quinta-feira, 3 de março de 2011

Manipulado ou não, eis a questão!


O que é melhor: manipular ou não manipular medicamentos?
Resposta suscinta: depende.
O raciocínio é o seguinte: quanto maior for a complexidade da estabilização da fórmula mais a qualidade do produto pode ser prejudicada se você optar em manipular.
Um bom exemplo disso são os filtros solares que não devem ser manipulados jamais. Existem inúmeras opções industrializadas com controle rígido de qualidade, aspecto impossível de ser fiscalizado em cada farmácia de manipulação espalhada pelo Brasil afora. O FPS do rótulo corresponde ao real enquanto que o da farmácia vai depender de n fatores. Portanto, EU não prescrevo.
Tirando os protetores solares não vejo nenhum problema em manipular. Se o manipulado é melhor ou pior que o industrial, também depende. A seriedade da farmácia conta muito, pois se sabe que existem meios de oferecer um produto com um custo mais baixo e com uma qualidade inferior que dê mais lucro para o dono da farmácia.
Outro aspecto válido nessa discussão é que existem ativos, como é o exemplo do minoxidil, que nacionalmente só está disponível manipulado, assim como outros tantos.
Respondendo a uma leitora do blog, quando você manipula você pode colocar uma quantidade maior do ativo, por exemplo a vitamina C do Active C da La Roche. E ainda pode misturar com outros ativos. Porém, é óbvio que a estabilidade de uma fórmula industrial é superior ao da manipulada, logo o prazo de validade também.

Em suma, para mim eu gosto tanto de manipular quanto de indicar produtos industrializados, depende muito de cada caso.

Um post que pode ser interessante reler de novo:

http://strawberryandpeach.blogspot.com/search?q=misturebas

9 comentários:

  1. Concordo completamente em relação aos protetores manipulados. Não entendo o porquê a ANVISA permite que farmácias manipulem protetores uma vez que tanto o FDA como a COLIPA afirmam que os protetores devem ser testados in vivo (coisa que não é feita pelas farmácias de manipulação). E não é porque essas agências reguladoras acham bonito testar in vivo, e sim porque, como tu já escreveste, a variação entre um FPS teórico e um FPS testado in vivo pode ser muito diferente.

    Outra coisa que acontece é que muitas vezes os dermatologistas colocam apenas assim na receita: "Loção FPS 30". Como tu sabes, o FPS indica apenas a proteção oferecida contra os UV-B. Portanto, se o dermatologista pediu apenas um produto com FPS, não existe a mínima garantia que o produto protegerá a pele contra os UV-A. E ainda que ele tenha solicitado um protetor que também protegesse contra os UV-A, não haveria garantia de que o manipulador usaria filtros que cobrissem tanto os UV-A curtos quanto os UV-A longos (a não ser que o médico especificasse isso, mas nunca vi).

    Tem ainda o problema da fotoestabilidade: como saber se o protetor apresenta uma boa fotoestabilidade se ele não foi testado in vivo?

    ResponderExcluir
  2. Pedro,

    Excelente complemento ao post. Por todos esses motivos acima listados é que um dermatologista bem informado não prescreve protetor solar manipulado.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Daniella!

    Fui eu a leitora quem fez a pergunta e sugeriu este post. Muito obrigada!

    Eu sigo em busca do protetor solar perfeito pra minha pele, mas já sei que manipulado nem pensar!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Daniella!

    Tudo bem?

    Adorei seu post, super esclarecedor. Escrevi um post inspirado no seu, citando você e o blog, é claro!

    Se quiser dar uma olhadinha, passe por lá:
    http://frescurasessenciais.blogspot.com/2011/03/filtro-solar-manipulado-e-igual-ao.html

    Beijinhos,
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  5. Fernanda, obrigada pela menção ao meu post. Vou lá para ver.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Paula, essa busca demora mesmo para alguns...

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde

    As boas farmacias de manipulaçao, isso por obrigaçao da ANVISA, deveriam utilizar bases de fps industrializadas, fornecidas pelo fabricante, e nao manipuladas em seus laboratorios, entao nao pode-se generalizar. Deve-se pesquisar e se informar antes de falar qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  8. Deveriam usar, mas sem fiscalização como podem existir garantias de que as usam?
    Na dúvida, o melhor é não arriscar.

    ResponderExcluir
  9. Comprei um protetor de uma farmácia de manipulação chamada Biophormula: www.farmaciabiophormula.com/2011/08/que-tal-um-protetor-solar-com-cobertura.html
    o produto é muito bom, mas confesso que não me sinto segura com ele não. Preguntei muitas coisas sobre ele e a farmacêutica não soube me informar, perguntei sobre fator uva do produto e ela me respondeu que era fps 30, deu para perceber que ela não sabia o que falava. Pelo que pude entender a farmácia compra a base pronta e coloca a cor depois.

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...