quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Protex: por quê?


Esse post é um repúdio ao uso indiscriminado de Protex, em especial pelas crianças.

A idéia de utlizar esse sabonete de maneira preventiva quando não existe nenhuma condição clínica que o justifique é um verdadeiro risco à saúde.

Esse produto contém um antibacteriano (triclosan) cujo uso prolongado induz uma bagunça na nossa "fauna" microbiana e pode causar danos: desde um simples ressecamento até irritação e criação de bactérias resistentes.

Para mim uma aplicação útil do Protex seria nos consultórios da área de saúde só para lavagem de mãos. Outra indicação seria no uso coadjuvante no tratamento de infecções de pele por um período determinado de tempo. O problema é que atualmente as pessoas o utilizam para tudo e pior: de maneira contínua.

Vou transcrever um trecho de uma pesquisa alarmante (e ela já é antiga):

Os pesquisadores da Tufts University Medical School em Boston, em um artigo da revista Nature (Aug 6 1998). demonstraram que o triclosan, um dos principais ativos usados em sabonetes bactericidas (vide estrutura), contribui para o crescimento do colônias resistentes. Seus resultados mostram que triclosan tem um sítio de ação definido e que bactérias mutantes podem aparecer. triclosan
Isto auxilia no surgimento de bactérias imunes aos antibióticos terapêuticos. "People think they are sterilizing the world by using these products and, in fact, they are potentially changing it,” disse Dr. Stuart Levy, um dos autores. “They really are over-the-counter antibiotics.”
Existem evidências fortes de que a população mundial vem usando esse tipo de produto desnecessariamente. Os órgãos de saúde já vêm alertando sobre o problema há muito tempo.


É por essa razão que tenho calafrios quando algum paciente chega para mim usando há tempos esse sabonete, especialmente o em barra, uma verdadeira cultura de bactérias.

Dessa forma, resolvi fazer esse post de maneira a servir de alerta a todos.

16 comentários:

  1. Oi Dani,
    me deu até um calafrio agora, há tempos uso esse sabonete, nem disconfiando do perigo!! acho que pelo nome protex, sensação de protegido...
    vou parar hoje!
    Valeu pela dica!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Excelente post! :) Mas quero ver tu conseguires convencer as "germofóbicas"* de que esses produtos devem ser evitados no dia a dia hehe

    * Sim, coloquei a palavra no feminino justamente porque noto que são as mulheres que costumam optar por esses produtos com ingredientes antibacterianos. :P

    Mudando de assunto, ainda estás gostando do protetor da NIA24?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Fiz o post com o objetivo de esclarecer, não sei se vou convencer. Mas fica registrada aqui minha intenção. Espero mudar os hábitos de algumas pessoas. Mas Pedro, conheço alguns germófobos também. Acho que esse comportamento de excesso de limpeza é algo muito presente na nossa realidade. Além disso, as propagandas influenciam demais e,claro, o marketing implícito no nome.

    Confesso que me assusto com muitas mães que impedem totalmente o contato dos filhos com certas "sujeiras". Afinal, excesso de limpeza dá doença. Já tive um caso de micose de unha em uma criança e isso é raro nessa faixa etária. A explicação era o excesso da lavagem de mãos. O garoto foi educado para ser dessa forma. Entretanto, faz parte do fortalecimento imunológico ser exposto de vez em quando ao ambiente que nos cerca. Do contrário, depois sofreremos as conseqüências.

    Quanto ao NIA 24 até agora está suprindo minhas necessidades. Não deu acne em mim (graças a Deus!)Mas ultimamente observo que minha pele fica discretamente vermelha na hora que coloco e depois se normaliza. Tem pessoas que a niacinamida dá esse efeito, por isso continuo usando tranqüilamente. Estou alternando com o da ADA TINA e por isso ainda não acabei com ele.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, eu usava quando era crianca.. vovoh me obrigava...
    hje em dia nao uso pq nao gosto da essencia dele e prefiro uns mais luxuosos hehehehe
    bom saber que nao cometo mais um erro...

    ResponderExcluir
  5. Jojo, obrigada pelo comentário.

    Eu pensei que já tinha favoritado. Ando meio aérea mesmo. Lapso corrigido.:)

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Dani
    Foi ótimo ler este post, uso ou melhor a partir de agora usava todos os dias e isso se deu por anos. Será que parando agora a pele aos poucos voltará ao normal?
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Janne: com certeza. O desequilíbrio será corrigido.

    ResponderExcluir
  8. Querida, super importante esse POST!!! Eu só uso PROTEX e estou tendo um probleminha que tem bastante fundamento... Obrigadooo!

    ResponderExcluir
  9. Oi Dani
    Muito esclarecedor MESMO esse post. Contudo, não é somente o protex que leva o triclosan na formulação. Há uma grande variedade de desodorantes, perfumes e inclusive, cremes dentais que levam o triclosan na formulação. Achei muito interessante mesmo o post, porque como também trabalho com a área da saúde vejo bastante sobre resistência bacteriana e nunca tinha me atentado a isso. Muito interessante também o seu comentário sobre a necessidade de exposição a sujeira pra adquirir imunidade e sobre germófobos. A quantidade de pessoas que tem mania de limpeza que existe atualmente chega a dar calafrios, porque muito mais do que gerar problemas na saúde física, também gera problemas na saúde mental e no convívio social e familiar acarretando em diversos problemas, inclusive mágoas. Parabéns pelo post! Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Ana:espero que seu problema seja solucionado logo.

    Bruna:assino embaixo o que você disse. O pior é que existe um germófobo pelo menos para cada família ou círculo de amizade.

    ResponderExcluir
  11. juro por deus que não sabia disso! eu pensei que era bom usar ele..
    compro[comprava]muitoo aqui pra casa..

    ResponderExcluir
  12. uso protex faz uns 03 anos e agora me deu uma tremenda irritação na pele e ressecamento e minha pele esta toda escamada,fui no dermato e ele disse que é do protex,pô achei que estava fazendo um bem p/minha família,mas não que perigo.

    ResponderExcluir
  13. Ana, o pior é que cada vez mais estão lançando no mercado outros similares. Acho criminoso como vendem esse tipo de produto, mostrando que ele protege as crianças e a família. Apesar da minha campanha, tem muito paciente que me olha desconfiado quando falo a respeito do assunto.

    ResponderExcluir
  14. aqui em casa só usamos sabonete protex, vou te explicar o porque: tanto eu como meus filhos temos problemas de odor das axilas e esse sabonete ajuda, quando usamos outro o negocio fica critico, mais ele só é usado uma vez ao dia.

    ResponderExcluir
  15. A questão é que tratar o odor axilar com Protex não é o mais indicado, pois existem outras possibilidades, mas é difícil avaliar de longe.

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...