domingo, 29 de novembro de 2009

Pele oleosa: um brilho indesejável.


Se você tem a pele oleosa, sabe do que estou falando...

Muitos dias de sensação melada, pontos pretos no rosto (cravos) e tendência à acne podem nos trazer uma profunda irritação. Por outro lado, quem tem esse tipo de pele envelhece lentamente: menos rugas às custas de muita oleosidade.

A boa notícia é que as empresas estão cada vez mais preocupadas conosco, a maioria (no Brasil esse tipo de pele predomina).

Um reflexo disso é o lançamento recente das releituras de filtros solares que se tornaram ainda mais agradáveis e sequinhos:

1)ADA TINA matte
2)Minesol Oil Control (o primo-irmão do Minesol Actif que foi idealizado e criado para a pele brasileira)
3)ANTHELIOS AE (esgotado em várias farmácias do Rio de Janeiro)

Para encerrar algumas dicas válidas para quem tem esse tipo de pele:
  • Evitar lavar o rosto toda hora. Cuidado com a oleosidade rebote;
  • Sempre usar água fria na hora de higienizar a pele, o calor estimula mais a produção de sebo;
  • Hidratar com produtos específicos para pele oleosa. Existem muitas pessoas com pele oleosa que ao passar a mão no rosto sentem uma estranha aspereza. Afinal ser oleosa não é sinônimo de ser hidratada;
  • Utilizar sempre produtos não comedogênicos (que não causam cravos). Ainda assim o não comedogênico pode sim ocasionar acne;
  • Fazer limpeza de pele mensal;
  • Evitar tônicos e géis muito alcóolicos. O álcool pode ser prejudicial, pois também induz oleosidade rebote.




4 comentários:

  1. Pele oleosa é um problema que me acompanha a muuuuuuuito tempo.Apesar de hoje ter os "problemas" causados pelo tempo,(pele madura), que são inevitáveis, ainda assim convivo com a oleosidade.Já tentei vários produtos, inclusive o Neovadiol noite, mas sempre depois de uns dias de uso, começam a aparecer espinhas, principalmente no queixo. Atualmente estou usando(ainda sem problemas) o Strivectin SD verde, pra pele oleosa, mesmo assim só a noite, de manhã só filtro solar. Resolvi experimentar a loção Beatriz da Dermatus, minha filha obteve ótimos resultados, e estou achando que ela realmente segura um pouco a oleosidade, só não sei se deve ser usada em pele madura, o que vc acha???
    Beijo.
    Bebel

    ResponderExcluir
  2. Bebel, transcrevi seu post pois estava dando erro na hora que eu tentava publicá-lo.

    Vamos a resposta:

    Acho o Neovadiol uma tragédia para a pele oleosa. A maioria das pessoas quando usam esse produto referem a mesma queixa: aparecimento de acne.

    Existem cremes muito oleosos que são sucesso no exterior e que no Brasil não são bem aceitos. Afinal, a pele européia tende a ser mais seca que a nossa.

    Acho fantástica a loção beatriz, porém ela pode ressecar muito. Peço sempre para meus pacientes passarem em um só movimento (sem vai e vém) no rosto e em seguida lavar com água pura. Essa loção serve primordialmente como um tônico para peles oleosas.

    A pele madura e oleosa pode sofrer vez por outra de ressecamento. Logo tal produto deve ser introduzido com cuidado.

    Um grande abraço!

    Daniella

    ResponderExcluir
  3. Adorei encontrar seu blog!
    Eu sofro com poros abertos e até hoje não encontrei nada que melhorasse isso. Minha pele é oleosa na zona T...
    Existe algum exame pra se determinar rosácea ou é só exame clínico mesmo?
    obrigada
    sucesso

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mitia!
    O diagnóstico de Rosácea é clínico, mas existem casos de dúvida em que a biópsia pode esclarecer. O que eu acho é que no Brasil essa doença é muito subdiagnosticada. Tem muita gente com rosácea sendo tratada como se tivesse acne.
    Quanto aos poros abertos, não acredito em melhora só com cremes. Já vi resultados interessantes com o uso de laser.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...