quarta-feira, 18 de maio de 2011

Dermatologia, a ciência das verdades passageiras?

Toda vez que abro uma nova revista vejo uma enxurrada de novos aparelhos e outros nem tão novos assim. O que vou falar agora pode incomodar a muitos mas é a mais pura verdade: não acredite em tudo que as pessoas e a mídia diz.


Muitos aparelhos que bombavam há 4 anos atrás hoje estão encalhados lá no sudeste. Ninguém quer mais fazer. Enquanto que aqui em São Luís são objetos de propagandas enganosas... Afinal outro dia já falei para um representante: tem laser e tecnologia que é ótimo...só pro dono dele...pois nunca vi resultado. 

Afinal, existem alguns tratamentos até mais baratos e mais eficazes que outros mas por serem old fashioned, são mal vistos por alguns. É claro que existem tratamentos mais caros e mais eficazes. Depende da tecnologia. Um bom exemplo é o ultracontour e o manthus.

O manthus que está aí há 300 mil anos (risos) é muito mais barato e mais eficaz. Agora, é um tratamento que tem em cada esquina da rua. Popularizou demais e por isso tem algumas pessoas que ficam até entediadas em fazer novamente suas sessões.

Existe também sempre aquela paciente que está ávida pelo aparelho que a Madonna usa (que muitas vezes até nem usa mais) e fica cobrando novidade dos dermatologistas. A verdade é que a indústria do laser chegou a um ponto de estagnação, com poucas novidades, com raras exceções, é claro. A nós, dermatologistas responsáveis cabe a escolha de sermos verdadeiros e sinceros com nossos pacientes ou sermos da linha "embromation", sempre com uma carta dentro da manga. Não nasci para ser publicitária. Nasci para ser médica. E ponto final.


Obs.: Não tenho conflito de interesses com as empresas desses aparelhos.

4 comentários:

  1. Dani, é por essas e outras que eu adoro você!! bjs
    Carmen

    ResponderExcluir
  2. Amei!!! Você é realmente demais!!!Eu trabalho com a máquina mais cara do mercado, e a empresa nao investe em marketing de revista pois o bom dermatologista sabe essa diferença, o que realmente funciona independente de estar na mídia ou nao!

    ResponderExcluir
  3. Daniella, moro em Recife e sou interna de medicina. Queria mt sua ajuda, pq há quase 2 anos quero ir a uma consulta com a dermato, mas, por incrível que pareça, não tenho tempo...

    Faço depilaçao na perna com cera fria e tenho mts pêlos encravados. Minha perna está cheia de manchas por conta disso. Numa conversa rápida com a dermato aqui do hospital ela orientou q eu devo fazer depilaçao definitiva e dps tratar as manchas.Desde então, fiquei até desanimada pra tentar ir a minha dermatologista, pois no momento não tenho tempo nem dinheiro pra fazer depilaçao definitiva, mas estou triste com as manchinhas hipercömicas que estão surgindo e deixando minhas pernas feias.

    Vc acha q tem como tratar sem fazer depilaçao definitiva? será q pode haver outra soluçao? Vc sugere algo?

    obrigada!!
    Laís

    ResponderExcluir
  4. Laís: pela sua história o caminho é o que o dermatologista sugeriu mesmo. Você tem que eliminar a causa base...

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...