A ceratose pilar é uma condição dermatológica benigna muito comum que atinge crianças e adultos. São aquelas bolinhas ásperas localizadas nos braços e às vezes nas pernas que a olho nu dão um aspecto "arrepiado"à pele. A denominação em inglês "chicken skin" deriva dessa aparência e pode ser confundida com acne. Tem como causa o acúmulo de queratina (proteína que reveste a pele) ao redor dos pêlos.
- Quem é afetado?
- Quais as implicações de se ter ceratose pilar?
Esse "sinal" é um marcador de tendência alérgica. Muitas vezes a pessoa tem história pessoal ou familiar, mas isso não é obrigatório.
- O que fazer então?
A dobradinha esfoliação e hidratação são os carros-chefes do tratamento. Outro detalhe é a proteção solar, muito importante também. Quando há algum tipo de irritação pode-se aplicar cremes anti-inflamatórios no local. Peelings podem ser feitos no local para acelerar a resposta. Para elaboração de um bom plano de tratamento é fundamental uma avaliação dermatológica do grau do problema (existem casos leves, moderados e graves).
- Existe cura?
A ceratose pilar é uma condição CRÔNICA e pode melhorar com a idade. A baixa umidade no ar pode acentuar o problema. Recentemente, houve alguns relatos de sucesso com mudanças na dieta que deve ter produtos integrais e ser livre de açúcares.
Medão!
ResponderExcluir