domingo, 11 de março de 2012

Vocês sabem quanto de metal pesado tem em sua maquiagem e que isso pode afetar sua saúde?

 
Outro post para reflexão. O resultado dessa minha pesquisa é que há alguns dias uso menos maquiagem. Os metais pesados estão presentes em dezenas de maquiagens e é impossível fazer uma lista aqui. No Canadá, essa discussão está pegando fogo e o problema é que existem evidências que o uso excessivo de maquiagem pode levar a uma intoxicação por metais justamente por não haver uma cobrança das indústrias sobre o assunto. Dessa forma, estão sugerindo uma fiscalização nos níveis desses metais e na determinação do nível máximo permitido.
Para tanto, fizeram um dossiê baseado nos níveis de exposição de um grupo de mulheres canadenses.
Os principais metais pesados que em tese estariam banidos dos cosméticos no Canadá(exceto o níquel) são:


1)Cádmio
2)Berílio
3)Tálio
4)Selênio
5)Arsênio
6)Chumbo
7)Mercúrio


O excesso de alguns desses metais pode ocasionar dentre outras coisas, câncer, infertilidade, problemas de desenvolvimento e neurológico, perda de memória, doenças auto-imunes, cardiovasculares e queda de cabelo. 
O dossiê, entretanto, revelou que embora NÃO ESTIVESSEM LISTADOS nas maquiagens existiam níveis significativos desses metais em alguns produtos, níveis estes que não seriam mais considerados impurezas. E nem marcas como a benefit, laura mercier, mary kay, clinique e até a MAC escaparam.

Dessa  forma, o que foi concluído:


1)Os batons são os mais perigosos contendo níveis de arsênio, cádmio e chumbo.
2) Procedência da fabricação das maquiagens usadas:Estados Unidos, Canadá, Koréia e Europa.
3) O chumbo estava presente em cerca de 96% dos produtos testados, entre batons, máscaras, sombras, corretivos, pós, blushs e bases;
4)O produto que continha mais chumbo foi um da Benefit.
5) A questão aqui não é só o nível de metal pesado em um único cosmético e sim o somatório dos produtos na pele da pessoa. Fora a exposição sob outras formas.


E  agora o que fazer?


Pressionar órgãos competentes para uma regulamentação dos níveis desses metais;
Evitar usar qualquer maquiagem em crianças;
Procurar linhas naturebas sempre que possível. Sei que produtos fabricados na Europa são mais ecologicamente corretos, bem como no Japão.

Encontrei essa lista de batons com níveis seguros de chumbo:
  • Avon Ultra Color Rich Cherry Jubilee
  • Body Shop Lip Colour Garnet
  • Body Shop Lip Colour Garnet
  • Clinique Long Last Lipstick Merlot
  • Dior Replenishing Lipcolor Red Premiere
  • Estee Lauder Maraschino
  • MAC Matte Lipstick Viva Glam 1
  • Revlon Superlustrous Love That Red
  • Revlon Superlustrous Bed of Roses
  • Revlon Colorstay Lipcolor Red Velvet
  • Tarte Inside Out Vitamin Lipstick
  • Wet N Wild Mega Colors Cherry Blossom
  • Wet N Wild Mega Colors Cherry Blossom

2 comentários:

  1. Doutora muito obrigada por essa preocupação em nos alertar, eu fico muito triste quando leio em alguns blogs que essas pesquisas não devem ser levadas á sério, que a quantidade de substância dos produtos é insuficiente para nos causar danos, eu concordo com a doutora, já que temos acesso a informação a nosso favor, vamos tomar uma atitude e pressionar essas empresas a nos venderem produtos mais seguros para nossa saúde.

    Doutora maquiagem mineral seria uma opção menos prejudicial?

    Eu estou numa dúvida cruel, pois preciso comprar um protetor em pó para garantir uma melhor proteção da pele, a dermato havia me indicado o pó da Adcos, mais eu estou muito tentado no pó mineral da Dermage que tem fps 50, a doutora conhece?

    Doutora produtos que tem oxido de zinco e dióxido de titânio na formula podem obstruir os poros de quem tem tendencia a acne?

    ResponderExcluir
  2. Silvia, o pior é que maquiagem mineral também não pode ser excluída desse meio. O problema não é a quantidade de metal em 1 produto. É o somatório de produtos e de outros tipos de exposição. Esse pó da dermage é muito legal. Os filtros com esse constituintes que vc citou são mais difíceis de serem removidos mas podem ou não causar acne mesmo que não sejam comedogênicos. Isso não tem como prever.

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...