domingo, 29 de novembro de 2009

Pele oleosa: um brilho indesejável.


Se você tem a pele oleosa, sabe do que estou falando...

Muitos dias de sensação melada, pontos pretos no rosto (cravos) e tendência à acne podem nos trazer uma profunda irritação. Por outro lado, quem tem esse tipo de pele envelhece lentamente: menos rugas às custas de muita oleosidade.

A boa notícia é que as empresas estão cada vez mais preocupadas conosco, a maioria (no Brasil esse tipo de pele predomina).

Um reflexo disso é o lançamento recente das releituras de filtros solares que se tornaram ainda mais agradáveis e sequinhos:

1)ADA TINA matte
2)Minesol Oil Control (o primo-irmão do Minesol Actif que foi idealizado e criado para a pele brasileira)
3)ANTHELIOS AE (esgotado em várias farmácias do Rio de Janeiro)

Para encerrar algumas dicas válidas para quem tem esse tipo de pele:
  • Evitar lavar o rosto toda hora. Cuidado com a oleosidade rebote;
  • Sempre usar água fria na hora de higienizar a pele, o calor estimula mais a produção de sebo;
  • Hidratar com produtos específicos para pele oleosa. Existem muitas pessoas com pele oleosa que ao passar a mão no rosto sentem uma estranha aspereza. Afinal ser oleosa não é sinônimo de ser hidratada;
  • Utilizar sempre produtos não comedogênicos (que não causam cravos). Ainda assim o não comedogênico pode sim ocasionar acne;
  • Fazer limpeza de pele mensal;
  • Evitar tônicos e géis muito alcóolicos. O álcool pode ser prejudicial, pois também induz oleosidade rebote.




sábado, 28 de novembro de 2009

Pro-Xylane e a L´oréal



O pro-xylane é um composto patenteado pela L´oréal e derivado do xilol que estimula a síntese de glucosaminoglicanos na pele. Os glucosaminoglicanos são um dos sustentáculos da derme, juntamente com o ácido hialurônico.
Esse ativo está presente em alguns produtos da empresa. O foco é a pele madura. Dependendo do segmento alvo, uma opção diferente:

Popular: Dermagenesis (que contém também o ácido hialurônico) da L´oréal e Ultralift Pro-X da Garnier
;

Indicação dermatológica: Substiane da La Roche Posay;

Indicação intermediária entre a popular e a dermatológica: Neovadiol da Vichy (com Isobioline + Lissyne);

Cosmético de luxo: Absolue Premium da Lâmcome;

A título de curiosidade, a linha Rouge Absolue de batons da Lâmcome também contém o pro-xylane na sua fórmula.

É mais uma prova que podemos ser econômicos na hora de investir em um produto. Esses cremes apesar de serem de uma mesma empresa são bem diferentes, inclusive a própria l´oreal afirma que o que tem maior concentração do Pro-xylane é o Substiane com 5%. Portanto, mantenham seus olhos bem abertos e as mãos nos bolsos.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Red rice da L´occitane


Tive a oportunidade de conhecer a linha red rice para peles oleosas no dia de spa facial oferecido para os clientes da l´occitane no Rio de Janeiro.
A impressão que eu tive não foi nada sobrenatural. Em se tratando de cuidados para peles oleosas a empresa ainda não acertou. A tentativa anterior foi a linha de lavanda que também foi decepcionante, apesar do aroma agradável.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Sugar Polish da Dermage




Esse é um post protesto.
Fiquei muito chateada com a mudança da fórmula do sugar polish esfoliante da dermage (um dos meus scrubs favoritos)
Só descobri isso quando fui repôr meu estoque e me deparei com um scrub da "Neutrogena like" (aquele verdinho) na prateleira da Dermage. À primeira vista, pensei que eles tinham só modificado a embalagem, mas eles substituiram o açúcar mascavo pelo branco, o que me causou profunda irritação. Resolvi então perguntar para a farmacêutica o motivo dessa mudança. Ela me disse que o produto tinha pouca saída devido à coloração marrom. Pode isso?O grão do açúcar mascavo é maior e logo a esfoliação é mais intensa. O que em alguns casos, como para a minha ceratose pilar, é indispensável.
Minha outra crítica é essa unificação dos sugar polishs de rosto e corpo em um só produto. O que me leva a crer que esse esfoliante seja melhor para o rosto do que para o corpo.
Não é a primeira vez que produtos excelentes são descontinuados. Vou tentar usar esse produto e depois falo minha apreciação a respeito...
Foto 1:o scrub da Neutrogena que tem um cheirinho cítrico;
Foto 2:o novo sugar polish, também com cheiro cítrico;
Foto 3:minha antiga paixão que foi descontinuada;

