segunda-feira, 6 de julho de 2009

Acne: informações gerais


  • O que é acne?
A acne pode ocorrer em qualquer lugar do corpo, exceto nas superfícies palmo plantares. Isso porque é uma doença das glândulas sebáceas (produtoras de sebo) , logo os lugares onde há mais concentração das mesmas (como rosto, pescoço, v do decote e costas) são em geral os mais afetados. Mas ter a glândula não é suficiente para ter esse problema, sendo a herança genética fator determinante para isso. Outros fatores dignos de nota são os desequilíbrios hormonais, alguns remédios e vitaminas.
  • Quem é mais afetado?
Adolescentes, mas existe também a chamada acne adulta afetando indivíduos na faixa dos 30, 40 anos.
  • A alimentação influencia?
Antigamente qualquer dermatologista que fosse questionado diria que se trata de uma bobagem. Atualmente, existem sim indícios da influência da alimentação, em especial do que chamamos alimentos de alto índice glicêmico.
  • E o estresse?
Também influencia os chamados "break outs" (surgimento abrupto de acne). O que acontece é que o cortisol produzido pelo nosso corpo em momentos estressantes aumenta a produção de sebo.

  • E o tratamento?
Ele vai ser definido a partir do grau da acne bem como se já estiver surgindo algum tipo de cicatriz. Para isso um dermatologista será o seu maior aliado. Desde medicações tópicas até orais podem ser necessárias. O laser pode ser outro aliado em casos especiais. A pele acnéica é extremamente sensível e para ressecar é muito fácil (é algo contraditório mas ocorre com certa freqüência). A forma de aplicar esses produtos deve ser exaustivamente explicada até pela ansiedade do paciente que quer ver resultados rápidos e pode exagerar na aplicação, ocasionando irritação e interrompendo o tratamento. Lembre-se que aqui o menos é mais.
  • Posso fazer limpeza de pele?
A limpeza de pele isolada não trata mas pode ser um complemento importante no tratamento.
  • E corretivos, posso usar?
Sim, principalmente em ocasiões especiais devemos caprichar nos corretivos, inclusive existem hoje vários corretivos secativos com esse intuito.

Obs.: Cameron Diaz em seu dias de "break outs" e em seus dias de pele de pêssego.

3 comentários:

  1. Oi!
    Acabei de "te" achar e estou adorando seu blog. Agradeço pelas varias dicas.
    Lendo seu post sobre acne gostaria da sua opinião sobre laser e preenchimento das cicatrizes. Aproveito pra desejar boa sorte no retorno pro Rio Grande... he terrinha...
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Olá!Obrigada pela presença.
    Cicatriz de acne é um assunto bem complexo. Em linhas gerais, existem diversos tipos de cicatrizes e de técnicas que tratam melhor mais um tipo em detrimento de outro. Logo, pode ser que um determinado tratamento seja melhor para uma pessoa do que para outra. Particularmente, acho que o laser traz muitos benefícios quando bem indicado. Lembrando ainda que a resposta pode variar e é individual. Outro aspecto é que quando estiver fazendo o tratamento tem que se alimentar bem, nada de dietas restritivas, pois a resposta depende de formação do colágeno que pode ocorrer até 6 meses depois do tratamento.Confesso que preenchimento não me entusiasma muito, mas existem algumas cicatrizes que apresentam um grande ganho com isso.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. A propósito, eu me mudei para o Nordeste e não para o sul. Embora a metade da minha família more por lá.
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...