quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Hidroquinona: vilã ou mocinha?


                                    Ocronose: complicação temida pelo uso crônico de hidroquinona
 Leucodermia em confetti : manchas brancas ovaladas no meio do melasma, também ocasionada pelo uso crônico de hidroquinona.

A hidroquinona é um dos melhores clareadores existentes. Ela está presente em grande parte das fórmulas clareadoras prescritas diariamente nos consultórios dermatológicos.

Resolvi fazer esse post para alertar sobre alguns cuidados e é um post direcionado aos portadores de melasma que invariavelmente necessitam desse clareador.

Fatos sobre a hidroquinona:


-Não deve ser usada de maneira contínua (por anos) sem supervisão dermatológica sob o risco de causar o que chamamos de hipocromia em confete (manchas brancas ovais na área da mancha) e ocronose exógena (uma pigmentação cinza acastanhada no lugar do melasma). O problema é que essas 2 complicações são irreversíveis. Se o dermatologista perceber tais alterações suspenderá de imediato a hidroquinona, que terá seu uso PROIBIDO para sempre naquele paciente;

-O ideal é fazer uma pausa por alguns meses durante o ano, isso impede a taquifilaxia, que pode ser definida como a parada do efeito devido ao uso contínuo de qualquer medicamento. Dessa forma, o tratamento DEVE OBRIGATORIAMENTE ser acompanhado pelo dermatologista que ao menor sinal de complicações suspenderá a medicação, além de proceder a pausas planejadas;


-Hidroquinona industrializada ou manipulada? Tanto faz. O legal da manipulação é que você tem uma maior liberdade de mexer na concentração da hidroquinona.


-A hidroquinona melhora toda e qualquer mancha? Não. Existem manchas que só saem com laser, como as sardas (efélides), por exemplo.
 
-O modo de usar: esse produto pode ser usado em qualquer hora do dia, embora grande parte dos dermatologistas sugira seu uso noturno. 

Na minha opinião acho a hidroquinona indispensável em certos casos. Mas como todo e qualquer tratamento, deve ser supervisionado periodicamente. O recado está dado.

51 comentários:

  1. Fico com muita pena das pessoas que têm manchas e moram em países onde a hidroquinona é proibida (há vários, mesmo em medicamentos). Acho que estas agências reguladoras deveriam dar mais liberdade ao médico e/paciente decidir se vale a pena se submeter aos riscos do tratamento X ou não.

    ResponderExcluir
  2. Pedro, a proibição em certos países foi pautada em uma pesquisa com ratos que sugere um potencial carcinogênico da hidroquinona. Sinceramente, não acredito muito nisso e também fico imaginando como que ficam esses pacientes nesses países, afinal para o melasma não existe clareador melhor.

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    meu dermatologista me disse que NUNCA devemos usar hidroquinona, e que deveria ser proíbido no Brasil..; e agora...? prefiro ouvir o que ele diz, é um bom médico e conceituado..pulga atras da orelha na duvida na use, se cuide, e use outros clareadores, se vc nao tiver nenhuma doença na pele claro

    ResponderExcluir
  4. Fui em um dermato que me receitou vitacid plus alternado com vitanol A em pleno verão escaldante,tenho apenas umas manchas marrons do sol, e confesso que não confiei, para me isso ia era aumentar minhas manchas, usei duas vezes e quando ficava de tarde que o sol esquentava minha pele pegava fogo, mesmo eu passando o dia em casa de protetor solar, reaplicando várias . Prefiro usar um bom clareador, outra dermato me passou Biomedic pigmento control e mandou eu usar de dia, também não confiei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não confia nos dermatologistas, não há porque ir neles.

      Excluir
  5. Existe diversos tipos de manchas e algumas não respondem mesmo a essas medicações. O ideal é você encontrar um bom dermatologista em que você confie na sua cidade. Qual a sua cidade?

    ResponderExcluir
  6. Fortaleza, já fui em muitos dermatos, tenho a pele oleosa com acnes ocasionais, o caso é que ano passado comecei a usar adapleno (meu rosto não ficava irritado) e coloquei internet na minha residencia, então começaram a aparecer bolinhas marrons e sinais pretos no meu rosto e foram cada vez aumentando a quantidade.
    Resumo: um dermato falou que foi culpa do minesol oi control fps 30 que era pouco para mim, pois sou branca.
    Já outra dermato disse que foi a luz visível
    Tenho medo de voltar a usar o adapleno, mesmo minha pele ficando maravilhosamente lisa e sem acne com ele.
    Estou na busca de um protetor eficaz que me proteja da luz visível, pois todos que já testei com cor foram muito oleosos( anthelios, adcos, etc), desculpa o desabafo!

