sábado, 14 de abril de 2012

Dia a dia.

Esse post baseia-se em diversas situações recorrentes em consultório e que merecem uma certa atenção. 


1) "Não preciso de Botox agora pois só se eu tivesse com muitas rugas para precisar"


Um dos pensamentos mais errados que escuto de alguns pacientes é de que o Botox conserta rugas a qualquer momento. Ele, na verdade, atenua o que já está marcado e previne, sim, previne que outras rugas surjam. Portanto, não se deve esperar que o rosto fique todo marcado com rugas para procurar tratamento. 


E não existe idade x ou y para que se indique o procedimento. Tem gente que chega já tarde demais e o resultado do Botox não fica ideal. Além disso, tenho pacientes jovens com rugas ao redor dos olhos  (piores do que mulheres maduras) e que fazem a toxina localizada no auge dos seus 20 e poucos anos. Sim, você não é obrigado a fazer em todos os pontos. Cada pessoa, uma abordagem individualizada.


2)"Não quero fazer botox pois vi pessoas que ficaram desfiguradas e com bochechas de fofão".


Com certeza o Botox virou um nome geral que as pessoas usam para designar qualquer coisa que façam no rosto. E tudo de feio é culpa do Botox. O Metacrill (preenchedor permanente) ou bioplastia é que tem esse mérito de deformar muita gente. O problema é que o metacrill virou sinônimo errado de Botox. 


3)"Sou muito nova e não preciso disso."


Isso é muito relativo. Rugas são proporcionais a força muscular da pessoa. Quanto mais forte e grosso o músculo mais rugas ele fará. Tem mulheres e homens que com 20 e poucos anos já tem mais rugas dinâmicas que homens e mulheres de 30. 


Dessa forma, o caminho natural é das rugas dinâmicas (que só surgem com o movimento, ao sorrir, ao franzir a testa) virarem estáticas (permanentes mesmo que você não sorria elas ficam lá). O Botox lentifica consideravelmente essa progressão e até mesmo impede que as rugas dinâmicas surjam precocemente. 


Mas cada caso é um caso. Uso muito os meus olhos como exemplo. Nunca usei Botox nessa área e talvez nunca precise. Minha musculatura é fraca ao redor dos olhos. Todo mundo acha que coloco Botox ali, mas a verdade é que não uso nada nessa região. 


4)"O meu cabeleireiro disse que a escova que ele fez não tem formol".


Alerta PINK não é mais nem vermelho. Essa é a afirmação mais suspeita. Antes de alisar seu cabelo EXIJA que mostrem o produto a ser usado. A maioria dos profissionais -existem exceçōes, claro- mente descaradamente ou por falta de conhecimento ou intencionalmente mesmo, uma vez que alisantes com formol são bem mais baratos que o tioglicolato que tem marcas caras como Wella e L' oreal. O preço final que você paga é o mesmo mas o lucro do salão é menor se usa essas marcas importadas . E tem o fator novidade. Escova de aminoácidos, de carbocisteína, de frutas, marroquina e demais com nomes bonitinhos são suspeitas.







6 comentários:

  1. Oi Daniella,

    tudo bem? Muito bom esse seu post. Infelizmente existem profissionais que fazem o que o paciente pede, independente do resultado ficar horrível. Acho que é por isso que existe ainda muita desconfiança em relação a determinados procedimentos.

    Queria tirar uma dúvida: existe algum tratamento indicado para a flacidez facial em lugares aonde o botox não é aplicado (como nas bochechas, por exemplo?). Queria saber algum tratamento "externo", feito com aparelhos, nada injetável.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Simone, a radiofrequência teria uma boa indicação nesse caso de flacidez. Gosto muito do Accent e do Tripolar.

    ResponderExcluir
  3. Olá Dra, tudo bem?
    Por favor, não me entenda mal. Acho que vc deixou passar... EXIGA e sim EXIJA. Gosto demais do seu blog e só quiz ajudar. Recebo suas atualizações por e.mail e logo que li atentei-me para enviar um e.mail imediatamente, mas como os seus comentários são moderados enviei por aqui mesmo.
    Por favor, faço isso de coração mesmo. Não é minha intenção ofendë-la e se tiver algo errado no meu blog, gostaria que fizesse o mesmo comigo.
    Ah! Formo em junho do próximo ano e infelizmente não posso iniciar residencia, tenho que trabalhar. Gostaria de sua opinião sobre uma pós graduação que me dë direito a realizar a prova de título. No meu internato, fico 3 meses em Tampa na Califórnia, vc indica algum curso por lá? Vi que vc estudou em Miami, por isso minha pergunta.
    Um abraço, bjs e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Ana, sem problema. Realmente passou batido mesmo. Já consertei.:)
    Aconselho você a entrar no site da sbd (www.sbd.org.br), lá tem a lista de todos os serviços credenciados. Não aconselho a fazer em não credenciada, apesar de mais fácil pois dá muita dor de cabeça depois para fazer a prova. E pelo que sei vai ficar ainda pior. Muito pior.
    Quanto à Tampa, sinceramente desconheço curso.

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Sou uma seguidora portuguesa do seu blog e gosto muito dos esclarecimentos que dá, aqui em Portugal os médicos não são tão abertos a estas formas de informar as pessoas...

    Escrevo porque tenho 34 anos e estou a preocupar-me bastante com as minhas rugas de expressão... principalmente umas rugas verticais que tenho entre as sobrancelhas acima do nariz (creio que chamam a essa zona glabela).
    Não fazia ideia que o botox podia ter efeitos preventivos e, sabendo isto, gostava de saber que profissionais procurar; como é que sei que estou em boas mãos (p.ex. que tipo de perguntas devo fazer).

    Obrigado e muitos sucessos para si!

    ResponderExcluir
  6. Sara, gosto muito de Portugal. Tive oportunidade quando era acadêmica de Medicina de estagiar no Hospital Santo Antonio na cidade de Porto e fiquei um tempinho por aí. Infelizmente na época eu ainda não sabia que ia seguir dermatologia e não me informei muito sobre profissionais na área. Sei que tem muita gente da Europa que aproveita as férias e vem fazer o seu Botox e demais procedimentos pelo Brasil. Falam que além de mais barato os médicos são mais afetuosos, mas acho que isso não é regra.
    Achei um contato da Sociedade Portuguesa de DERMATOLOGIA. Talvez eles possam indicar alguém na sua cidade.
    http://spdv.com.pt/pt/?det=25&id=6&mid=29
    Achei também esse site vinculado a sociedade:
    http://www.consulteodermatologista.com/

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...