sábado, 22 de outubro de 2011

A polêmica a respeito do DMAE. Usar ou não usar, eis a questão!

Roc: reformulação da linha com DMAE
Recebi um email de uma leitora de São Paulo me perguntando sobre essa pequena grande polêmica no meio da Dermatologia. Afinal, usar ou não o DMAE, eis a questão!


Vamos aos fatos:


1) O DMAE (dimetilaminoetanol) de administração tópica (e até oral) é uma substância cujo intuito principal seria de ter um efeito tensor, dando firmeza e melhorando a flacidez da pele. Foi popularizado mundialmente através da linha de produtos do dermatologista americano Perricone.

2) Há alguns anos saiu um estudo que comprovava a morte de fibroblastos in vitro (em laboratório). Esse estudo causou um pânico geral. Desde então, outros tantos estudos comprovaram aumento da espessura cutânea ocasionado pela vacuolização dos fibroblastos. Ou sejam eles incham e contraem a pele. O efeito colateral disso é que alguns deles ao incharem morrem, o que em um segundo momento poderia ser um efeito extremamente negativo.

3) Pouco tempo depois a Roc (empresa farmacêutica) misteriosamente retirou o DMAE de sua principal linha anti-aging substituindo-o por outra substância.


4) Existe um estudo de 2009 que foi realizado in vivo (seres humanos) que demonstrou que o creme com DMAE diferenciava-se do sem DMAE por um aumento da espessura dérmica com aumento do colágeno (mais um efeito secundário positivo).


Como sempre digo que onde tem fumaça tem fogo, já há algum tempo não prescrevo DMAE para nenhuma de minhas pacientes. Isso porque temos disponíveis no mercado outras substâncias tão boas quanto o DMAE, como o Matrixyl, os retinóides entre outras, igualmente armas contra a flacidez cutânea. Não existe, porém um veredicto final da questão. Tanto que o Perricone continua a comercializar os seus produtos contendo DMAE mundo afora.


                                   Perricone: pai do DMAE 

12 comentários:

  1. Oi Daniella,

    muito bom seu blog! Estou usando um creme com DMAE, vou conversar com minha dermato sobre isso, de repente ela substitui né?

    Queria que vc fizess um post sobre peelings, suas indicações, os resultados... Para as diversas faixas etárias.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Simone, obrigada pela presença. Sugestão devidamente anotada. Vou trabalhar em um post com esse tema.
    O DMAE é polêmico. Que ele possui efeito positivo isso já foi provado, no entanto esse risco de morte celular me preocupa. Na dúvida, existem outras opções cujos estudos in vitro não causam morte celular. Ainda assim muitos dermatologistas adoram prescrever essa substância.

    ResponderExcluir
  3. Oi Daniella,
    vou aguardar ansiosa o post =)
    Pois é, se existe polêmica e existem alternativas, melhor aguardar o fim da polêmica, não é mesmo? Por acaso tenho dermato amanhã, vai ser bom conversar sobre isso com ela não é mesmo?
    Bjos
    Simone

    ResponderExcluir
  4. Não sei se existirá um fim disso. Existem muitos interesses comerciais nesse assunto.

    ResponderExcluir
  5. Mais um super post! Ana BH

    ResponderExcluir
  6. Pessoalmente também prefiro evitar. Como já apontaste. achei estranho a Roc (Johnson & Johnson) ter retirado alguns produtos com DMAE logo depois de ter lançado e ter gastado bastante em propaganda. Muitas vezes grandes empresas fazem alguns estudos e não divulgam. Fico pensando, será que não fizeram alguns testes internos que mostram resultados ruins com DMAE?

    Por outro lado, também não chego a me preocupar com os estudos apontando resultados ruins com DMAE. Até onde sei, nestes estudos foram usados DMAE quase puro, que tem um pH muito elevado. Já em uma formulação cosmético o DMAE é usado em uma quantidade muito menor, e tem seu pH "corrigido". Qualquer coisa com um pH "extremo" iria ser citotóxico... Até vitamina C, se for aplicada pura sobre as células, in vitro, provavelmente vai causar problemas...

    Conclusão: embora eu não chegue a me preocupar com estes estudos, existem várias opçãos ao DMAE. Logo, pessoalmente, evito cosméticos com DMAE, já que os resultados são incertos. Ou seja, concordo plenamente contigo! :)

    ResponderExcluir
  7. Pois é Pedro...Como sempre dando uma contribuição susbstancial ao blog...Obrigada!
    Mas é realmente o que você falou: essa atitude da Roc é que também me colocou a pulga atrás da orelha.
    Bjos e é bom contar com sua presença por aqui.

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    gostaria que vc comentasse sobre o uso do DMAE via oral.Tenho visto propaganda sobre o seu efeito para memória? Recebi indicação para evitar flacidez?Poderia comentar?
    Grata,
    Alda

    ResponderExcluir
  9. Alda, o ideal é uma alimentação rica em peixes sobretudo salmão e atum. DMAE para flacidez me causa uma certa insegurança...Tenho receio de usá-lo via oral pelo que já comentei no post.

    ResponderExcluir
  10. Olá!! Conforme minha dermato fiz a manipulação do creme DMAE com o Matrixil, nem começei a usar, pois li sobre a polemica do DMAE e agora estou preocupada se isso irá prejudicar-me principalmente por estar em uma fase mais delicada dos 45, perder mais não é bom..É melhor evitar mesmo com o Matrixil na formula?

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...