quinta-feira, 2 de junho de 2011

Angiomas ou Nevos rubis: o que são?

Esse tipo de lesão é muuuiiiito comum, mas assusta alguns pacientes. Em inglês, fala-se em cherry (cereja) angiomas.


O nevo rubi é um "sinal" vermelho (daí o nome rubi, cereja) que na realidade é um grupo de vasinhos dilatados que surgem na superfície da pele.



Primeira boa notícia: não é câncer de pele. A segunda boa notícia é que você tem como removê-las facilmente, mas às vezes é necessária mais de uma sessão de tratamento. O importante é consultar um dermatologista especialista da SBD (www.sbd.org.br) da sua cidade para avaliar a melhor técnica a ser empregada.
É bom sempre pesquisar antes de arriscar sua pele, visto que existem muitos profissionais que falam ser o que de fato não são.

O único problema é que a remoção não quer dizer que elas não irão surgir em outras áreas ou até voltar na região, pois é uma tendência da pele de desenvolver esse tipo de lesão.

32 comentários:

  1. Há alguns anos, fiz uma "limpeza de pele" com uma assassina, que fez várias feridas no meu rosto e estourou um vasinho na lateral do meu nariz, perto do olho. A dermatologista disse que com laser não sai. Falou pra eu ir no angiologista. O angiologista disse que não faz aplicação ali, que tem que ser laser na dermatologista. Ficou um jogo de empurra e não sei mais o que fazer.
    O angiologista chamou de "hemangioma".

    ResponderExcluir
  2. Creio que você deva procurar uma terceira ou quarta opinião especializada. Consulte um cirurgião plástico, talvez possa ajudar.

    ResponderExcluir
  3. Mas faz mal ter esse negócio? Eu tenho um no decote, mas nunca liguei para isso.
    Obrigada!
    Drica

    ResponderExcluir
  4. Drica, não há mal nenhum em ter angiomas rubis.
    É só uma questão meramente estética.

    ResponderExcluir
  5. Olá....tenho 24 anos, e recentemente percebi que estou com esses pontinhos vermelhos, sempre observei que tinha um no peito da mão e no ombro, exatamente como os das fotos acima, mas agora tem aparecido mais alguns nos braços, antebraços, peito, abdomen...minha pele é muito clara....posso ficar tranquilo então?...não há mal nenhum em tê-los e não é necessário nenhum cuidado mais especial?
    Obrigado... Hugo

    ResponderExcluir
  6. Olá....tenho 24 anos, e recentemente percebi que estou com esses pontinhos vermelhos, sempre observei que tinha um no peito da mão e no ombro, exatamente como os das fotos acima, mas agora tem aparecido mais alguns nos braços, antebraços, peito, abdomen...minha pele é muito clara....posso ficar tranquilo então?...não há mal nenhum em tê-los e não é necessário nenhum cuidado mais especial?
    Obrigado...Hugo

    ResponderExcluir
  7. Hugo, é uma questão meramente estética pois os angiomas rubis não malignizam. É claro que um dermatologista pode dizer se realmente seus sinais são compatíveis com angiomas para deixá-lo mais tranquilo.

    ResponderExcluir
  8. surgiram - me vários desses angiomas,pequenos pontinhos e um ou outro maior,exatamente iguais a todas as fotos que vi na internet e que muitos na minha família possuem,mas todos de uma semana para a outra - e curiosamente,exatamente após eu fazer minha primeira tatuagem.Pode ter alguma coisa a ver ,ser alergia,ou é só coincidência?

    ResponderExcluir
  9. Ramon, provavelmente foi só uma coincidência mesmo. Isto se o diagnóstico for angioma rubi mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado,vou procurar um dermatologista mais pra saber como tirar,sei que é uma questão apenas estética,mas tenho medo de chegar num ponto em que temerei tirar a camisa numa praia ou num clube,por exemplo

    ResponderExcluir
  11. Ola
    tenho 15 anos e nasceu um desse no meu pescoço faz alguns meses,ele vem crescendo gradualmente.Não sinto dor e nem coça.Porem há alguns dias eu passei a unha nele.Agora esta doendo.O que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
  12. Procurar um dermatologista para avaliar necessidade de introdução de alguma medicação.

