sábado, 3 de setembro de 2011

Procurem saber quem é o dermatologista antes de agendar uma consulta.

Costumo receber muitas mensagens no blog, perguntando sugestões de dermatologistas Brasil afora. Costumo orientar a busca no site da SBD: www.sbd.org.br
É claro que em algumas cidades tenho indicações mais precisas, até porque levo em consideração, além da boa formação técnica, a relação médico paciente. O que não pode ocorrer é o que muitas vezes ocorre: médicos que se passam por dermatologistas. Tive a infeliz oportunidade de constatar um equívoco absurdo na interrupção precoce de isotretinoína oral de uma paciente que apareceu recentemente na minha clínica. Prescrito por quem? Por uma médica esteta que se diz dermatologista na minha cidade. Por sorte, a paciente desconfiou que algo estava errado (como realmente estava) e pudemos dar continuidade ao tratamento dela que provavelmente caminharia para uma recidiva. Sorte dela. Outros e outras nem devem ter percebido.
Outro dia foi uma prescrição de um sabonete de enxofre a 3% e ácido salicílico manipulado para uma criança com xerose (ressecamento) na pele. Um outro absurdo de uma outra colega que tem no carimbo o seguinte: pós graduação em dermatologia e medicina estética. 
Somos reféns da falta de leis no Brasil que regulem o exercício médico. Alguns aspectos importantes mudarão a partir de janeiro de 2012. Já era hora.

Sou especialista em Dermatologia e passei anos estudando para isso. Faço dermatologia porque gosto. Fiz uma senhora carga horária na minha especialização, assim como a maior parte dos verdadeiros dermatologistas. Creio que todo médico tem que ter a humildade de reconhecer suas limitações. Se o médico só fez medicina estética fale que só fez isso mesmo. É o que eu faria e como alguns fazem (ponto para eles). Agora fazer de conta ser o que não é...é demais! Enquanto não prejudica tudo bem, mas quando essa pessoa se torna um risco, é problemático.
Enfim, está dado o recado. Em breve a regional da SBD (www.sbdma.com) na minha cidade vai entrar com uma forte campanha para esclarecer à população quem são os especialistas na cidade. Vocês sabiam que só existem 26 dermatologistas em todo o Estado do Maranhão? Surpresos? Bem e isso é só o começo...

8 comentários:

  1. Olá!

    Seu blog é muito bom, adorei! Queria que você fizesse um post indicando creme para área dos olhos.

    Bjos,

    Simone

    ResponderExcluir
  2. Simone, obrigada pela visita. Sugestão anotada!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Dra, quais são as limitações de quem só faz especialização em medicina estética, mas não é dermatologista? Obrigada.
    Kika

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente, existem muitas pós de medicina estética muito ruins e o perfil de muitos médicos que procuram a área não ajuda. É claro que existem exceções. É uma questão delicada, mas quero reafirmar o que acho: médico esteta só cuida de beleza, de doença nem pensar. De um modo em geral, é assim. Dermatologia não é uma área fácil. O que acho feio é mentir ser alguém que não é. Anunciar que é dermatologista sem ser e que faz dermatoscopia e tratamento de acne com Roacutan sem saber fazer deveria ser crime.

    ResponderExcluir
  5. É sempre bom pesquisar bastante e ter referencias antes de ir em qualquer médico, porem o dermatologista é que vai cuidar da pele ne... vai ser nosso amigo mesmo... cabelo, pele hidratada,... Vale a pena gastar um pouco mais de tempo pesquisando qual é o melhor!!!! Beijos!!! To seguindo!!!!

    www.estilodalola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Divulguei este post para algumas pessoas! :)

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, Pedro! Tem que divulgar mesmo. Esse é um post desabafo do panorama médico na minha área...Mas sempre falo que em todas especialidade deveríamos proceder do mesmo jeito. Saber quem é o médico que te atende é fundamental.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelas informações!
    Kika

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...