sábado, 20 de março de 2010

Até onde você iria para emagrecer?


Essa é uma pergunta que sempre me vem à cabeça.
Digo isso pois já vi alguns problemas como efeitos colaterais sérios, inclusive até morte com o uso dos famosos coquetéis para emagrecer.
O que muitos não sabem é que a prescrição e aviamento de receitas médicas contendo essas substâncias misturadas são PROIBIDAS pela ANVISA no Brasil. O problema é que a vigilância não tem como fiscalizar as milhares de farmácias e de médicos que fazem isso.
Minha reflexão em cima da questão é que ou os médicos são extremamente mal informados ou pior: sabem da proibição e ainda assim para ganhar dinheiro e pacientes fazem isso. Isso me entristece profundamente.
Outro grave aspecto é que algumas dessas substâncias induzem à dependência.
E por fim, já está provado que a longo prazo o que essas fórmulas conseguem é mais quilinhos para quem as usa. Você perde dez e ganha 15, por exemplo. A curto prazo é indiscutível a perda de peso que promovem. Porém até que ponto vale arriscarmos nossas vidas para isso?
Quando me procuram perguntando sobre perda de peso. O primeiro passo a ser tomado é a mudança de hábito. Diminuir a quantidade e melhorar a qualidade do que se ingere, curiosamente existem alimentos que saciam mais que outros. Temos acesso também a algumas medicações menos prejudiciais que podem ajudar (isso se necessário) e que estão liberadas desde que após a mudança de hábito sejam instituídas. Alguns fitoterápicos leves também podem ajudar.

Eis algumas das substâncias na mira da ANVISA (o problema é o uso conjunto não separado entenderam?):
  • Moderadores de apetite (femproporex, anfepramona, dietilpropiona, mazindol);
  • Hormônios tireoidianos (liotironina ou T3, tiroxina ou T4, acido triiodotiroacético ou Triac ou tiratricol);
  • Diuréticos (furosemida, hidroclorotiazida etc.)
  • Laxantes (fenolftaleína, fucus, sene, cáscara sagrada);
E nesse caso de prescrição dessas fórmulas o que o paciente pode fazer?

O paciente pode pegar a receita ou o frasco e levar ao CRM e denunciar o médico. Será aberta uma sindicância que poderá gerar desde uma simples advertência como até a cassação do CRM do profissional infrator.

Obs.: Tem muitas notícias de mortes e prisões na net em decorrência dos coquetéis basta procurar no google...

2 comentários:

  1. Oi Daniella!

    Geralmente quem recorre a esses procedimentos são pessoas que estão muito acima do peso e com a saúde comprometida por causa disso.
    Agora, quem tem só alguns quilinhos a mais, dá pra perder fazendo uma reeducação alimentar não é mesmo?! Não precisa recorrer a remédios.
    Em todos os casos, achei muito legal sua postagem sobre o assunto. É realmente um alerta.

    Aproveito pra te convidar pra dar uma olhadinha na postagem que fiz sobre o esquadrão da moda que falou sobre looks para grávidas, lembrei de você rsrs

    Bjinhos
    e bom fds!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Flávia!
    Obrigada pela participação.

    O problema que vejo é muita gente dependente e que piora depois que deixa de tomar esses coquetéis. Isso sem falar nas mortes....

    Acabei de ler o seu post e está bem interessante mesmo.

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...