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Coco avant Chanel


Ontem assisti ao filme biografia da estilista Gabrielle Coco Chanel. O filme não é uma obra prima, mas valeu o ingresso.
Adoro biografias e ainda mais saber os motivos que levaram esta ou outra pessoa a chegar onde chegaram. Li também uma resenha a respeito das ligações que Chanel mantia com nazistas o que achei algo sinistro. Mas isso não está no filme...
Enfim, muito legal o filme, mas com certeza não agradará a todos.

Mavala 002 base


Após uma pausa "forçada" devido a uma viagem, volto a postar.
A dica hoje é a base 002 da Mavala.
Ela está indicada como base mesmo em caráter preventivo, além de proteger contra o amarelado dos esmaltes.
Existem muitos produtos da Mavala imperdíveis e em relação ao preço, a linha é bem mais acessível que a Ecrinal, outra queridinha minha.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Pele negra: cuidados básicos


A pele negra que também está incluída no grupo das peles étnicas (que inclui a oriental e a hispânica) possui características específicas que exigem cuidados apropriados.

Quais então seriam essas diferenças?

-Colágeno mais denso e compacto na derme. Isso significa um envelhecimento mais lento à pele, bem como uma menor ocorrência de flacidez, o que é excelente;

- Por outro lado, a pele negra tem mais tendência a manchar e, por isso, qualquer lesão inflamatória, como uma espinha, por exemplo, pode gerar um grande problema. Além disso, existe uma tendência ao ressecamento da pele do corpo e, por esse motivo, necessita ser SEMPRE hidratada diariamente;

Dessa forma, os peelings estão liberados. A toxina botulínica e os preenchimentos podem ser feitos normalmente; já os lasers devem ser feitos com cautela, devido ao grande risco de evoluir com manchas;

Outro aspecto importante são os cabelos que também exigem cuidados diferenciados com produtos hidratantes e ativadores de cachos. Isso porque os fios têm um ritmo de crescimento mais lento de 0,8 cm por mês, típico de cabelos finos, além de ter tendência a quebrar facilmente. Por isso o cuidado deve ser redobrado. Se existe algum tipo de química anterior, como um relaxamento, existe a necessidade de saber que tipo de produto foi utilizado, principalmente, se o procedimento não é feito com o mesmo profissional. Existem certas substâncias que se usadas consecutivamente em um mesmo cabelo, podem ocasionar a quebra e ser um verdadeiro desastre.

No exterior existem linhas exclusivas para pele étnica como a Iman, que foi criada pela ex-top model homônima.


domingo, 8 de novembro de 2009

Novo creme anti-estria na gravidez


Eis um recente lançamento voltado para grávidas que desejam um creme de prevenção de estrias:

TriLASTIN SR

É importante salientar que não existem estudos que comprovem o efeito desse e de qualquer outro creme como preventivo de estrias na gravidez. A questão aqui é: quem quer arriscar a não passar nenhum creme?

Achei muito bom o mix da composição:

Colágeno marinho, elastina, vitamina K, ácido azelaico, vitamina E e A, proteínas de trigo e soja..

Com certeza não deve ser nada milagroso, mas ainda assim fica a notícia desse lançamento.

Segredos da minha necessaire: Phytocernes da Sisley


Existem linhas enormes dos chamados "cosméticos de luxo", mas este produtinho é muito interessante. O Phytocernes da Sisley é um corretivo que contém ativos descongestionantes (ele é um pouco geladinho também) e tem uma cor apropriada para minha área dos olhos. Apesar de caro, dura horrores. Basta uma pequena gota e em seguida espalhar. Não é um corretivo pesado e nem leve demais. A cobertura é média e dá um luminoso natural, que segundo o fabricante se chama efeito soft focus. É um investimento. Claro que existem outros corretivos bem legais (com preços mais razoáveis), mas esse é super recomendado.

