quarta-feira, 15 de junho de 2011

Filtros solares: novas regulamentações do FDA e antigas frustrações

Como alguns já devem saber o FDA anunciou ontem a nova regulamentação a respeito de rotulagem de filtros solares. Vamos a algumas terminologias padronizadas a partir de agora:

1) Broad spectrum protection significa proteção contra UVA e UVB, o que acho uma informação vazia pois não há quantificação do UVA.

2) Se o protetor tiver o FPS abaixo de 15 ou não proteger contra UVB e UVA virá escrito no rótulo: 

This product has been shown only to help prevent sunburn, not skin cancer or early skin aging. Ou seja, o protetor em questão não previne câncer de pele ou envelhecimento cutâneo, só queimaduras.

3) O termo sunblock (bloqueador solar) estaria banido da rotulagem assim como os termos waterproof (à prova d´água) e water resistant (resistente a água). Agora se for colocado water resistant tem que especificar se funciona por 40 ou até 80 minutos.
 A finalidade dessa nova rotulagem é conscientizar a respeito dos filtros que realmente previnem câncer de pele e envelhecimento cutâneo que são aqueles que incluem proteção anti-UVA
Porém, a grande verdade sobre isso é que continua frustrante em muitos aspectos a forma como os EUA lida com rotulagem de protetores solares. O problema da não especificação clara da proteção UVA persiste assim como a questão dos FPS cada vez maiores e a real utilidade deles.

Fonte da foto: FDA

5 comentários:

  1. Muito bom este post...concordo, as regulamentações nos EUA ainda está longe de ser como na Europa...enquanto isso vamos tentar nos basear pelas normas da Colipa!
    http://trend2beauty.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você e olha que as regulamentações da Colipa jã são meio antiguinhas, né?
    A propósito, parabéns pelo blog, já está na minha lista...

    ResponderExcluir
  3. Os EUA estão fazendo o que a UE e o Japão já fizeram há mais de uns 10 anos... hehe Mas já é alguma coisa.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Pedro...já veio tarde essa resolução e ainda nem veio completa...Creio que essa hesitação tenha cunho comercial...

    ResponderExcluir
  5. Guga, já dei uma passada por lá...obrigada e bjos...

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...