    ResponderExcluir
  7. Silvia, entendo o que você diz...porém fica difícil dizer o que realmente aconteceu com você. Se a culpa é do adapaleno, do protetor, da quantidade de protetor utilizada ou de outra coisa. Fica difícil formular uma teoria à distância.

    ResponderExcluir
  8. ola, muito interessante esse blog... amei.. quero tambm saber se alguem pode me ajudar... usei hidroquina por muito tempo no inicio para tirar manchas de acne ( e a pele ficou linda) e depois para que as manchas não voltassem pois toda vez que parava de usar o creme (manipilado) as manchas voltavam com força total, usei por 2 anos ate que percebi que minha pele estava ficando muito manchada, mesmo com o uso do creme, inclusive apareceram manchas novas o que antes eram marcas de espinhas hoje são manchas enorme e muitooo escuras como aquelas de gravidez, fui ao dermato e ele me disse para usar o creme Blancy .. usei e nada aconteceu .. me disse tabmbem que o peeling seria minha ultima opção pois ha casos em que as manchas ficam piores do que estavam ...ja desisti... como ja dei um tempo de hidroquinona.. (estou no auge do desespero) estou pensando em usa-lo novamente..o que eu faço...socorro!!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Anônimo!
    A hidroquinona é maravilhosa, o melhor clareador sem dúvida, porém deve ser usado com cautela e supervisão dermatológica, do contrário pode piorar a situação. É difícil avaliar um caso clínico à distância.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Parabéns, gostei muito do seu blog! Preciso da sua opinião! Uso hidroquinona e ácido retinóico manipulados a quase quatro anos durante o inverno (por no máximo três meses) e no verão uso ácido mandélico, ácido kógico e ácido fítico receitados pela dermato. Posso continuar usando dessa forma? No verão minhas manchas sempre voltam mesmo usando filtro solar e como você mesma disse não há solução melhor para manchas que a hidroquinona. Por favor, mande-me uma resposta! Obrigada pela atenção!!!

    ResponderExcluir
  11. Isso é uma questão que o CRM me proibe de responder aqui pois envolve uma forma de consulta de conduta. O ideal é você conversar com seu médico. O que posso dizer sobre minha conduta está no próprio post. Ainda prescrevo hidroquinona, porém bem menos que antigamente.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Minha pele é muito oleosa e por esta razão nunca gostei de usar hidrante, mas agora sinto que está precisando de hidratação, principalmente na área dos olhos. À noite não dá para usar hidrante porque uso ácidos para clarear as manchas do melasma e pela manhã uso o protetor solar que já deixa minha pele bem oleosa. Como devo fazer e qual o hidrante mais recomendável para pele oleosa e para a área dos olhos de quem trata melasma? Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Conheci hoje seu blog, e estou estarrecida de ver escrito que pode-se usar hidroguinona a qualquer hora do dia? Como assim? Será que mudou a hidroguinona. Há bem uns 20anos atrás usava e o perigo dela é justamente o sol e até a claridade (essa por minha conta) e sinceramente, de todos os cremes que usei achei que esse foi o pior, pois as manchas sempre voltavam, depois que passei a usar todos os outros: fítico, Kójico, azelaico, Klassis etc minha face melhorou imenso. O meu diagnóstico era de melasma. Gostei do seu blog, apesar que já me apavorou, com os metais pesados,kkkk.

    ResponderExcluir
  14. A hidroquinona pode ser usada a qualquer momento sim. Essa história é lenda urbana de farmácia de manipulação. Muitos profissionais preferem prescrever à noite, mas isso é uma questão de conduta. Como disse anteriormente, tenho prescrito cada vez menos hidroquinona. E tenho algumas pacientes que sofrem de melasma com história idêntica a sua: que pioraram com hidroquinona e melhoraram com os clareadores mais lights...

    ResponderExcluir
  15. Anônimo, é o tipo de pergunta que o CRM veta de ser respondida virtualmente. Pergunte ao médico encarregado do tratamento. Sinto muito.

    ResponderExcluir
  16. Oi! Tudo bem? Gostaria que me tirasse uma dúvida! Tenho melasma e por esta razão reforço ainda mais o uso do protetor solar, por isso gostaria de saber se é verdade que é necessário passar também protetor solar para usar o computador mesmo a tela sendo de LCD e exatamente por quê? Aguardo uma resposta e agradeço pela atenção!

