quarta-feira, 17 de março de 2010

Pele de grávida


A pele na gravidez está sujeita a um aumento da oleosidade natural, o que pode acarretar ou agravar alguns problemas como acne e caspa. O resultado é que existem mulheres que ficam com a pele perfeita, já outras com a pele totalmente "angry"(zangada). No meu caso, fiquei no meio do caminho: algumas lesões inconvenientes.

É importante ter em mente que o grande problema em fazer um tratamento dermatológico nesse período é que muitas substâncias não tem seus efeitos tão bem conhecidos e outras são realmente proibidas. Existe uma classificação de risco na gestação pela qual me guio quando prescrevo. Porém se o obstetra diz não, existem mulheres que ainda assim, por medo, evitam fazer qualquer coisa. Pessoalmente, não sou tão radical assim. Vamos a algumas das recomendações:

De um modo em geral, deve-se evitar algo mais intempestivo no primeiro trimestre. Só em casos realmente necessários é que eu prescrevo nesse primeiro momento e tudo com baixas concentrações. Passando esse período, algumas opções são válidas como o ácido azelaico, o glicólico, o ácido salicílico (em baixas concentrações), o peróxido de benzoíla e um bom sabonete anti-oleosidade. Os esfoliantes estão liberados. Gosto de uma fórmula secativa que mando manipular que é bem antiga mas funciona em alguns casos e é feita com zinco.
Quanto aos procedimentos estéticos, o peeling de cristal também está liberado, desde que não venha seguido de nenhum peeling químico.
Nem pensar em usar o adapaleno, isotretinoína, tretinoína (retinóico) e hidroquinona.

Mas se você engravidou usando uma dessas substâncias proibidas, não se preocupe. Apenas pare de usá-las. Embora elas sejam de risco inexistem casos relatados de problemas gerados por elas quando uma situação dessas ocorre. O importante é não continuar o uso.

Um abraço a todos e um especial para Suênia que deu a idéia para o post.

3 comentários:

  1. Oi Dani!!! Tô tentando engravidar e confesso que meu maior medo são as estrias! Já coleciono algumas na região do bumbum, por isso tenho medo, por causa da predisposição da minha pele! Será lei? Irei tê-las na barriga mesmo hidratando bastante?
    Bjosss

    ResponderExcluir
  2. Vivi,
    Infelizmente é imprevisível. O fato é que existem estudos recentes demonstrando que mesmo as mulheres que usam cremes hidratantes podem desenvolver sim estrias na gravidez. É certo que SEMPRE prescrevo para as pacientes algum tipo de creme. Contudo, não há garantias. Na prática tem mulheres que não usaram nada e não tiveram estrias. Mesmo com história de estria prévia.
    Todas temos que evitar principalmente o ganho rápido de peso e tentar ter uma alimentação saudável. E, por via das dúvidas, usar hidratante para massagear a área, até porque é um momento de encontro entre a mamãe e o bebê. Um contato que faz muito bem.
    Recentemente, um tipo de laser (Erbium fracionado) foi aprovado pelo FDA para tratamento de estrias (vermelhas e brancas)com resultados animadores. No caso de surgirem estrias na gravidez, logo após o parto o laser pode ser iniciado.
    Bjos!

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...