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber se existem possíveis causas para o aparecimento desses sinais?

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Tenho 32 anos, e há mais ou menos 3 anos começaram a surgir estes pontinhos em minha pele, porém estão aumentando muito. Gostaria de saber se existe algo para evitar o surgimento e se a má circulação pode ser uma das causas.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Infelizmente não existe estudo científico até o momento sobre algo que evite esse problema.

    ResponderExcluir
  16. tenho mts dessesinais. exatamente como os da ft. ja fui ao dermatologista e eledisse q eram benignos e q n via necessidade alguma d retirar, uma vez q sao pekenos. mas eles me incomodam mt.ele disse q eh um tratamento mt caro, mais d cinco mil reais p tirar?? achei um poco estranho isso. qual eh a forma d retira-los? apenas a laser? e acido? aqueles que retiram verrugas normais?? 5 mil reais eh mt caro p meu bolso, gostaria d esaber se ha uma outra forma de me livrar deste sinais. me ajude....simone

    ResponderExcluir
  17. 5 mil reais???Você tem milhões de nevos rubis por acaso? Desculpe-me mas procure outro profissional.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia !!

    Há 1 mês apareceram algumas pintas dessas iguais a daqui no meu peito, braço e uma na minha testa. Tenho 30 anos, porém estava tentando descobrir a diferença entre Nevos Rubis e petéquias.

    ResponderExcluir
  19. Olá eu tenho nevo rubi pelo corpo todo numa perna tá cheio eu ainda vou ao dermatologista para ver isso, mais eu gostaria de saber se é possível parar de aparecer na pele o nevo rubi ou não tem jeito?

    ResponderExcluir
  20. Vítor, petéquia não tem o relevo do angioma. A área é mais plana.
    Anônimo, o aparecimento do nevo rubi é tendência individual.

    ResponderExcluir
  21. Ola Dra.!Eu tenho duas dessas pintinhas vermelhas. Ja retirei uma, mas foi muito traumatico, a anestesia local doeu e a dermatologista retirou com pinca e tesoura. Nao foi nada agradavel. Nao queria passar por isso de novo. Fui em outra tb que adotava o mesmo procedimento. Sera que tem uma forma menos invasiva de retirar o nevo ruby? Se sim, poderia indicar?
    Obrigada desde ja,
    Julie

    ResponderExcluir
  22. Na retirada desse tipo de lesão sempre vai ter um certo incômodo. E sensibilidade é algo muito pessoal. Existem outras técnicas sim,como o laser, porém isso deve ser avaliado em conjunto com o dermatologista responsável.

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de saber se o nervus rubi é apenas superficial ou tem "raíz".

    ResponderExcluir
  24. Os angiomas são aglomerados de vasos dilatados. Alguns mais superficiais que outros.

    ResponderExcluir
  25. Tenho duas pintinhas exatamente iguais a nevo rubi, na minha família a maioria das pessoas tem, mas as minhas são no rosto e me incomodam muito na parte estética, não há algum tipo de creme ou pomada que diminua a coloração vermelha, é somente por laser? Obrigada

    ResponderExcluir
  26. Doutora, não existe alguma pomada, um creme ou um despigmentante que diminua a coloração vermelha dos nevos rubis e nevos araneus? Obrigada

    ResponderExcluir
  27. olá Dra. tem mais ou menos um ano que venho reparando que surgiram pintinhas assim nos meus braços, elas são bem pequenininhas, do tamanho de um pontinho final (.), porém como apareceram já algumas e acho estranho, gostaria de um esclarecimento melhor sobre. E também gostaria de perguntar se tem a ver com genética, porque tenho tias que tem essas pintinhas. Desde já obriga.

    ResponderExcluir
  28. Inexiste pomada que faça os nevos rubis desaparecerem.

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...