    ResponderExcluir
  17. Oi, comprei hidroquinona de 40mg/g medicamente genérico, comprei por causa das manchinhas de acne, tenho 15 anos e ainda sim manchas de acne insistem em ficar no meu rosto.. gostaria de saber se hidroquinona tiraria essas manchas? estou com muito medo de manchar mais ainda

    ResponderExcluir
  18. É correto quando se está usando hidroquinona interromper o uso quando a pele fica vermelha, descascando ou com ressecamento excessivo?

    ResponderExcluir
  19. 1:Sim, é necessário aplicar filtro para quem tem melasma e usa o computados. Inexistem testes clínicos que comprovem, porém se observa que existe um ganho em quem tem melasma e tem esse hábito.
    2:Nem sempre a hidroquinona clareia mancha. Depende muito do tipo do tipo de mancha.
    3:É correto suspender sim e comunicar ao dermatologista que acompanha você.

    ResponderExcluir
  20. usei hidroquinona 2% para preparar a pele para um peeling, mas depois de 2 semanas apareceram duas manchas brancas em meu rosto, meu dermatologista me receitou desonida e disse que as manchas vão sumir, o que pode ter acontecido

    ResponderExcluir
  21. Anonimo, dificil fazer suposicoes a distancia...

    ResponderExcluir
  22. Essa resposta e para Marisa: se voce observar em posts mais recentes o blog esta desativado no momento por razoes pessoais. Nao sei nem se retomarei o mesmo. Recebo muitas perguntas que sao proibidas pelo CRM (veja rodape do blog) de serem respondidas aqui. Se o produto deixou a pele irritada ou isso ou aquilo tem que ir em um dermatologista para ver. Nao posso orientar tratamentos a distancia sem ver o paciente. Nao estou conseguindo responder as outras perguntas nao proibidas porque nao estou com tempo mesmo. Estou cuidando do meu pai e da minha gravidez de alto risco. Talvez fosse melhor apagar o blog, mas acho que a maioria dos meus leitores nao gostaria disso. Agressao e falta de cordialidade sao posturas nao toleradas. Portanto, sinta-se convidada a nao mais entrar aqui. Se mudar de postura sera bem-recebida. Plantamos aquilo que colhemos nessa vida...Nao vou mais me pronunciar a respeito disso...

    ResponderExcluir
  23. Usei por muito tempo a Hidroquinona hoje tenho ocronose, tem algun clareador especifico para este tipo de manchas na pele???

    ResponderExcluir
  24. Olá.. Gostei muito do blog e do comentário sobre a hidroquinona.. Tenho 28, minha pele é branca e tenho um melasma que as vezes some por uma semana. Tem dias que sinto vontade de chutar o balde, pois acho que nada faz efeito, porém penso que poderia ser pior né...

    Bem, já usei diversos produtos clareadores disponiveis no mercado como Vitacid Plus, Vitacid (irritou profundamente meu rosto), Hormoskyn, Solaquin, Tri Luma, Klassis, Eucerin e Blancy.

    Uso filtro solar fator minimo 70 3/4 vezes ao dia. Uso diversos produtos auxiliares, procuro alternar, mas vou começar a usar por um tempo prolongado cada um deles pra ver o efeito.

    Ultimamente, num verãozão de dezembro, uso tri luma 2x por semana, somente à noite.

    Estou alternando entre os filtros solares da ROC, o oil control e o antioxidante, prefiro o ultimo, mesmo que minha pela seja oleosa.

    Para lavar o rosto, uso sabonete em gel, tenho um da Eucerin, um da Avene, um da Roc AC e por ultimo, o da Clinique.

    Vou iniciar o uso do serum clareador da clinique, duas vezes ao dia para auxiliar o tratamento.

    Não tenho coragem de fazer laser.

    Sobre o uso de clareadores com hidroquinona, faz uns 2 anos que uso, quase que continuamente, parando no máximo uns 2 meses, esses cremes, faço acompanhamento mensal com dermatologista, mesmo assim, o risco é grande?

    Bjsss...

    ResponderExcluir
  25. Olá.. Gostei muito do blog e do comentário sobre a hidroquinona.. Tenho 28, minha pele é branca e tenho um melasma que as vezes some por uma semana. Tem dias que sinto vontade de chutar o balde, pois acho que nada faz efeito, porém penso que poderia ser pior né...

