segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Compra coletiva de procedimentos estéticos: o barato que pode sair caro.

Circulando pela net na semana passada encontrei um texto que sintetiza minha visão do crescente boom de sites de compra coletiva de procedimentos estéticos. Vamos a ele:


"Você sabia que é proibido pelo CRM a venda de procedimentos médicos por sites de compra coletiva?

Você sabia que é proibido pelo conselho de fisioterapia a venda de procedimentos como drenagens, manthus e outros tratamentos estéticos em sites de compra coletiva?

Ok, para o consumidor pode parecer uma bobagem estas proibições, mas é só entrar no Reclame Aqui e fazer uma busca rápida sobre estas empresas que anunciam estes serviços para perceber que não tem bobagem nenhuma !!!!
Empresas "vendem" tratamentos que deveriam ser avaliados pessoalmente e prescritos individualmente, oferecem um desconto absurdo (em alguns casos 96% de desconto!) e ainda dividem esse valor com o site que veiculou a promoção.
Mas aí o consumidor tem que agendar. E tem prazo para usar! E os telefones da empresa só dão ocupado, ou, quando atendem, não tem os horários ou as datas.... 
A empresa vendeu milhares de "pacotinhos", recebe, de uma vez , um bom montante por isso, mas esquece que tem que prestar aquele serviço depois. Em alguns casos, 20 ou 30 sessões! E que tem que ter profissionais contratados para isso (com seus salários, encargos, etc).
Para realizar a primeira sessão, a segunda ou até a terceira, ainda está tudo bem. Mas depois de pouco tempo, aquele montante já foi gasto e sobram duas opções: fazer outra promoção em outro site de compras coletivas (e aí isso vira uma bola de neve sem limite) ou fechar as portas e deixar todo mundo na mão.
Não se iludam, estou há 22 anos nesta área e posso dizer que não tem milagre: para prestar um bom serviço e se manter no mercado há um preço mínimo necessário e um máximo de clientes que se pode atender. 

Então segue uma dica:

- antes de comprar qualquer serviço num site de compra coletiva pesquise no Reclame Aqui, ligue na empresa que está "vendendo" e questione sobre os agendamentos e os profissionais. E pense que o barato pode sair caro! Ah, e veja se aquele serviço realmente é indicado para você!
 
beijos a todos,

Luciana Nemr"

Achei brilhante o texto.

2 comentários:

  1. Essa semana recebi um jornal médico que trazia uma notícia sobre o crescente boom dos sites em compras coletivas oferecendo serviços médicos, principalmente na área de estética. Serviços especializados sendo vendidos livremente iguais “fruta no fim de feira”. Dei uma circulada na internet e fiquei assustada com tantas promoções com valores abaixo do preço de custo que dá até medo. Há alguns bons aninhos não acredito mais em Papai Noel e nem em Coelhinho da Páscoa, como acreditar em toxina botulínica (Botox) a R$79,00??? Mundo LOOUCO

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, isso é uma realidade...
    A verdade é que nessa história de compra coletiva existe muita coisa que o comprador desconhece...

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...