segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Manekinekos: a lenda

São esses os gatinhos que vemos frequentemente em estabelecimentos comerciais. Resolvi fazer um post a respeito deles, visto que sua história é um tanto curiosa. Primeiramente, vamos ao significado de alguns detalhes dessas pequenas estátuas:
-gato de cor dourada:atrai riquezas
-cor negra:significa boa saúde
-branco malhado:sucesso empresarial e felicidade pessoal
-pata esquerda levantada: atrai riqueza
-pata direita levantada: atrai amor
Existem 3 lendas no Japão, mas só vou transcrever a que eu acho mais bela (e a mais comum):
No final do período Edo (século XIX), existiu uma velha mulher que vivia em Imado, Tóquio. Ela tinha um gato de estimação que morava com ela. Ela se encontrava em más condições financeiras e não conseguia achar um meio de ganhar dinheiro. Certa vez, sua situação se tornou tão crítica, que ela não mais podia criar e alimentar seu gato. Então ela disse ao gato: "Eu sinto muito, mas eu terei que abandoná-lo pois não tenho mais como criá-lo nesta situação de pobreza".
Naquela noite, a mulher sonhou com o gato. No sonho ele falou: "Por favor, faça uma imagem minha em barro. Com certeza, isso trará boa sorte a você". No outro dia, ao fazer uma estátua de barro de acordo com seu sonho, surgiu uma pessoa que queria comprá-la. Quanto mais a mulher fazia as estátuas, mais pessoas surgiam para comprá-las. Com isso, ela conseguiu ganhar dinheiro e melhorar de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...