    Bem, já usei diversos produtos clareadores disponiveis no mercado como Vitacid Plus, Vitacid (irritou profundamente meu rosto), Hormoskyn, Solaquin, Tri Luma, Klassis, Eucerin e Blancy.

    Uso filtro solar fator minimo 70 3/4 vezes ao dia. Uso diversos produtos auxiliares, procuro alternar, mas vou começar a usar por um tempo prolongado cada um deles pra ver o efeito.

    Ultimamente, num verãozão de dezembro, uso tri luma 2x por semana, somente à noite.

    Estou alternando entre os filtros solares da ROC, o oil control e o antioxidante, prefiro o ultimo, mesmo que minha pela seja oleosa.

    Para lavar o rosto, uso sabonete em gel, tenho um da Eucerin, um da Avene, um da Roc AC e por ultimo, o da Clinique.

    Vou iniciar o uso do serum clareador da clinique, duas vezes ao dia para auxiliar o tratamento.

    Não tenho coragem de fazer laser.

    Sobre o uso de clareadores com hidroquinona, faz uns 2 anos que uso, quase que continuamente, parando no máximo uns 2 meses, esses cremes, faço acompanhamento mensal com dermatologista, mesmo assim, o risco é grande?

    Bjsss...

    ResponderExcluir
  26. Olá Dra.! Eu estava com umas manchas no meu rosto e comecei a fazer um tratamento com a seguinte formulação: Hidroquinona 4%, Ac. Retinóico 0,05%, Desonide 0,05% e creme 20g.
    Fiz o tratamento por um período de um mes e parei há mais ou menos uns 10 dias.
    Ocorre que meu rosto inteiro ficou muito branco. Não é manchado, e sim todo branco, como se eu fosse uma pessoas mais clara do que realmente sou. A pele está com uma coloração bem diferente ao resto do corpo.
    Gostaria de sua opinião sobre isso. É um efeito normal? A pigmentação volta com o tempo?

    Grata.

    ResponderExcluir
  27. Paulinha, pelo que voce descreveu e algo difuso. E bem possivel que volte ao normal sim. Se nao voltar procure o dermatologista que prescreveu a formula.

    ResponderExcluir
  28. Lili,
    Tratar melasma e um desafio. O que tenho feito no momento com meus pacientes e tentar tira-los ao maximo da hidroquinona. Creio que eu navegue na contra mao de muitos colegas, mas nao sou tao fa da hidroquinona em uso cronico, embora MUITOS DERMATOLOGISTAS continuem prescrevendo. Nao e errado, na residencia de dermatologia nos ensinam isso inclusive, mas desde que investi em um uso comedido da hidroquinona nao me arrependi nem um pouco. Mas e aquilo: dificil avaliar as caracteristicas de um melasma a distancia. Existem componentes vasculares, por exemplo, que devem ser tratados de maneira diferente...

    ResponderExcluir
  29. Infelizmente Ocronose e irreversivel, o que se pode e camufla-la...

    ResponderExcluir
  30. Olá, passei Vitacid na virilha e no bumbum e só fez manchar, mesmo sem eu ter pego sol, uma dermatologista disse que minha pele é fina e a virilha é uma área de constante atrito, por isso manchou. Suspendi o uso, mas gostaria de saber se tem como tratar as manchas que o Vitacid causou. Minha dermatologista receitou Azelam, mas eu percebi que esse é beeem devagar. Essas manchas estão me incomodando muito, não me importo com o tempo, mas só rezo pra que sumam. :(

    ResponderExcluir
  31. Não diga que ocronose exógena é irreversivel,aqui está um exemplo de uma que foi curada http://www.surgicalcosmetic.org.br/public/artigo.aspx?id=101
    Parece de dificil tratamento,mas tem jeito,o melhor é evitar.

    ResponderExcluir
  32. Esse e um relato de caso. Como se percebe fica dificil dizer o que melhorou realmente pois foi feita uma abordagem com varios tratamentos. Ate o laser pode ter seu efeito retardado e quando voce faz outra modalidade, pode ter a falsa impressao de melhora com o procedimento por ultimo executado. O melasma em tese e incuravel, assim como ocronose, mas ja vi casos de cura sustentada. Rarissimos. Explicar e oferecer o tratamento para resolucao definitiva de um problema como ocronose exogena e o proprio melasma e muito complicado. Uma promessa que na maioria dos casos e impossivel de cumprir. E tem um detalhe que nao fala no relato: o seguimento da paciente. Muita gente tem rebote quando tenta uma abordagem agressiva dessa. Se um ano depois ela estiver bem ai posso comecar a acreditar de fato no relatado. O paciente tem que entender que o problema pode melhorar mas pode piorar muito. Dizer que toda ocronose tem jeito é uma afirmacao que induz as pessoas a acreditarem que vao ter seus problemas resolvidos. A teoria e uma coisa, a pratica e outra. A paciente em questao deve ter sido orientada dos riscos dos procedimentos e mesmo assim aceitou se submeter aos tratamentos. Ja vi varias hiperpigmentacoes como essas sumirem para meses mais tarde reaparecerem ate pior do que antes...Tudo na medicina que tem inumeros tratamentos e porque nao tem uma cura simples.

