sábado, 11 de junho de 2011

Conservação e validade de cosméticos.

 
Esse é um post de utilidade pública e trata sobre a conservação e a validade os cosméticos. A minha inspiração se deu quando uma paciente minha retirou o filtro solar dela da bolsa e ele estava tão quente que a aconselhei a jogá-lo fora. A atitude está correta (em andar sempre com protetor solar na bolsa), porém a forma de conservação é que era inadequada. 

Eis algumas dicas desde o momento da aquisição de um cosmético:

1) Veja se o produto está localizado próximo a algum painel luminoso e quente e evite comprar qualquer item nessas condições. O calor pode alterar totalmente a fórmula. Cuidado portanto ao levá-lo na bolsa ou deixá-lo dentro do carro.

2) Não se renda à tentação de comprar mega embalagens. A economia pode ir por água abaixo. Reflita se você usa muito o produto para que a validade não acabe antes de terminar o frasco. Isso ocorre muito com perfumes.

3) Lave as mãos antes e depois de manipular cosméticos. O nosso dedo é nosso maior inimigo, pois contamina o produto e abrevia sua validade.Tenha sempre espátulas ou cotonetes para isso.  

4) Assim como cada uma de nós deve ter um kit próprio de manicure ou então fazer a unha em salões com autoclave* temos que ter nossos próprios pincéis de maquiagem. 

* Às vezes fico tentada a fazer uma blitz da autoclave em minha cidade. Castelos iriam ruir...


5) O rímel, em regra, não deve ser nunca compartilhado, pois pode transmitir conjuntivite. Já os lápis de olho devem ser sempre apontados de preferência uma vez por semana. E se é você quem está com conjuntivite, a sua máscara deve ir pro lixo imediatamente.

6) Verifique se existe um símbolo de pote aberto que vem em muitos produtos indicando que o seu uso deve ser feito até 6, 9, 12, 18 meses depois de aberto, por exemplo. Os cosméticos oriundos da Europa tem essa regulamentação, diferente dos EUA, onde não existem leis a respeito dessa matéria.

LINHA DO TEMPO de alguns produtos:


Base em pó: atéum ano

Delineador líquido: 4 meses.


Rímel: 3 meses (máximo 6 meses)

Lápis de olho e delineador não líquido: até 8 meses

Blush e sombra não líquida: até 3 anos, mas existe uma recomendação geral de jogá-los fora após um ano.

Esmalte: 1 a 2 anos (não estocar em ambientes muito úmidos como banheiros)

Produto para cabelos: aproximadamente 1 ano.

Filtro solar, creme para rosto e base líquida: aproximadamente 6 meses (alguns casos até um ano em especial se a embalagem tiver um maior isolamento do ar).

Batom e gloss: 1 ano, em média.

Produtos sem conservantes (orgânicos): média de 6 meses;

Perfume: até 3 anos após aberto.

Xampu, condicionador: 2 a 3 anos. 



Creme de barbear: 2 anos.

Cuidado se entrar água em qualquer um desses produtos, pois esses prazos encurtam bem mais. Dessa forma, alteração de cor, odor e consistência são os sinais de alerta para você jogar fora qualquer produto. 


E PARA FINALIZAR, MEU PRESENTE PARA VOCÊS:

A CALCULADORA DA VALIDADE DE COSMÉTICOS: pegue o código de barra ou número de impressão perto dele ou na extremidade do cosmético e descubra a real validade de seu cosmético. Basta estar catalogado na listinha do site:
http://cosmeticswizard.net/

9 comentários:

  1. eu amei falei sobre validades em batons no meu blog
    Confere

    ResponderExcluir
  2. Martika,

    Deixe o link do seu post.

    Bjos

    Daniella

    ResponderExcluir
  3. Guga Fernandes-Mídias Sociais14 de junho de 2011 às 13:42

    Temos novidades no blog,dé uma visitinha lá.
    Beijos.
    Guga Fernandes
    www.meuestilogugafernandes.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sabes o que me deixa "nervoso"? hauahau Esta moda de misturar o shampoo Johnson's Baby, guardar por meses essa mistura e ainda usar para lavar os cílios. Quando um produto é formulado é costuma-se colocar a quantidade necessária de conservantes nele para que o seu uso seja seguro, nem mais nem menos. Agora imaginem diluir o shampoo com água (ainda por cima da torneira) e guardar essa mistura por meses... Claro que os conservantes da fórmula irão ficar diluídos. Cosmético tem pH perto de neutro, tem água e muitas vezes até nutrientes como aminoácidos. É tudo o que bactérias e fungos querem para ser feliz! hehe

    ResponderExcluir
  5. Pois é Pedro...existe um costume de colocar água em xampu e isso pode ser extremamente nocivo. Muitas pessoas não conseguem entender isso, espero que o meu post ajude na disseminação dessa idéia...

    ResponderExcluir
  6. Amei seu post... vou postar sobre a validade das maquiagens no meu blog! Muito boa mesmo.. um beijo.

    ResponderExcluir
  7. O banheiro da minha casa é do lado do sol e esquenta muito a tarde, os shampoos, sabonetes e demais produtos esquentam muito, fico preocupada, sera que esse calor não prejudica os produtos?
    Principalmente os que eu uso no rosto(sabonete)?

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...