sábado, 31 de outubro de 2009

Verdades sobre depilação a laser


Hoje acordei com muita vontade de escrever esse post-desabafo, explicando tudo sobre laser e depilação. Até porque sou constantemente abordada a respeito e muitos pacientes ficam confusos com as propagandas e os lançamentos de novos lasers de depilação a todo momento.
Acho que a informação correta, livre de conflitos de interesse, é a saída para um tratamento mais consciente e, com certeza, tanto o paciente como seu dermatologista sairão satisfeitos. Por esse motivo, fiz um quizz sobre o tema. Espero que gostem. Afinal, os pêlos indesejáveis podem ser o pesadelo de muitos homens e mulheres. O laser surgiu como uma excelente opção para dar fim a esse sofrimento de sermos escravos das pinças e das ceras, livrando-nos dos inconvenientes pêlos encravados
.

Esse tratamento dói?

O laser causa mínimo desconforto e nem se compara às ceras com o adicional de proteger a pele, pois através de um sistema de resfriamento, protege e atenua consideravelmente a dor.

Só deixo aqui um alerta para propagandas exageradas de depilação a laser sem dor. O incômodo existe sim em qualquer uma das tecnologias do mercado, o que varia mesmo é o grau de sensibilidade individual, somado a artifícios mais eficazes de certas tecnologias. Existe muito exagero da imprensa. Lembrem-se que primeiro havia a história de depilação definitiva para TODOS, hoje isso caiu por terra. Nos Estados Unidos já não se fala mais nisso. Agora, máquinas que não causam NENHUMA DOR? Give me a break!:).

Os indivíduos de pele mais branca, em geral, sentem menos incômodo, pois o foco do laser é o pigmento, a melanina. Quanto mais a pessoa for clarinha menos a pele atrairá o laser, sendo atraído pela cor escura do pêlo. E quanto maior o contraste (pêlo grosso e escuro e pele clara), mais eficaz será o tratamento, com um menor número de sessões e com mínimo desconforto. A boa notícia é que hoje temos artifícios eficazes para controlar o incômodo local. O grande inconveniente é que, em geral, precisamos de um pouco mais de sessões para concluir o tratamento em peles mais morenas.

  • Quem pode fazer?

Indicados para todos os tipos de pele e para qualquer parte do corpo, tanto para homens como mulheres.

  • Quem não pode fazer?

Grávidas e pessoas com algum problema de pele. Por isso, é indispensável a avaliação prévia do dermatologista.

  • Quais as principais indicações?
Para homens que apresentam pêlos inestéticos nas orelhas e pêlos encravados na barba - conhecido como Foliculite da Barba e, claro, para mulheres para obtenção de uma pele lisa e livre dos pêlos indesejados, que em alguns casos podem encravar também.
  • Qual o número de sessões?

Isso depende da cor da pele e da cor e da espessura dos pêlos.

  • Quais as limitações do tratamento?

A resposta não é satisfatória para pêlos muito finos e os brancos. Nos demais casos, o grau de satisfação é notório.

  • Existem muitos aparelhos no mercado, qual devo escolher?

Primeiramente, escolha um bom dermatologista. Hoje no mercado existem inúmeros aparelhos e eu mesma já tive a oportunidade de trabalhar e ver resultados em grande parte deles. É claro que tenho os meus preferidos. Realmente o que difere é que alguns são mais rápidos e menos incomodativos.

  • A depilação é definitiva?

Em alguns casos pode ser sim e, em outros, falamos em depilação prolongada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...