quinta-feira, 3 de junho de 2010

O porquê da água termal


A água termal no Brasil para a grande maioria é um artigo de luxo. Uma simples água que, envasada, custa os olhos da cara é mais uma frescura para muitos.

As águas da la Roche, Àvene, Vichy e águas de São Pedro (a única brasileira entre as irmãs importadas e mais acessível a nós, brasileiras, pelo custo ser bem interessante), dentre outras são meio esquecidas nas prescrições dermatológicas.

O grande problema é que o custo operacional de um dermatologista e sua receita pode ser irreal para a realidade de muitos pacientes. Dessa forma, acrescentar mais esse item pode também ser um risco a ser corrido para muitos.

O que posso dizer é que para os donos de pele sensível a água termal é item OBRIGATÓRIO. Sem conversa. Logo quem tem rosácea, está incluso nesse grupo. Isso não quer dizer que a indicação seja restrita a esse tipo de pele, pois a água pode ser usada como um tônico, logo após a limpeza facial com sabonete adequado.

O papel do dermatologista é esclarecer aos incrédulos que os efeitos anti-inflamatórios são reais. No pós procedimento, seja após o laser ou peeling elas tem seu papel também. Os cabelos podem também ser beneficiados, especialmente no pós praia.


Diferenças entre as águas:

São Pedro: rica em enxofre, mas não tem cheirinho de enxofre não;

Àvene: rica em magnésio, zinco e cobre;

La Roche: rica em Selênio;

Vichy: tenho uma implicância com o aroma, um tanto metálico para o meu gosto.

Evian: cálcio, silício e magnésio;


Só lembrando da distância ideal na hora de borrifar: 20 a 30 cm do rosto.

7 comentários:

  1. Puxa! Fiquei surpresa em ver uma dermatologista falar assim sobre água termal! Eu realmente achava que era só uma "frescurinha" cara! Ganhei uma da Vichy uma vez e não vi diferença na minha pele...
    Poderias, num próximo post, esclarecer para qual tipo de pele cada uma das marcas é mais indicada?
    Um abraço,
    Paula

    ResponderExcluir
  2. Ola

    A Anos eu uso a da Avene , gosto muito !!
    Nao tenho ideia se ai no Brasil eh caro mas aqui da pra comprar barato.

    Puxa a distância ideal na hora de borrifar eu nao sabia kkk

    Beijosssssss

    Nanda

    http://vaidosapontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Paula: não é frescura mesmo. De um modo em geral você usa a água como um tônico ou seja regularizador do pH cutâneo, logo após a limpeza facial e antes de outros produtos, incluindo o protetor solar. Das águas, pessoalmente sou mais fã da Àvene, da nossa brasileira, da La Roche e da Evian. Para irritações e ardência na pele são bem indicadas também.
    Nanda: a distância correta evita o desperdício. Uma borrifada abrange o rosto todo e é suficiente.
    A todos: a questão da água funcionar para alguns requer tempo de uso. O problema que até devo comentar em um futuro post é o imediatismo de muitos pacientes. Não digo que seja esse o problema, mas muitos deixam de usar o produto se não percebem logo o resultado. Tem gente que demora uns 2 meses para obter algum benefício e muitos desistem antes disso.

    ResponderExcluir
  4. Completando...em relação aos valores. A cultura brasileira é de não se render ao uso de tônicos e em uma receita dermatológica que envolve produtos caros você deve focar nos que melhor agregam resultados. Para peles sensíveis não se deve pensar duas vezes. Já para outros tipos você pode se dar ao luxo de abrir mão do uso das águas.
    O perfil do paciente também importa. Não adianta você passar 100 produtos para uma pessoa que não vai usar por não ser do tipo ritualística. Como dermatologista, tenho que focar: necessidade do paciente, resultado e também perceber até quantos produtos ele ou ela terá paciência de usar...e tentar simplificar ao máximo.

    ResponderExcluir
  5. Doutora, e a água da Uriage?
    Foi a primeira que usei, gostei e nunca testei outra.
    Minhas amigas de pele sensível adoram a Avène, mas eu sempre achei que fosse tudo igual, e a Uriage é mais barata...
    Vale a pena testar/trocar, ou minha Uriage também tem uma composição boa?

    ResponderExcluir
  6. A Uriage também é uma marca muito boa. Pessoalmente também implico um pouco com o cheiro dela, mas não é nada de mais. Quanto ao efeito não deixa nada a desejar. Outra água termal bem legal é da Bioderma que não tem aqui no Brasil pelo menos por enquanto...

    ResponderExcluir
  7. Puxa, eu sempre pensei em comprar a da Avene, pois gosto muito desta marca, mas sempre dei preferencia a investir em outros produtos específicos da linha, que não é muito barata. Vou investir e observar os resultados.

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...