afinal você não sabe quem dormiu no quarto antes e se tinha alguma micose nos pés;

O controle da glicemia (açúcar) no sangue é muito importante, já que seu excesso leva à desidratação cutânea. A lesão das terminações nervosas da pele que ocorre nessa doença pode diminuir a sudorese e agravar ainda mais o problema.

Checar sempre os pés. Procure informar seu médico ao sinal de qualquer alteração. Até uma simples frieira pode se transformar em um grande problema.

5 comentários:

  1. Minha família toda tem diabetes e, certa vez, comentando com minha mãe a respeito de coceira incontrolável nos calcanhares antes de dormir, ela disse que pode estar relacionado ao diabetes. Pode mesmo?
    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  2. Belita, se a pessoa tem diabetes existe uma tendência maior ao ressecamento que dá coceira na pele. Mas existem outros problemas que podem dar coceira nos calcanhares. O ideal é ir a um dermatologista. Visite o site www.sbd.org.br para encontrar um em sua cidade.

    Um grande abraço

    Daniella

    ResponderExcluir
  3. Olá Daniella!
    Eu não tenho diabetes e sofro com ressecamento nos pés. Já tentei diversos hidratantes mas não consigo encontrar um que resolva o problema. Meus pés são tão ressecados que ficam esbranquiçados e têm rachaduras como se estivesse descamando na planta do pé. Eu costumo cortar as peles que vão descamando. Você poderia me recomendar um hidrante bom que funcione de verdade?

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...