domingo, 26 de setembro de 2010

Dettol: um novo Protex?

Se vocês ainda não viram nenhuma peça publicitária a respeito do Dettol, com certeza ainda verão. A empresa chegou com força no Brasil e planeja ser uma marca líder no país em apenas 5 anos, com enfoque similar ao Protex, que hoje é sinônimo de proteção à família.
Mas no que eles são diferentes?
A principal diferença é no tipo de antisséptico. Enquanto no Protex é o triclosan, no Dettol é o parachlorometaxylenol.
Outra diferença é, na verdade, um agravante: o Dettol é um produto recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Afinal, o que isso significa? Não consigo entender como chegou a esse ponto, mas esse selo com certeza distorcerá a realidade e contribuirá para a efetivação da marca no nosso país.
Só lembrando que não existem só sabonetes da marca e o produto consagrou-se mesmo como desinfetante na higiene de vasos sanitários, tendo um comercial censurado no exterior que dizia que o vaso sanitário era mais limpo que a bancada da cozinha. Pode isso?

Minha bronca com o Protex e agora com o Dettol é que passam a idéia de proteção à saúde da família, sendo que ambos são antissépticos que podem causar alergias, irritações, ressecamento da pele e até contribuir para infecções SE USADOS DE FORMA CONTÍNUA. Vide o polêmico post que fiz um tempo atrás a respeito do Protex...
Enfim, mais um produto que entra no país com um marketing agressivo. Até acho que ele seja um incrível produto para limpeza dos ambientes da casa, mas em se tratando de pele não pode ter seu uso incentivado de maneira irresponsável como está. O estímulo à obsessão por limpeza conduzirá a um panorama mais arriscado do que imaginamos.
Afinal, por que o dinheiro vale mais do que a vida das pessoas?Por que ninguém fala que a água e o sabão líquido (não em barra, gente) comum podem desempenhar o mesmo papel sem selecionar superbactérias? Produtos como o Dettol e o Protex só devem ser usados por tempos determinados e em casos específicos.
Pronto, desabafei.


Para os curiosos de plantão eis o seguinte resumo falando de alergização com o uso indiscriminado do Dettol: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2230.1985.tb00611.x/abstract

Video da campanha no Brasil: http://www.youtube.com/watch?v=YBuOPviQ0dQ

Estratégia publicitária:http://www.mmonline.com.br/noticias.mm?url=RB_ingressa_no_mercado_de_sabonetes_com_Dettol&origem=ultimas

11 comentários:

  1. Oi, Daniela,

    Queria agradecer o tom alarmista que vc usa para fazer o post, já que isso no Brasil para mim virou qualidade. Explico. Todo mundo fica fazendo o ouvido de mercador por diversos motivos (por não entender e ter preguiça, por burrice, por falsa elegância...) e não fala de coisas que seriam importantes para a população, como é o caso do seu post.

    Tenho só algumas dúvidas. Pq o sabonete em barra não é indicado? Pq vc disse que é uma colônia de bactérias? Qualquer sabonete em barra não é indicado pra tomar banho, nem nada?

    Vamos tratar de disseminar esta informação, é regionalmente que isso se faz, de boca em boca.

    Um abraço,
    Danielle.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Danielle!
    Obrigada pelo comentário...O espírito é esse mesmo..informar acima de tudo.
    Existem muitos estudos a respeito do quão é contaminado o sabonete em barra, em especial se ele é compartilhado, como é o caso na lavagem das mãos. Costumo aconselhar que se o paciente gosta ou tem preferência pelo sabonete em barra que seja então de uso exclusivo.

    ResponderExcluir
  3. Entendi, obrigada por esclarecer. A contaminação é pelo uso por várias pessoas. Mas no fim o sabonete em barra fica com uma carinha péssima. Os últimos em barra que tenho vou usando (cada tia que vem aqui em casa me traz uma caixa de sabonete natura), mas já tinha decidido usar só líquido.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o blog! É maravilhoso! Estou lendo tuuuudo!

    Bjos, Ly.
    http://cosmeticoslyra.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Danielle: esses sabonetes de presente também são uma constante na minha família.E, realmente, santo de casa não faz milagre. Essa é a mais pura verdade.

    Lyra: obrigada pela presença.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Daniella, muito interessante esse post, não sabia disso. E essa obsessão por higienização pode causar TOC em algumas pessoas, não é?

    Beijos,
    Milene

    www.noividades.com

    ResponderExcluir
  7. Mylla,

    Uma das manifestações de TOC pode ser obsessão por limpeza. Toda essa propaganda pode estimular uma tendência, mas não é causa direta do problema.

    ResponderExcluir
  8. meu filho esta com catapora será q eu posso usar dettol nele?

    ResponderExcluir
  9. Mary,

    O dettol é ineficaz no tratamento de qualquer doença viral e a catapora é causada por um vírus.

    ResponderExcluir
  10. Existe algum sabonete com proposta de combate e prevenção as doenças causadas por vírus?

    ResponderExcluir
  11. Lavar as mãos com água e sabão é um cuidado básico e deve ser levado em consideração sempre. O álcool antiséptico é para ser usado na impossibilidade da lavagem de mãos.

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...