quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Elure: um clareador revolucionário ou apenas uma moda passageira?


Muito comentado no meio da Dermatologia Estadunidense, o Elure virou o novo hit do momento em se tratando de clareador. Inclusive ganhou o prêmio inovação de 2011 dado pela revista Allure. Porém, como nada é perfeito, resolvi fazer esse post falando melhor sobre o produto, suas aplicações e limitações.

A linha Elure conta com um sabonete, um creme noturno e uma loção clareadora. Vamos a algumas considerações:


1) O ativo responsável pelo clareamento nessa linha é a melanozima, uma enzima produzida por um fungo;


2) O estudo sobre o qual se apóia toda a estratégia de marketing do Elure compara o mesmo com hidroquinona a 2%. Aqui me pergunto: por que não o compararam a uma concentração maior de hidroquinona?Estranho, não?


3) Um dos apelos do produto é ser pouco irritante para pele. Só que isso não é bem assim, existem pacientes que não conseguem usar a linha.


4) Indicado para toda e qualquer mancha, mas ao que parece funciona melhor para hiperpigmentação de dano crônico solar e a pós inflamatória, ajudando também na manutenção do clareamento de melanoses solares. Não recomendaria o Elure como monoterapia para pacientes com melasma, por exemplo.


5) Só lembrando que não existe sabonete que clareia mancha, certo?O sabonete da linha é mais um complemento do que algo funcional.


Na minha opinião, inexiste até o momento clareador melhor que a hidroquinona. Infelizmente, essa é a realidade. Temos outros clareadores bem interessantes para serem usados no descanso de hidroquinona como já falei em outro post, entretanto o potencial de clareamento é mais discreto. 

13 comentários:

  1. Muito interessante Daniela, eu ainda não conhecia esta linha. E concordo com vc, para superar a hidroquinona faltam séculos de estudos.
    Luciana (http://donnaderma.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Luciana. Infelizmente, a hidroquinona continua sendo um dos principais pilares do clareamento. Seria bom se tivéssemos mais opções equivalentes...

    ResponderExcluir
  3. Nada a ver com o tema do post, mas só para avisar que também te "linkei" lá no meu blog. É tanta coisa para editar quando se cria blog que às vezes a gente não lembra de tudo na mesma hora. hehe

    ResponderExcluir
  4. Tranks, Pedro. Um dia quem sabe vamos fazer um encontrão de blogs dermatológicos para todos nós nos conhecermos pessoalmente ...:)

    ResponderExcluir
  5. Só para registrar a leitora assídua! Abc ana bh

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostaria de perguntar sua opinião sobre o fato da hidroquinona ser cancerígena, segundo alguns estudos. Ainda assim ela é considerada melhor opção, levando em conta seus prós e contras?

    ResponderExcluir
  7. Gabriele: É controversa a idéia,acho que existem coisas bem piores à soltas por aí em produtos inocentes. Mas posso dizer que hoje uso muito menos a hidroquinona na prescrição que outrora. E nem uso em criança. Infelizmente nada clareia como a hidroquinona, excetuando-se os pacientes que são alérgicos a ela.

    ResponderExcluir
  8. O que dizer de Emblica, licorice e belides, contidos no Clariderm Clear Serum? Clareia bem? Clareia igual, menos ou mais que a Hidroquinona?

    ResponderExcluir
  9. A hidroquinona é o clareador mais potente. Mas existem peles que não toleram ou respondem mal a ela.

    ResponderExcluir
  10. oi, tenho a pele negra gostaria de ler algo sobre melhor tratamento pARA MANCHAS MELHORES CREMES ETC.... TODO ASSUNTO SOBRE PELE NEGRA. OBRIGADA. MARLUCE

    ResponderExcluir
  11. Marluce, por enquanto o blog esta parado, devido a problemas de saude na minha familia. Se eu retoma-lo ja e uma pauta legal para desenvolver. Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Existe alguém (que tenha melasma) que já tenha testado o Elure?
    O FDA aprova o uso de hidroquinona superior a 2%?
    Quem não pode usar a hidroquinona (que não é mais utilizada no Japão) se "joga" ou testa outras alternativas provindas de pesquisas dermatológicas?

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...