segunda-feira, 7 de novembro de 2011

ABC do peeling

Um dos procedimentos mais comuns nos consultórios dermatológicos, os peelings, podem ser classificados basicamente em 2 tipos:


1) Mecânicos: o peeling de cristal e de trigo fazem parte dessa categoria. São extremamente suaves, não provocam descamação e, portanto, são conhecidos como lunch peels (peelings da hora do almoço). Em termos de resultados você precisaria de várias sessões para se equiparar a uma sessão de peeling químico superficial. Portanto, resultado em uma sessão é bem difícil. 

A exceção em termos de agressividade é o peeling de diamante e a dermoabrasão que embora sejam mecânicos são bem mais agressivos (portanto PRECISA SER FEITO POR UM DERMATOLOGISTA), podendo ser indicados para alguns tipos de cicatriz de acne. 

2) Químico: aqui temos uma grande e incrível variedade. Em termos de impacto, ele é proporcional à profundidade que ele atinge a pele, sendo superficial, médio e profundo. Na maioria dos casos, os dermatologistas usam comumente os superficiais e em casos específicos os médios. 
Os peeling profundos são destinados a pacientes com um alto grau de fotoenvelhecimento cutâneo. 

As principais substâncias dos peelings são: ácido retinóico (nas mais diversas concentrações), ácido salicílico, TCA (ácido tricloroacético), Fenol. 
Você pode associar essas substâncias e cada dermatologista tem um estilo de fazê-lo. Existem também peelings com fórmulas fechadas.


Eis mais algumas perguntas gerais a respeito do tema:


Qual o objetivo do peeling?

Peeling vem do verbo inglês "TO PEEL" e significa descamar, ou melhor, renovar a pele. O objetivo é acelerar a renovação da pele. Durante o processo de envelhecimento, nas manchas e na acne essa renovação cutânea está em desequilíbrio. Outro aspecto importante dos peelings é o estímulo de produção de colágeno que alguns agentes possuem e, portanto, podem ser bem indicados para estrias e rejuvenescimento. A descamação inicia dentro de 3 dias e pode ser visível e até invisível em alguns casos.

·         Então existem peelings que não descamam?

Sim, existem. Determinados tipos de peeling não provocam descamação visível, porém o resultado desejado é obtido após diversas sessões. É bastante cômodo para quem abomina descamar ou para quem não pode descamar (pessoas públicas, como modelos, políticos, atores, atrizes, cantores, jornalistas e antes de eventos importantes como casamentos e festas).

·         Quais devem ser os cuidados após o procedimento?

Além de evitar o sol, o protetor solar é obrigatório, evitar uso de ácidos durante o período da descamação (que pode durar em média uma semana) e não arrancar a pele que se destaca.

·         Como saber se sou candidato a fazer um peeling?

As principais indicações incluem: acne, melasma, manchas no rosto e corpo, estrias, rugas de leves a moderadas, olheiras (quando tem componente pigmentar), ceratose pilar, rejuvenescimento. 


.         Posso tratar minhas cicatrizes de acne com peelings superficiais?

Não é o mais indicado, uma vez que a cicatriz é um problema profundo da pele e envolve derme, enquanto que os peelings superficiais não conseguem atingir esse nível de melhora, sendo bem indicados para problemas superficiais.

3 comentários:

  1. Dani, querida!!! tenho uma super novidade: uma loja virtual! quando Larinha estiver dormindo ou brincando rsrsrs venha dar uma olhadinha. bjs

    www.boutiquedeachados.com.br

    Carmen

    ResponderExcluir
  2. Carmen, já andei visitando sua loja e amei aquela almofada floral. Só ainda não encontrei um lugar para colocá-la no meu apto e eu gostei da azul mesmo...:)

    Bjos!
    Parabéns pela loja. De muito bom gosto.

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...