domingo, 27 de fevereiro de 2011

ABC da Psoríase

Cameron
Le Ann
CariDee
O que é psoríase?

É uma doença crônica auto-imune, não contagiosa que possui graus variados de acometimento cutâneo. Existem pacientes com pequenas lesões e outros com lesões extensas que às vezes podem acometer o corpo inteiro. Ainda existem casos de psoríase de acometimento exclusivo das unhas e que às vezes são tratados como micose antes de se chegar ao diagnóstico real.

O que causa psoríase?Ela é contagiosa?

Genética e um gatilho externo (como trauma, estresse, separação, morte de uma pessoa querida). A psoríase não é contagiosa.

A psoríase causa artrite?

Alguns casos de psoríase estão associados a doença articular. Portanto, o dermatologista deve investigar assim que houver algum tipo de suspeita nesse sentido. Isso é fundamental para a escolha do tratamento.

Existe cura?

Não, existe controle.

Um psicólogo pode ser útil?

Acho imprescindível acompanhamento psicológico em muitas doenças dermatológicas, incluindo a psoríase. Na minha concepção, isso é parte do tratamento e não deve ser esquecido.

Qual o tratamento da psoríase e quais são os cuidados básicos?

Existem inúmeros tratamentos que podem ser associados. Muitos dermatologistas gostam de fazer um rodízio terapêutico. Em comum, sempre se deve hidratar bem a pele. Os banhos de sol podem ser úteis na maioria dos casos. Alguns tratamentos interessantes: metotrexate, acitretin, biológicos, derivados do coaltar, fototerapia. Para os casos acompanhados de coceira um anti-histamínico pode ser fundamental.

O corticóide pode ser usado?

De preferência não, devido ao efeito rebote. Porém muitos pacientes já chegam fazendo uso do mesmo e para piorar no nosso país não existem produtos cosmeticamente agradáveis contendo coaltar.

E em relação a alimentação?

Uma alimentação saudável é fundamental. Até porque existe uma associação da doença com diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade. A dieta livre de glúten pode ajudar apenas uma pequena parcela dos pacientes, mas o assunto é muito contraverso. A ingestão de bebida alcóolica também não é recomendada.


Resolvi ilustrar o post com 3 celebridades americanas portadoras de psoríase:

1)CariDee: vencedora do ciclo 7 do American´s next top model;

2)Le Ann Rimes: cantora country

3)Cameron Diaz

Sugestões de sites:

http://www.psoriasis.org

http://www.psoriasisblog.org

Um comentário:

  1. Oi Dani, que post legal! as pessoas precisam mesmo ser conscientizadas sobre esta doença que afeta a coisa mais importante dos pacientes: sua auto-estima, né? parabéns bjs
    Carmen

    ResponderExcluir

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...