A cada revista feminina que compramos somos bombardeados por um grande número de anúncios de cosméticos prometendo mundos e fundos. Mas o que realmente deve ser levado à sério?
Em geral, podemos observar que os estudos, nos quais se baseiam esses anúncios, aparecem como letras diminutas em algum canto da página ao lado da modelo maravilhosa ou da embalagem estilosa. Após encontrar essas letrinhas, leia e veja se o estudo em questão tem algum dos seguintes enunciados:
a)Autoavaliações: as mulheres candidatas recebem instruções de como utilizar o produto e ao término do período (em geral curto) respondem um questionário. É um método muito furado, pois além de ser subjetivo (avaliação pessoal), algumas mulheres tendem a responder positivamente até para serem novamente convocadas. Muito lógico, não?Inclusive tem empresa que distribui amostrinhas irresistíveis a cada participante.
b) Teste in vitro: teste feito em laboratório. Um bom indicativo de que o produto funciona. Mas nem tudo que é reproduzido in vitro é reproduzível in vivo, ou seja em pessoas reais. Ainda assim os testes laboratoriais se sobrepõem em importância aos testes subjetivos.
c) Avaliação feita por dermatologistas: método subjetivo também e em razão do tal conflito de interesses essa avaliação pode ser um tanto prejudicada.
Portanto, os testes mais sérios são aqueles desenvolvidos por entidades universitárias e em geral são voltados para a análise das substâncias (os chamados princípios ativos) com uma amostra significativa de pacientes sistematizados de forma ao médico não saber o que o paciente está usando e nem o paciente. Em geral, o controle é feito com biópsias que comprovam o que de fato acontece, mas isso requer muito tempo e trabalho. O grande problema é que a indústria cosmética está sempre ávida por lançamentos e não tem tempo a perder.
Obs1.:Exemplos de ativos já amplamente estudados: ácido retinóico, vitamina C, ácido salicílico, ácido glicólico.
Obs2.: Para ilustrar o post, um anúncio bem antigo isento das letrinhas e asteriscos. Adoro ver essas propagandas antigas...
Em geral, podemos observar que os estudos, nos quais se baseiam esses anúncios, aparecem como letras diminutas em algum canto da página ao lado da modelo maravilhosa ou da embalagem estilosa. Após encontrar essas letrinhas, leia e veja se o estudo em questão tem algum dos seguintes enunciados:
a)Autoavaliações: as mulheres candidatas recebem instruções de como utilizar o produto e ao término do período (em geral curto) respondem um questionário. É um método muito furado, pois além de ser subjetivo (avaliação pessoal), algumas mulheres tendem a responder positivamente até para serem novamente convocadas. Muito lógico, não?Inclusive tem empresa que distribui amostrinhas irresistíveis a cada participante.
b) Teste in vitro: teste feito em laboratório. Um bom indicativo de que o produto funciona. Mas nem tudo que é reproduzido in vitro é reproduzível in vivo, ou seja em pessoas reais. Ainda assim os testes laboratoriais se sobrepõem em importância aos testes subjetivos.
c) Avaliação feita por dermatologistas: método subjetivo também e em razão do tal conflito de interesses essa avaliação pode ser um tanto prejudicada.
Portanto, os testes mais sérios são aqueles desenvolvidos por entidades universitárias e em geral são voltados para a análise das substâncias (os chamados princípios ativos) com uma amostra significativa de pacientes sistematizados de forma ao médico não saber o que o paciente está usando e nem o paciente. Em geral, o controle é feito com biópsias que comprovam o que de fato acontece, mas isso requer muito tempo e trabalho. O grande problema é que a indústria cosmética está sempre ávida por lançamentos e não tem tempo a perder.
Obs1.:Exemplos de ativos já amplamente estudados: ácido retinóico, vitamina C, ácido salicílico, ácido glicólico.
Obs2.: Para ilustrar o post, um anúncio bem antigo isento das letrinhas e asteriscos. Adoro ver essas propagandas antigas...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...