sábado, 7 de novembro de 2009

Cabelos: o que há de ficção e o que há de científico?


Muitas informações a respeito de cabelos e de queda de cabelos diariamente são postadas na net.

É interessante ressaltar que existem idéias fixas da imprensa leiga que, por vezes, prejudicam a conversa que temos com nossos pacientes. Existe a informação geral e a específica. Cada indivíduo é um universo próprio e deve ser entendido como tal. Daí fiz esse post com algumas explicações básicas:

1-Diariamente caem 100 fios e isso é normal.

Essa idéia não é correta, pois cada pessoa tem um ritmo de queda próprio que pode variar conforme a época do ano e existem pessoas com queda de 100 fios/dia patológica (ou seja manifestação de algum problema).

2-Tenho algum problema, pois o meu cabelo não cresce!!!Só fica até os ombros!!!

Uma queixa típica de pessoas com cabelos finos. Na verdade, o fio fino cresce mais lentamente que um fio grosso. E isso não chega a ser uma doença. O problema é que existem pessoas que além do cabelo fino, possuem um ciclo de vida do fio abaixo ou no limite inferior (varia de 2 a a 6 anos). Um exemplo de personalidade que sofre com esse padrão é a Xuxa. Portanto, isso é perfeitamente normal. Ainda que o paciente sonhe em ter longas madeixas...

P.S. Para os fanáticos pela apresentadora: eu sei que ela já teve cabelos compridos quando criança, porém o padrão de crescimento pode sofrer alterações durante a vida...

3-Qual a velocidade de crescimento dos fios?

Varia de 1 a 1,5 cm. Mas em casos como o anteriormente citado pode ser até menor.

4- No dia da consulta devo lavar os cabelos?

Idealmente não deve, pois isso pode atrapalhar a avaliação do dermatologista.

5-Alterações hormonais são as principais causas de queda de cabelo.

Isso não é verdade. A famosa calvície masculina e feminina clássica (alopécia androgenética) não se caracteriza por excesso hormonal. O problema é o excesso na atividade uma enzima que se situa na pele. Ela capta o hormônio e o transforma em uma molécula ativa que faz o pêlo diminuir sua espessura progressivamente até desaparecer.

A caspa pode causar ou agravar a queda, assim como alterações orgânicas.

A queda de cabelos deve ser entendida, portanto, como sendo a ponta de um iceberg. O exemplo mais expressivo são as deficiências nutricionais que podem fazer cair cabelo desde a raiz.

6- A escova progressiva causa queda de cabelos?

As escovas light ou progressiva podem causar queda sim, em especial por quebra da haste e aumento da oleosidade capilar.


Dessa forma, como conselho a todos eu assinalo que se alguém perceber alguma rarefação ou queda de cabelo procure imediatamente um dermatologista para que seja dado início ao tratamento específico.

Afinal, tratamento precoce=melhor resposta ao tratamento.

OBS.: para os jovens com história familiar de calvície: já comentei a respeito da aplicabilidade do teste genético em outro post.


Bises!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...