Uma opção mais interessante com proposta similar é o corretivo em caneta da Neutrogena. Fica a dica para quem não quer arriscar demais o pescoço...

Bises!

O fim do Evolence


O Evolence era um preenchedor aprovado pelo FDA há pouco mais de um ano nos Estados Unidos.

Esse tipo de preenchedor baseia-se no uso de colágeno de origem bovina. O que não é nenhuma novidade.

O estranho é essa saída abrupta do mercado. Ainda não existe um consenso a respeito do motivo que levou a esse recolhimento do produto. Alguns relatos de pacientes de que o produto tinha uma pequena durabilidade pode ter gerado essa medida. É claro que a Jonhson and Jonhson não confirmou nada, mas o certo é que o Evolence acabou antes nem mesmo de ter começado direito.


Isso mostra que devemos ter muita cautela com as novidades que saem a todo momento, prometendo o que não podem cumprir. Por esse motivo, sou muito cautelosa antes de sair usando esses "incríveis" lançamentos por aí.

sábado, 7 de novembro de 2009

Cabelos: o que há de ficção e o que há de científico?


Muitas informações a respeito de cabelos e de queda de cabelos diariamente são postadas na net.

É interessante ressaltar que existem idéias fixas da imprensa leiga que, por vezes, prejudicam a conversa que temos com nossos pacientes. Existe a informação geral e a específica. Cada indivíduo é um universo próprio e deve ser entendido como tal. Daí fiz esse post com algumas explicações básicas:

1-Diariamente caem 100 fios e isso é normal.

Essa idéia não é correta, pois cada pessoa tem um ritmo de queda próprio que pode variar conforme a época do ano e existem pessoas com queda de 100 fios/dia patológica (ou seja manifestação de algum problema).

2-Tenho algum problema, pois o meu cabelo não cresce!!!Só fica até os ombros!!!

Uma queixa típica de pessoas com cabelos finos. Na verdade, o fio fino cresce mais lentamente que um fio grosso. E isso não chega a ser uma doença. O problema é que existem pessoas que além do cabelo fino, possuem um ciclo de vida do fio abaixo ou no limite inferior (varia de 2 a a 6 anos). Um exemplo de personalidade que sofre com esse padrão é a Xuxa. Portanto, isso é perfeitamente normal. Ainda que o paciente sonhe em ter longas madeixas...

P.S. Para os fanáticos pela apresentadora: eu sei que ela já teve cabelos compridos quando criança, porém o padrão de crescimento pode sofrer alterações durante a vida...

3-Qual a velocidade de crescimento dos fios?

Varia de 1 a 1,5 cm. Mas em casos como o anteriormente citado pode ser até menor.

4- No dia da consulta devo lavar os cabelos?

Idealmente não deve, pois isso pode atrapalhar a avaliação do dermatologista.

5-Alterações hormonais são as principais causas de queda de cabelo.

Isso não é verdade. A famosa calvície masculina e feminina clássica (alopécia androgenética) não se caracteriza por excesso hormonal. O problema é o excesso na atividade uma enzima que se situa na pele. Ela capta o hormônio e o transforma em uma molécula ativa que faz o pêlo diminuir sua espessura progressivamente até desaparecer.

A caspa pode causar ou agravar a queda, assim como alterações orgânicas.

A queda de cabelos deve ser entendida, portanto, como sendo a ponta de um iceberg. O exemplo mais expressivo são as deficiências nutricionais que podem fazer cair cabelo desde a raiz.

6- A escova progressiva causa queda de cabelos?

As escovas light ou progressiva podem causar queda sim, em especial por quebra da haste e aumento da oleosidade capilar.


Dessa forma, como conselho a todos eu assinalo que se alguém perceber alguma rarefação ou queda de cabelo procure imediatamente um dermatologista para que seja dado início ao tratamento específico.

Afinal, tratamento precoce=melhor resposta ao tratamento.

