sábado, 1 de outubro de 2011

ABC dos poros dilatados.

Uma queixa bem comum nos consultórios dermatológicos são os poros abertos ou dilatados. Esses furinhos são um tormento para muitos pacientes que buscam uma pele perfeita.

A verdade é que o tratamento é um tanto desafiador e vou tentar descrever brevemente o que pode ser feito para atenuar esse problema.

Primeiramente, os poros abertos são mais comuns em peles oleosas e na zona T de peles mistas.Tipicamente incomodam seus donos pois existe um acúmulo de sujeira (debris)-restos celulares e sebo oxidado pela presença do oxigênio-dando origem a pontos pretos. Sim, mas então o que pode ser feito já que impedir o contato com o oxigênio é impossível?

Uma boa limpeza de pele com uma esteticista habilidosa é um tratamento inicial muito indicado para eliminar os pontos enegrecidos, disfarçando a aparência deles.

Outros recursos são os cosméticos "massa corrida", ou seja, que tapam temporariamente os buracos, já falei em um anteriormente e vou enumerar uma listinha no final do post.

Não esprema espinhas, isso pode enlarguecer os poros;

Lavar o rosto 2 vezes ao dia. NUNCA dormir com maquiagem;

Uma outra dica diferenciada é o uso de antioxidantes tópicos...Sim, esta dica pode aumentar o tempo entre uma limpeza de pele e outra. Os antioxidantes compreendem as vitaminas, em especial a vitamina C, o ácido ferrúlico, a idebenona, entre outros. A função aqui é de retardar a oxidação dos debris que originam a coloração enegrecida.

Usar filtro solar. Sim, isso mesmo. Estranho mas é real. Algumas pessoas padecem de poros aumentados pela perda da elasticidade cutânea da pele ao redor dos poros. Como a exposição solar acelera a degradação do colágeno e elastina, a mesma possui um impacto negativo sobre os poros;

Particularmente, gosto dos resultados do laser fracionado para diminuição dos poros. O risco-benefício é o menor dos procedimentos existentes tendo em vista que único tipo de peeling que causa algum impacto são os médios. Ninguém vai fazer um peeling médio para essa indicação, né? O único senão é que o paciente tem que ter paciência com o resultado, que pode não ser tão imediato e pode não ser 100%. Mas uma atenuação sempre é bem -vinda, não acham?

Elaborei uma lista de produtos que funcionam como sebo-regulador e minimizador de poros. Vamos lá então:

1) Decleor Aromessence Ylang Ylang Serum: tem uns reviews bem interessantes. Promete eliminar os pontos pretos pela seborregulação, tendo um mecanismo de ação diferenciado. Um óleo que regula a produção de óleo. Está esgotado na SEPHORA. Creio que vou tentar comprá-lo na minha próxima viagem-que está chegando (viva!).

2) Pore Minimizing Serum Clinique: já falei dele aqui.

3) Idealist Pore Minimizing Serum: da Estée Lauder, é um sérum suave que tem o mecanismo de ação similar ao da Clinique. Só lembrando que a Clinique é o braço mais dermatológico da Estée. São produtos que eu costumo dizer "irmãos":

4) Dr Brandt Pores no More! Pore Refiner: adoro o nome dessa linha que também sempre aparece com reviews positivos, especialmente o produto do meio (pore refiner):
5) LAMCÔME Pure Focus toner: um tônico muito interessante para remoção das impurezas com zinco e ácido salicílico. Essa dica é para quem tem paciência de tonificar a pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...