quarta-feira, 7 de março de 2012

A polêmica do chega de choro. A Jonhson & Jonhson e os xampus cancerígenos.


Ao fazer um post, a gente lê, estuda, aprimora. Nessas  minhas andanças, dei de cara com matérias que originaram os meus próximos posts. O primeiro deles é este e trata justamente dos xampus Jonhson. Confesso que fiquei  chocada e ao que parece realmente onde tem fumaça tem fogo.
Vocês sabiam que a fórmula do Xampu Jonhson é diferente dependendo do país?
 Eu não sabia, mas é verdade. Sim, mas o que temos nós a ver com isso?
É que no nosso país, assim como nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e China, esse produto tem na sua fórmula o quartenium-15, um liberador de formaldeído que é: CANCERÍGENO! E o formaldeído estaria ligado com a leucemia!
Os países com xampu Jonhson quartenium free são: Dinamarca, Finlândia, Holanda, Noruega, África do Sul, Suécia e Reino Unido.

Após uma pressão internacional intensa no ano passado, a empresa cedeu e se comprometeu a iniciar  uma retirada progressiva desse ativo dos seus xampus. O pior é que essa substância está presente em vários  outros produtos como sabonetes líquidos, xampus e cremes de marcas diversas.
Uma outra informação sobre esse ativo é que o mesmo está no grupo dos alérgenos mais relevantes no eczema de contato infantil da faixa etária pediátrica.
 
Outro aspecto importante é que após essa polêmica foi lançado o Jonhson´s neutrals isentos do quartenium e do 1,4-dioxane, outro composto cancerígeno. A verdade é que as leis brasileiras e americanas são frouxas no tocante aos compostos possivelmente nocivos. Na verdade, existe uma omissão sobre o tema e daí uma brecha é criada para livres interpretações, com economia e lucro acima de tudo.


É triste ver que ainda a indústria cosmética só tem preocupação com o seu lucro, não importando outros aspectos. Mas os ventos da mudança alguma hora chegam.

O que fazer enquanto isso?

Leiam as fórmulas antes de usar qualquer produto. Informem-se e compartilhem.

5 comentários:

  1. O que o FDA e os toxicologistas americanos alegam é que a quantidade de formaldeído presente nestes produtos é muito pequena para causar algum problema. Alegam que em muitas verduras que a gente come no dia a dia (como brócolis, por exemplo) há naturalmente mais formaldeído do que a quantidade encontrada em cosméticos...

    Mas os cientistas do governo japonês discordam. Por isso no Japão os conservantes que liberam formaldeído já estão proibidos há muitos anos, desde quando o assundo nem ainda estava na "moda". Acho que é o único país do mundo que proibe estes conservantes.

    De qualquer forma, sendo seguro ou não, evito os conservantes que liberam formaldeído porque uma vez fiz um teste de contato e vi que minha pele é sensível a estes conservantes.

    ResponderExcluir
  2. Drª Daniella,

    muito bom este post! Minha filha é atópica (dermatite atópica) e não se dá bem com quase nenhum shampoo. Todos usados até hoje dão coceira na pele dela, e é quase impossível não deixar cair no corpo na hora do enxágue.
    Você poderia indicar um shampoo p/ atópicos?

    obrigada, Daniela Cano.

    ResponderExcluir
  3. Pedro: você pelo visto tem uma pele hipersensível.
    Daniela: complicado acertar de primeira. Tem que ver o que ela já usou. De repente, investir em alguma marca importada. Tem atópicos que não conseguem usar xampu, a não ser que enxágue sem escorrer pelo corpo.

    ResponderExcluir
  4. Doutora também tenho uma filha atópica, e uso nela quase toda a linha de produtos Johnson, sendo a linha capilar hidratação intensa e o sabonete liquido glicerinado, então eu gostaria de saber se o shampoo do Poster que é vendido aqui no Brasil é livre dessa substância.

    Outra coisa eu já tive indicação de especialista de que poderia fazer a higiene dos meus olhos com esse shampoo, porque eu tinha tendencia a ter caspa nos cílios, e também leio muita gente que diz que lava o rosto com ele porque ele retira muito bem a maquiagem, será que isso é seguro?

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente, a fórmula ainda contem o quartenium. O sabonete líquido glicerinado não tem. O ideal é checar a lista de ingredientes atrás dos frascos.
    Eu também já usei inúmeras vezes esse xampu com esse intuito em mim mesma. Quando fiquei sabendo dessa confusão fiquei com medo e confesso não ter vontade de voltar a usar. Muito menos na minha filha. É claro que a pele infantil absorve muito mais que a pele adulta, mas se além de tudo ainda é um irritante em potencial, aí dá medo.

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...