OBS.: para os jovens com história familiar de calvície: já comentei a respeito da aplicabilidade do teste genético em outro post.


Bises!!!

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O que fazer com axilas escuras?


As principais causas de escurecimento da região axilar são as seguintes:

1)Acantose nigricans: condição dermatológica característica de indivíduos com sobrepeso ou com quadros de resistência à insulina. Dessa forma, é importante que sejam solicitados alguns tipos de exames após avaliação dermatológica. O tratamento nesses casos é um desafio.

2)Antiperspirantes: alguns causam escurecimento dessa região. A solução é optar mais por desodorantes e não antiperspirantes (ler o rótulo). Algumas pessoas trocam de marca e obtem resultados surpreendentes.

3) Foliculite: esse tipo de inflamação, devido ao encravamento de pêlos, causa escurecimento local e seu tratamento é a depilação a laser, que promove também o clareamento da região.

4)Cremes depilatórios, ceras e lâmina: esses métodos com o passar dos anos podem escurecer o local. A depilação a laser aqui também está bem indicada.

5)Excesso de suor também pode causar o escurecimento axilar. Aqui o Botox pode ser uma opção.

6) Durante a gravidez e em portadores de dermatite atópica pode também haver um escurecimento da região.

De um modo em geral, tenham em mente que além do laser e do Botox para alguns dos casos acima citados, temos clareadores que podem ajudar no tratamento assim como peelings seriados.

domingo, 1 de novembro de 2009

Creme para a área dos olhos: como usar


Existem inúmeros cremes no mercado para essa área. O grande problema é que vejo frequentemente pacientes traumatizadas com o uso desses produtos quando, na maioria das vezes, poderiam ter evitado os efeitos indesejáveis.

De maneira simplificada, tenham em mente que existem cremes para olhos com hidratantes, ácidos suaves (como o retinol) e com antioxidantes. A pele ao redor dos olhos é mais fina e delicada. É como se fosse uma enponja que absorve tudo o que é posto sobre ela. Por essa razão, ela é muito suscetível a irritações.

Dessa forma, o que fazer?

  • Primeiro NUNCA USAR um produto feito para rosto próximo aos olhos. Os produtos destinados a essa região não devem conter concentrações elevadas de ativos que podem causar reações locais. Todos os produtos industrializados tomam essa precaução. E quando o médico opta por manipular deve prestar muita atenção nas concentrações dos princípios por esse simples motivo.
  • Iniciar o uso do produto PROGRESSIVAMENTE. Exemplo: Iniciar uma noite por semana e sentir como sua pele reagirá;
  • Aplicar uma pequena quantidade de produto na área dos olhos (um caroço de arroz em cada área dos olhos);
  • Aplicar na área dos olhos com a pele seca, pois a umidade aumenta a absorção da área e consequentemente o risco de irritações;
  • Não ficar esfregando o produto nos olhos em movimentos de vai-vém.
Tomando esses cuidados, dificilmente vocês terão problemas com o uso desses cremes.

Bises!

LiftActiv Retinol HA da Vichy


Aqui vou eu para mais um post a respeito de um lançamento que tem tudo para ser um bom produto, reunindo em sua composição o retinol (poderoso anti-rugas) e o ácido hialurônico (poderoso hidratante).
É claro que a propaganda da Vichy fala que melhora todos os tipos de rugas e tal, mas cá entre nós, isso não é tão fácil. Afinal, se algum dia inventarem algo do gênero será bem caro.
Já existem alguns produtos com retinol na fórmula e outros com ácido hialurônico no mercado. O legal é usar os dois ativos em um só produto. Ponto para Vichy.O protetor solar da fórmula não deve ser levado em consideração e, portanto, não esqueçam do uso do protetor solar tradicional.
Ah e tem o liftactiv retinol para a área dos olhos também.Confesso que sou entusiasta do produto, pois sou muito fã do Reti-C (também da Vichy) para a área dos olhos. Para quem não sabe o Reti-C tem na sua fórmula Vitamina C e retinol. Vou fazer um post a respeito de como usar produtos nessa área do rosto.
Confiram o video de lançamento no BLOG DA VICHY (sim, eles têm blog)