sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Higiene íntima: qual é a dos sabonetes íntimos?

Eu não sou ginecologista, mas algumas vezes sou questionada a respeito desses sabonetes íntimos que proliferam nas farmácias, daí decidi escrever um post abordando isso.
O ideal (se vivêssemos em um mundo ideal) seria que todo sabonete tivesse o pH no rótulo. Facilitaria muito no entendimento do que vou dizer a seguir.
 Vamos lá:
-O pH da nossa pele é por volta de 5.5, já o da vagina é bem inferior a isso, aproximadamente 3.3. A natureza acidificou o meio para proteger a área de microorganismos. Logo a grande maioria dos sabonetes são impróprios pois alcalinizam muito a área, possibilitando o surgimento de infecções.
-Alguns ginecologistas preconizam o não uso desses sabonetes bastando apenas a limpeza com água pura. Outros falam em higienizar apenas externamente de maneira direta e internamente de forma indireta. Alguns preferem que seu uso seja restrito ao período menstrual. Afinal, é muito complexa essa discussão.
- O que falei a respeito do pH de 3.3 não se aplica a todas as mulheres. Após a menopausa, a tendência é a vagina sofrer uma alcalinização.
Ainda tem o problema do ressecamento, tanto que alguns ginecologistas sugerem o uso de cremes hidratantes nesse período. Isso mesmo. Tem que se ter um cuidado especial antes do uso de piscinas que ressecam mais ainda a área.
-A verdade é que idealmente temos que manter o pH normal do local em que o sabonete é aplicado. Na área íntima seria 3.3, em mulheres jovens e até 6.8 em mulheres menopausadas. Por outro lado, existem empresas produzem sabonetes de pH neutro para essa área. Há muita controvérsia.
Outras orientações higiênicas:
-A troca de absorventes deve ser feita de 4 em 4 horas e a dos tampões de 2-3 horas. E nunca, mas nunca dormir com um tampão. É proibido, com risco de desenvolver síndrome do choque tóxico.
-Usar calcinhas de algodão ou microfibra no dia a dia. O tecido sintético em geral é ótimo para o desenvolvimento de infecções.
E aqui vai uma dica para quem é adepta dos sabonetes íntimos. A empresa SebaMed, que além do maravilhoso sabonete corporal de pH 5.5, comercializa esses dois tipos de sabonetes íntimos destinados a faixas etárias específicas (mulheres jovens e menopausadas):


2 comentários:

  1. Doutora, meu sabonete intimo é o mesmo sabonete da minha filha e do meu marido que tem problemas de pele: sabonete liquido glicerinado Johnson.
    Ele é neutro e tem funcionado bem, uso pouco, não vejo a necessidade de comprar outros mais caros.

    ResponderExcluir
  2. Pois é... o sabonete íntimo é muito discutível...

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...