sexta-feira, 12 de junho de 2009

Misturebas caseiras

A idéia desse post me traz lembranças de muitas situações da minha infância como pôr limão e leite no cabelo e ir pro sol para dourar o cabelo, pôr rodelinhas de pepino nos olhos para combater olheiras entre outras misturebas.
  • Mas o que há de verdade e mentira nas misturinhas caseiras para pele e cabelos?
  1. Os extratos vegetais são matérias primas de muitos produtos para pele e cabelos. É fato que nos produtos industrializados eles são extraídos e purificados, sendo exaustivamente testados para que haja mínimo risco de alergia e por isso são considerados mais SEGUROS em relação as receitas caseiras que não passam por nenhum controle de qualidade.
  2. Algumas plantas se não processadas (como a babosa) podem levar a uma bela queimadura ao serem aplicadas diretamente na pele.
  3. Para atravessar a barreira cutânea é necessário que haja um veículo que ajude na absorção adequada e penetração do ativo na pele. Portanto essas receitas agem mais superficialmente e tem menor eficácia;
  4. A pureza dos óleos vegetais extraídos pela indústria influenciam na eficácia da hidratação, coisa impossível de ser feita em casa;
  5. Receita é matemática e se a pessoa exagerar em um ingrediente o produto final pode gerar problemas;
  6. Muita gente reclama do cheiro e da textura dessas misturas;
  7. Conheço dermatologistas, cabeleireiros e esteticistas que adoram passar para seus clientes essas tais receitas. Ainda não conheci um farmacêutico que fizesse essas sugestões. Talvez aí eu desse um maior crédito a essas receitas;
  8. A vitamina C para ser absorvida pela pele não é algo tão fácil assim tanto que as melhores fórmulas são oriundas de patentes caríssimas. A vitamina C oral é diferente da tópica.
  9. O ácido acetilsalicílico contido em muitos antigripais e também conhecido como aspirina é outro elemento muito sugerido para tratar acne. O problema é que não existe como se equiparar a concentração dos comprimidos a do concentrado de uso tópico a não ser que você seja um farmacêutico. E alérgicos a aspirina nem passem perto disso. Dica para você que quer um produto para acne OTC (ou seja, que não esteja vinculado a prescrição médica): existe toda linha da CLEAN & CLEAR com concentrações de salicílico bem suaves para resolver problemas leves. Se ainda assim não resolver o mais aconselhável é ir a um dermatologista.
Dessa forma, pessoalmente não aconselho usar essas receitas por não existirem estudos que comprovem seus reais efeitos. Se houver algum problema o paciente estará totalmente respaldado para reclamar e o médico sem o mínimo de razão para contestar alguma coisa. Mas para aqueles que não conseguem resistir às misturinhas algumas advertências:
  • Evite receitas para a pele contendo frutas cítricas como o limão. E combinar sol com algum produto de origem vegetal nem pensar!Você corre o risco de manchas e queimaduras.
  • Algumas receitas de esfoliante caseiro podem ser úteis se o objetivo for só remover células mortas, mas evite fórmulas contendo sal pois altera o pH da pele;
  • Não tente clarear manchas e nem tratar acne com receitas caseiras;
  • As rodelas de pepino dão sensação de refrescância e por serem geladas agem no componente vascular das olheiras. Só que isso pode ser obtido da mesma forma com compressas de água gelada na região (aquelas máscaras contendo gel podem ser bem empregadas aqui) e sem gastar um pepino.
  • Evite receitas com um grande número de ingredientes, pode ser que haja algum tipo de incompatibilidade ente eles, causando um verdadeiro estrago. E nada de guardar receita e reaproveitar depois.
Obs.: Meus dois últimos posts foram baseados em sugestões feitas por duas leitoras. Dessa forma, deixo aqui meu registro de agradecimento às duas e sintam-se à vontade de sugerir pautas, ok?Ah e isso se estende a todos, inclusive os meus leitores de Portugal e do Japão.:) Um abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por motivos de segurança pedimos a gentileza de confirmar as letras...