segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Zytaze: o suplemento que pode aumentar o tempo de duração do Botox.

Tive a oportunidade de participar de uma palestra no último Meeting da Academia Americana de Dermatologia em New Orleans em que havia sido mencionado por alguns dermatologistas o uso do Zytaze. Poucos referiam um aumento de um mês de duração dos efeito da toxina botulínica, porém devo confessar que visivelmente não havia um entusiasmo muito grande pela forma como falavam.


Resolvi então fazer um post sobre o que, como, o onde e o porque ele está sendo indicado.


1) O que é o Zytaze?


Consiste em um suplemento contendo Citrato de Zinco (para a toxina fazer efeito necessita se ligar com o Zinco Tecidual) e fitases (enzimas que degradam os fitatos que impedem a absorção do Zinco).


2) Se eu tomar algum outro suplemento com Zinco posso ter agum tipo de resultado?


Teoricamente, acredita-se que sim, ainda que seja imprevisível, pois o único estudo que existe é com esse suplemento que foi lançado pela empresa fabricante.


3) Quais são as fontes naturais de zinco?


Principalmente, carne vermelha. As fontes vegetais contem o tal do fitato que termina atrapalhando a absorção do Zinco.


4) Como deve ser tomado esse suplemento?


Quatro dias antes e no dia do procedimento (Total de 5 dias). Em geral, junto as refeições e idealmente evitando a tomada simultânea com outros suplementos e medicações. Não adianta tomar depois da aplicação da toxina, certo?


5) Como foi feito o estudo?


Estranhamente, metade dos pacientes do estudo tinham faixa etária por volta dos 70 anos. Isso pode ser alvo de críticas, uma vez que não retrata a realidade já que a maioria dos nossos pacientes são mais jovens. Outro detalhe é que ele ainda não foi publicado em revista científica indexada.


6) Quais foram os resultados desse estudo?


Um aumento de 25% da duração do efeito da toxina, o que representa aproximadamente 20 a 30 dias, ou seja até um mês.


7) O que eu acho?

Pode ser um artifício bem interessante, mas há que se aguardar mais estudos que possam concluir algo de mais concreto. Estudos estes que devem incluir pacientes com faixa etária mais jovem à divulgada no estudo (65 anos). 
Ao que parece o impacto dessa suplementação também não é uniforme. Até porque em pacientes cujos níveis de Zinco sejam ideais essa suplementação não acrescentaria em nada. 

Dessa forma, o paciente deve ser informado disso para não criar espectativas irreais. E se a ANVISA permitir talvez um dia chegue no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...