segunda-feira, 14 de junho de 2010

Cabelo, cabeleira, cabeluda, descabelada e alisada.


Alisamento: o que você precisa saber.


Nós, mulheres, de um modo em geral, não estamos satisfeitas com nossos cabelos. As com madeixas lisas querem encrespá-las, as crespas querem ser alisá-las e as indefinidas querem disciplinar os fios, alisando o cabelo.
O alisamento é um tema complexo e que sempre desperta dúvida de muitas pacientes. De uma maneira prática, existe o alisamento temporário que engloba as escovas comuns e o alisamento definitivo que se vale de produtos químicos para desconstruir a forma natural dos fios.


A área capilar muito me interessa pois já sofri alguns traumas, insisti em fazer coisas que não deveriam ter sido feitas no passado e tomei um horror por salões dos 11 aos 16 anos. Eu posso dizer com propriedade que, certa vez, saí do salão lisa e cheguei em um casamento como um poodle, literalmente, graças a incompetência da profissional que me recomendou o tal tratamento encrespante e me "esqueceu" com o produto na cabeça...Pode?Meu cabelo ficou queimado e estragado. O resultado é que só melhorou após 5 anos e não me via dentro de um salão tão cedo. Como tudo na vida tem seu lado positivo, talvez o meu drama capilar me levou a estudar mais profundamente a área e tentar influenciar vocês a se informarem mais, antes que um terrível desastre aconteça.


Dicas importantíssimas:


-Descubra qual será o alisante utilizado (ou que já foi) - isso é básico. Existem "profissionais" que mantém clientes escravas na mão por não revelarem o que usam. Ora, o cabelo é meu e tenho direito de saber que substância estão colocando no meu cabelo;


-O formol está proibido pela ANVISA oficialmente como alisante. Porém ainda existem salões fazendo a aplicação. O formol pode gerar problemas de saúde, sobretudo em quem aplica;
-Para as órfãs do formol: tentem mudar para o tioglicolato, tomando as devidas precauções (ver teste da mecha e começar a alisar no retoque da raiz), é claro;


-A escova progressiva de outrora (que tinha formol) agora contem tioglicolato de amônia, que é o alisante da moda com marcas importadas, incluindo a famosa X-tenso da L´oréal. O tioglicolato pode ser usado não só para alisar como para fazer permanente. Os retoques em geral são feitos a cada 3 meses;


-Existem substâncias incompatíveis entre si e por isso é importante você saber o que colocaram no seu cabelo antes ou pedir para ver o rótulo: o hidróxido de sódio e de guanidina são compatíveis entre si mas são incompatíveis com o tioglicolato de amônia. Incompatibilidade=quebra do cabelo. Fujam disso!


-E a tintura no meio disso tudo?O alisamento fragiliza o fio e possibilita maior quebra. Com a tintura ou o clareamento em um cabelo já alisado o risco é maior ainda. Aqui mais do que nunca entra o teste da mecha prévio para ver se o cabelo vai quebrar ou não. De um modo prático, quanto mais claros forem os reflexos, haverá um maior risco de quebra. Outro aspecto é que os hidróxidos como alisantes contra-indicam o uso de tinturas permanentes com amônia. O tioglicolato hoje é o alisante mais seguro porém a concentração define o potencial alisante. Com o tioglicolato, as tinturas permanentes estão liberadas. Aqui entra a habilidade do profissional para estudar uma melhor forma de aplicar;


- As escovas light, inteligente, marroquina, de diamante, de morango, chocolate e similares são estratégias de marketing cujo fim é de alisar seja com formol, seja com tioglicolato em baixas concentrações. Você tem que perguntar e pedir para ver o frasco, pois muitos "profissionais" ocultam (ou até desconhecem) os detalhes mais obscuros. Portanto, traçando um paralelo costumo dizer que as escovas com nomes novos são formas de chamar a atenção do cliente para algo velho transmutado em novo, como fazem com os lasers nos últimos tempos. Vocês já perceberam que sempre o último laser lançado é o "melhor". Só que as novidades reais não são muitas;


-Veja se o produto alisador (ver rótulo) é realmente registrado na ANVISA: vá ao site e coloque o nome do produto ele tem que estar registrado com o número 2 na frente seguido de 9 a 13 algarismos. Tem muito produto irregular por aí...


-E os cuidados pós procedimento?Essa história de xampu sem sal é uma estratégia de marketing nascida no Brasil. O que interessam são as hidratações e reconstruções.


-Quanto à técnica: o cabelo deve ser penteado e enluvado seguindo o sentido de seu crescimento, para frente ou para o lado, não para trás. Deixar o produto por mais tempo do que o indicado (foi o que houve comigo) e não fazer uma neutralização correta são outros erros fatais.

O principal mesmo é encontrar um cabeleireiro estudioso, atencioso e disposto a conversar. Isso é fundamental. Nada de tentar fazer de qualquer jeito. Pois em se tratando de alisamento o barato pode sair bem caro...

Espero ter sido útil.

Quanto a mim... Libertei-me da loirice extrema e meus fios estão muito mais saudáveis. Eu tenho fios finos que não ficavam nada bem com as descolorações sucessivas. Demorei um tempo para me convencer disso. O tom natural dele é louro escuro e tenho mantido assim, às vezes eu tonalizo e só. Escovas agora só as temporárias e mesmo assim existem alguns produtos que solucionaram/melhoraram a maioria das minhas encucações, como o frizz. A escova frequente clássica pode estragar o cabelo no caso de quando é feita de forma incorreta. E procuro intercalar as escovas profissionais comigo mesma fazendo uma escova do jeito ideal que tem que ser. Super chata, não?:)Risos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...