    ResponderExcluir
  33. Para tratar o que e intratavel, precisamos de paciente e dermatologista bem dispostos, com uma relacao de confianca mutua para arriscar a tratar e piorar. Infelizmente alguns pacientes tem medo ou nao querem pagar por um tratamento que pode resultar em nada ou ate em piora (isso e extremamente compreensivel). Na pratica do consultorio e algo muito complexo. Achei sua intervencao bem oportuna. Vou dar um exemplo:
    Outro probleminha chato de tratar e a tal da leucodermia gutata-tenho pacientes que melhoram e outros nada mesmo. Dai sempre proponho fazer uma area teste e esperar 6 meses, quem melhora faz o tratamento de todas as lesoes, em quem nao funciona pelo menos nao gastou seu dinheiro com isso. Mas isso sou eu. Cada dermatologista tem uma conduta. Alguns por falta de paciencia ou por excesso de exigencia de algum paciente preferem dizer que nao tem jeito. Talvez eu tenha me expressado mal, mas casos assim nao tem uma resposta simples e o tratamento depende da boa relacao medico-paciente, isenta de falsas promessas, pois estou cansada de receber pacientes que ouviram tais promessas de colegas que assistem uma aula com um bom resultado e chegam no seu consultorio alardeando a cura disso ou cura daquilo...O que aprendi nesses anos de Medicina: nem tudo que reluz é ouro e tem que se tomar muito cuidado com a generalizacao e ter o entendimento que um caso bem sucedido nao quer dizer que todos o serao. Curiosamente meus casos de cura de melasma (3) foram tratados com ATA algo MUITO ARRISCADO de ser feito e so para melasmas muito resistentes tanto que nao fico alardeando pois nunca proponho algo dessa natureza antes de tentar coisas menos arriscadas que podem melhorar (a cura de todos os melasmas so se o sol desaparecesse, a maioria dos meus pacientes fica em equilibrio, clarear na maioria dos casos nao e dificil, o problema e manter o grau de clareamento). Quando falo em cura sao pessoas cujo seguimento e longo e muitas nem usam regularmente o filtro solar. Dois desses casos foram em mulheres menopausadas. Isso e uma observacao com um numero de pacientes reduzido. Ai digamos vou a um congresso ou publico um desses casos. E legal mas nao da para dizer que eu descobri a cura do melasma...Tive um caso outro de cura parcial de melasma. Algumas areas com regressao total e uma unica area resistente. Isso com o mesmo tratamento.

    ResponderExcluir
  34. Anonimo , voce tambem e dermatologista ou residente em dermatologia?

    ResponderExcluir
  35. Apareceram manchas marrons horríveis nos meus joelhos,estou usando hidroquinona com ureia a 1 semana, mais parece que amancha piorou, resultado demora a aparecer ou tem algo errado?

    ResponderExcluir
  36. oi gostaria de saber ce posso uasr hidroquinona no corpo todo
    urgente porfavor
    obrigada des de ja

    ResponderExcluir
  37. A hidroquinona pode ser usada no rosto e em areas do corpo por periodo determinado e sob supervisao dermatologica, certo?

    ResponderExcluir
  38. Adorei o seu Blog! Começei a usar a 1 mês a hidroquinona ( Solaquin, 4%). Tenho alergia a insetos e como consequência disso, eu tenho manchas nas pernas :/ Cuido da minha alergia assim como vou sempre na dermatologista. Na última vez em que fui, resolvi pedir um creme que clareasse essas manchas horríveis. Foi então que ela prescreveu o Solaquin. Utilizo o creme todos os dias á noite, passo praticamente na perna toda e na área das coxas somente em cima das manchas que são poucas nessa região. Foi a dermatologia quem prescreveu tal medicamento, minhas manchas são amarronzadas e vejo melhoras significativas já :) Será que realmente vão clarear e a pele ficar uniforme ou só vão dar uma ''melhorada'' mas nunca clarear mesmo? Tenho receio dessa pomada não resolver o meu problema. E claro, eu nunca exponho as minhas pernas, sempre ando de calça comprida, devo usar protetor mesmo assim ? Obrigada :))

    ResponderExcluir
  39. eu usei hidroquinona e n resolveu nada , na vdd a mancha ficou mais chamativa pq ficou uma rodelas mais escuras do que meu tom de pele na area onde ponho,sou muito branca e qualquer coisa aparece, parei de usar e ficou muito ressecado e ta despelando agora

    ResponderExcluir
  40. Olá, tenho uma queimadura de água quente quando tinha 3 anos de idade, hoje estou com 32. Minha dermato indicou o uso de hidroquinona e estou usando há 1 ano de forma pausada. Às vezes acho que faz efeito, às vezes me parece que é apenas o desejo de que as manchas sumam. Minha pergunta é, para este tipo de manchas a hidroquinona funciona mesmo?

    ResponderExcluir
  41. Taisa, infelizmente tem que usar protetor sim. Em geral manchas de picada de inseto resolvem bem, mas depende de cada caso como tudo na medicina...

    Claudia, queimadura (cuja resposta e muito variavel) pode envolver mais de uma modalidade terapeutica. Dificil avaliar isso a distancia o ideal e ir na base da tentativa e explorar ao maximo isso. So sua dermato para reavaliar se esta funcionando mesmo. Nao sei dizer exatamente se a sua mancha tem potencial de responder a hidroquinona, pois nao a examinei inicialmente. Outro problema e que a queimadura e muito antiga, isso pode influenciar negativamente na resposta.

    ResponderExcluir
  42. Claudia, Ah sempre usar filtro solar associado. E mais importante que a hidroquinona...quando falo na antiguidade da lesao e que em geral ja era para ter melhorado a pigmentacao pelo tempo isso se voce evitou se expor ao sol. Pode ser que a pigmentacao atual seja mais resistente ao clareamento, entende?tambem tem a questao da atrofia e hipertrofia comuns em lesoes dessa natureza que podem alterar a cor. Enfim, e algo bem complexo de ser avaliado a distancia.

    ResponderExcluir
  43. Olá Dra.! Tudo bem? (esta é para apoiáola Dra.) Para pessoas com certos graus de vaidade uma mancha como o Melasma é um terror, o que é para mim. Moro em Fortaleza, uso hidroquinona e estou bem satisfeita. Tenho plena consciência de que tenho de me proteger com protetor sola, chapeu, guarda sol, etc. Até onde sei Melasma é uma doença crônioca, sem cura e tem controle. Se alguém ficou livre do Melasma, amém. Porém até que isto venha a ocorrer de fato só nos resta cautela e um pouco de gasto para o controle. Abraços Dra. E a todos teus leitores!

    ResponderExcluir
  44. Oi Drª! bom dia!
    Você conhece o Clarifiant da Roc? E se conhece, gosta do seu efeito?
    Pois estou fazendo tratamento com isotretinoina e tenho melasma que por sinal detesto pois parece que peguei sol com oculos no rosto afff
    Mas enfim, você acha que ajuda no meu caso?

    Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  45. O Clarifiant é uma opção interessante, mas nada milagrosa.

    ResponderExcluir
  46. olá, preciso de ajuda,no meu caso a hidroquinona é uma "vilã" preciso de uma resposta, no final do ano passado decidi,por conta propria fazer uso da hidroquinona nas estrias vermelhas que apareceram na parte interna das coxas,resultado o que tava vermelho ficou hiper,ultra,mega vermelhão,alguém aí sabe o que devo usar pra remover as manchas provocadas pelo hidroquinona? me mandem resposta urgente! hoje não estou mais preocupada com as estrias o que quero mesmo é remover as manchas causadas pelo hidroquinona! alguem me ajuda! tÔ a ponto de tEr um ataque!

    ResponderExcluir
  47. Anonimo, situacao dificil mas que sirva de alerta para evitar a automedicacao. Nunca se deve usar a hidroquinona em estrias. O ideal é que voce procure um dermatologista para avaliar o que fazer. O mais importante é um bom filtro solar. Algo que tambem pode ser util é alguma vitamina C cuja concentracao deve ser determinada pelo dermatologista. O proprio retinoico pode ajudar tambem, assim como peelings. A questao é: nao se automedique, pois o que esta ruim pode ficar pior do que ja esta.

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...